Esse comportamento de quem sempre sabe o que tem “disponível”, se pode ou não comprar algum “bem” ou fazer algum “investimento”, são situações cotidianas e objeto de estudo de uma ciência social chamada contabilidade.
Desde quando não existiam números, quando pastores no campo usavam um montinho de pedra para controlar a quantidade do seu rebanho, já se tinha algum tipo de controle sobre patrimônio. Com o passar dos anos, veio a invenção da escrita e adoção dos números e a forma de contagem e registro do patrimônio também evoluiu.
A Contabilidade é, portanto, uma ciência que se dedica ao estudo do patrimônio. E no mundo moderno e tecnológico que vivemos, mais do que nunca o trabalho de registrar, medir avaliar, demonstrar, gerenciar, tudo que se refere a esse patrimônio é indispensável para auxiliar nas melhores decisões.
A ciência como conhecimento não paira no ar, ela repousa sempre em alguma pessoa, e a pessoa onde repousa o conhecimento para apresentar tudo o que a contabilidade pode fornecer é o profissional da contabilidade.
No Brasil, o dia desse profissional nasceu em 1926, quando Senador João Lyra Tavares, defensor do ensino contábil e da regulação dos profissionais de contabilidade, como forma de agradecimento às homenagens que recebia dos profissionais, afirmou em seu discurso: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”
Desde então se comemora a data. Celebremos a pessoa por trás da ciência, que além de seus conhecimentos dedica sua índole, ética, valores, honestidade e competência a uma das mais importantes ciências da atualidade, a contabilidade, ciência que nunca morre, enquanto houver patrimônio e relações comerciais existirá a contabilidade, e por trás dela, um profissional para registrar e demonstrar tudo. Parabéns a todos os cientistas da contabilidade.
Por: Sidenilso Filgueira dos Santos - Diretor de Comunicação FENACON
Nenhum comentário:
Postar um comentário