sexta-feira, 24 de junho de 2016

FIM DE SEMANA GRATUITO

Aero-disco, Aulão de Dança, Festejos Juninos e Maracatu

Programação é gratuita e conta com atrações para crianças e adultos

A programação do fim de semana chega com novidade no Mercado da Aerolândia! Neste sábado (25/6), às 19 horas, o equipamento cultural recebe a primeira edição do Aero-disco. O evento promete fazer uma viagem pelas décadas em que o vinil dominou as pistas de dança. Na seleção musical estará o DJ Silvio Naftalina “Self Service de Vinil”, colocando à disposição do público o seu acervo de discos, para que todos possam ajudar na escolha da playlist, relembrando como as antigas Jukebox funcionavam.

No repertório terá MPB, jovem guarda, rock, pop, música, nacional e internacional. Além disso, alguns expositores colocarão à venda algumas raridades em vinis. O público também é convidado a levar seu acervo para venda e troca.

Já no domingo (26/6), às 17h30min, chega o momento de aprender um novo ritmo com mais um Aulão de Dança no Mercado. Nesta edição, o mote será a cultura do Nordeste que se vive no corpo. A aula será ministrada pela OMI Cia. de Dança

Baila Comigo e Forró no Mercado movimentam Mercado dos Pinhões

Sempre na última sexta-feira do mês, oMercado dos Pinhões convida o público para dançar ao som das melhores canções com o Baila Comigo. Neste sexta (24/6) não será diferente. A partir das 20 horas, Os Moscas comandarão o agito. Se a timidez impedir de arriscar alguns passos, os bailarinos da Induo Cia. de Dança estarão a postos para ajudar.

Fechando a programação do fim de semana, no domingo (26/6), é a vez do Forró no Mercado embalar a cidade com o tradicional pé de serra. Às 17 horas, a banda Oliveira do Nordeste sobe ao palco.

Festivais Juninos seguem com apresentações nos bairros da cidade

Junho chegou e com ele quadrilheiros e apaixonados pelas festas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio já entraram no embalo de um dos movimentos mais ricos de nossa cultura popular, osFestejos Juninos. Acompanhando esse ritmo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, selecionou, via Edital, grupos de quadrilhas e festivais juninos que tomarão conta da cidade durante o período.

A partir da sexta-feira (24/6), seguindo até domingo (26/6), a festa fica por conta doXIV Festival Quadras Anexas ao Ginásio Paulo Sarasate (Dionísio Torres), do XII Festival de Quadrilhas AMAM (Bairro de Fátima), do XV Festival de Quadrilhas Flor da Bela (Sapiranga), do 24º Festival de Quadrilha Junina do Bom Jardim (Bom Jardim), do IX Festival de Quadrilhas do Jardim América (Jardim América), do 22ºFestival Arraiá do Paulão (Parquelândia) e do 24º Festival de Quadrilhas de Messejanaonfira programação completa ao final do texto.

Dia 25 é Dia de Maracatu realiza cortejo na Avenida Beira Mar

Neste sábado (25/6), às 18 horas, toda a cultura e beleza do projeto Dia 25 é Dia de Maracatu  Avenida Beira Mar, nas proximidades da feirinha, com a apresentação do Maracatu Vozes da África. A celebração, realizada todo dia 25 de cada mês, leva maracatus a diversos pontos da cidade.

Além do cortejo, o público que for conferir a apresentação irá assistir a coroação da rainha. A programação também contará com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzirá o evento.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público

As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (25/6),Jordão Luz e Egídio de Oliveira. Já no domingo (26/6), a música ficará por conta do Macaúba e Tarcísio Sardinha.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (26/6), a atração será uma Contação de Histórias com Marcos Melo

“Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski” seguem em cartaz

As artes plásticas também estão contempladas na programação do fim de semana com as exposições “Firmezas – Resistência Poética  “O Sertão Alegre de Babinski

“Firmezas - Resistência Poética” apresenta a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza e fica disponível para visitações até o próximo domingo (26/6), de das 9 às 18 horas e aos sábados de 9 às 17 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço

A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e consiste no resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual.

Já no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue em cartaz a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”.A mostra é composta 50 obras contemporâneas, entre gravuras e pinturas, do artista Maciej Babinski, polonês de nascimento e cearense de coração.

Com a curadoria de Dodora Guimarães, a exposição comemora os 85 anos do artista, 25 destes no sertão cearense. A mostra fica em cartaz de terça a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 21 horas, até o dia 31 de julho.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas aoWorkshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 23/6, os temas serão “O Yoga dos SonhosO Equilíbrio dos Centros”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Nenhum comentário: