domingo, 2 de junho de 2024

Cláudio Ivo, multiartista, completa 35 anos de carreira

Com realizações de diversas atividades artísticas ele estreia do espetáculo “Maria Severina Brasileira da Silva"
 
Em 35 anos de carreira, o Cláudio Ivo tem se destacado em atividades culturais no Estado do Ceará e no cenário nacional como foi o espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém”, o projeto ficou décadas em cartaz e circulou em festivais nacionais e internacionais.
O Projeto “Maria Severina Brasileira da Silva consiste no conjunto de atividades, a saber: ensaio aberto do novo espetáculo  e formações artistícas nas Escola Municipais de Fortaleza.
Sobre o artista
Cláudio Ivo é um artista brasileiro com uma trajetória vasta e diversificada nas artes cênicas. Desde 1987, ele se dedica ao teatro, buscando uma formação eclética como ator, participando de cursos que abrangem diversas áreas, desde iniciação teatral até técnicas circenses, passando pela dança e pela pantomima.
Sua paixão pelo circo o levou a aprofundar seus conhecimentos na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, onde se dedicou a diversas técnicas acrobáticas e circenses. Além disso, sua pesquisa sobre a história do circo no Brasil e os principais palhaços do país demonstra seu comprometimento em preservar e disseminar a rica tradição circense brasileira.
Ao longo dos anos, Cláudio Ivo tem se destacado não apenas como artista, mas também como educador e pesquisador. Ele ministrou uma variedade de cursos e oficinas em diferentes instituições no Brasil e no exterior, compartilhando seu conhecimento e inspirando outros artistas a explorarem o universo das artes cênicas.
Como diretor, ator e autor, Cláudio Ivo acumula uma série de realizações e reconhecimentos em sua carreira. Seus espetáculos têm sido premiados e reconhecidos tanto pelo público quanto pela crítica, destacando-se por sua originalidade, pesquisa e qualidade artística.
Além disso, seu envolvimento em projetos culturais e sua participação em festivais e eventos nacionais e internacionais evidenciam sua contribuição significativa para o cenário artístico e cultural do Brasil.
Em 2023, com parceria da Escola de Circo da Vila das Artes, o artista foi convidado para ministrar oficinas na Escola de Circo do Chapitô - Lisboa, Portugal. Experiência que durou mais de três meses.
 
Sobre o espetáculo “Maria Severina Brasileira da Silva”
O espetáculo “Maria Severina Brasileira da Silva” é um texto escrito para crianças, a partir da leitura e inspiração nas lendas africanas das bonecas Abayomis e fomentados pela lei 10639/03, que tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural nacional, o enfrentamento da discriminação e do preconceito, o desenvolvimento da cidadania e do protagonismo infanto-juvenil.
O autor percebeu a necessidade de trabalhar de forma lúdica o tema do preconceito racial, uma demanda de conhecer e ir além-mar, e apresenta a partir do texto novas culturas e novos horizontes com ‘fazeres’ semelhantes e diferentes dos nossos. A partir do olhar da infância, aborda, de forma lúdica, as dificuldades e múltiplas possibilidades que uma criança negra e circense tradicional, vive em seu cotidiano e que ela pode aprender, ensinar, receber e compartilhar. 
A história é conduzida pela narrativa de Severina que mergulha no universo da insegurança e incompreensão, e que se senti abraçada e protegida pelas lendas do povo africano, e vendo a partir delas saída para seus conflitos, o colorido do circo se misturam com os dilemas vividos pela criança durante o espetáculo.
 
Serviço
Formações e apresentações nas Escolas Municipais
 
Junho
Dia 03 - EMEIEF Alba Frota (manhã e tarde)
Dia 04- EMEIF Nossa Senhora Aparecida, espetáculo e oficina: Elementos da Palhaçaria na cena do teatro. (Manhã e tarde)
Dia 05 EMEIF Moura Brasil, espetáculo e oficina: Elementos da Palhaçaria na cena do teatro. (Manhã e tarde).
Dia 06- EMEIEF Secretário Paulo Petrlola (manhã e tarde).
 
Ensaio aberto - “Maria Severina Brasileira da Silva” – Teatro
Dia 07 – A partir das 14h no Theatro José de Alencar

Nenhum comentário: