domingo, 30 de abril de 2023
Nordeste Solar lança campanha promocional e presenteia clientes com aparelhos de ar-condicionado
De Jovem Aprendiz à empresária, conheça Clara Oliveira
“Quando disse para minha mãe que queria seguir carreira na área de Beleza, pensamos logo nas escolas que são referência no mercado. Pesquisei e gostei mais do conteúdo do Senac. Como já conhecia a didática, por estar no Programa de Aprendizagem, escolhi o Senac”, conta Ana Clara, que começou com cursos básicos voltados para design de sobrancelhas, limpeza de pele e penteados.
A ideia de empreender “foi acontecendo”. Ela queria agregar o serviço de penteado ao de maquiagem nos atendimentos que fazia a domicílio, nos finais de semana. “Meu salário, só dava para pagar os boletos dos cursos pois, para aproveitar o desconto, eu me matriculava em mais de um. Então eu tinha que atender minhas clientes para pagar o material que era necessário nas aulas”, lembra os desafios que enfrentou para se qualificar profissionalmente, ganhar experiência e formar sua clientela.
“ O Senac foi muito importante para a minha formação e também me deu oportunidade de me qualificar, porque sem os descontos eu não teria condições de pagar tantos cursos”, ressalta. A empresária lembra ainda que o apoio da Aprendizagem Comercial. Ismael Oliveira, e de seus superiores no Boticário foram essenciais nesse processo para empreender. “Aproveitava todo o conhecimento que a sala de aula me proporcionava e colocava em prática na loja e nos meus próprios atendimentos a domicílio”, diz.
Desde então, Ana Clara não parou de investir em conhecimento – seja em produtos, técnicas ou tendências; para atender suas clientes no espaço Clara Oliveira Beauty, onde realiza procedimentos como nanoblading, despigmentação a laser e terapias em saúde dos cílios.
Saiba mais sobre os cursos de Beleza do Senac em: https://cursos.ce.senac.br/
Projeto leva formação em dramaturgia com vídeo-aulas, oficinas e intercâmbio para Juazeiro do Norte, Fortaleza e Varjota
Empresária Thaty Rabello expande operações da TR Brand em São Paulo
Banda Donaleda lembra 42 anos sem Bob Marley em show no dia 11 de maio
Bob Marley é conhecido mundialmente como o Rei do Reggae. Filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana, Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 6 de fevereiro de 1945. Mas não foi o dia de seu nascimento que ficou marcado. Pois 11 de maio se tornou uma data especial para o Reggae, para ninguém esquecer que neste dia, em 1981, morria Bob Marley. E é em homenagem ao maior ícone do Reggae que, o dia 11 de maio, a banda cearense Donaleda fará um tributo ao artista. O show será às 22h no Kingston 085, na rua José Avelino, Praia de Iracema.
A apresentação carrega uma grande expectativa, pois contará com a formação original, tendo a participação de Andread Jó, considerado o maior intérprete de Bob Marley do Brasil. O cantor foi autorizado pela família de Bob Marley a regravar suas canções. A colaboração do artista com a Donaleda traz a formação original da banda e será uma exclusividade em Fortaleza. A programação também contará com o Dj Rubinho Star.
Duas décadas de comemoração
A banda Donaleda já soma 22 anos fazendo essa comemoração. Desde 2001, quando iniciaram como cover de Bob Marley, sempre realizam este tributo anual. Além disso, a banda também está celebrando os 20 anos de seu primeiro álbum, o “Liberdade e libertação” de 2003.
"Será um show para toda a massa reggeira curtir e sair de alma lavada, pois em se tratando de Bob Marley e The Wailers, nós somos referência no cenário nacional. Quem for vai ter um show de muita qualidade, feito com muito amor e dedicação", conta Daniel Feitosa, baixista e um dos fundadores da banda.
Sobre a Banda
Ao longo de mais de duas décadas, a Donaleda se consolidou como uma das maiores referências do reggae não apenas no Ceará. O grupo já passou, por exemplo, pelos palcos de diversas cidades do Brasil e até do exterior, com destaque para o Rototom Sunsplash (Espanha), um dos maiores festivais de reggae do mundo; Ceará Music (Fortaleza); Carnaval de Rua de Recife (PE); A Noite do Cachorro Doido (Belém-PA) e Fifa Fun Fest, dividindo o palco com nomes como The Original Wailers, Stell Pulse, Honey Boy, Andrew Tosh, Cidade Negra, Natiruts, Skank, Gabriel O Pensador, o Rappa, dentre outros.
Uma das facetas da Donaleda é justamente a pluralidade do seu público. Os fãs vão do regueiro raiz até aqueles que curtem uma vertente com arranjos mais vibrantes, além de pessoas que gostam de outros estilos, como pop e rock, por exemplo. Hoje, os shows reúnem admiradores de todas as gerações, dos que começaram a seguir a banda em 2001 até os mais jovens, que ainda estão descobrindo o gênero musical e o estilo de vida do reggae.
Ficha técnica
Daniel Feitosa - baixo
Edvar Higgs - bateria
Fábio Willar - teclados e back vocals
Malakas Tosh - guitarra
SERVIÇO
Banda Donaleda – Tributo a Bob Marley: Dia 11 de maio, a partir das 22h no Kingston 085 (Rua José Avelino, 508 - Praia de Iracema, Fortaleza/CE). Ingressos antecipados à venda no site Outgo: https://outgo.com.br/tributo-
Programa do Instituto Assaí incentiva qualificação de microempreendedores
O acesso à educação deve ser um compromisso de todos e, ao longo dos anos, as organizações privadas têm se destacado com iniciativas voltadas à democratização do conhecimento, com investimentos em programas e parcerias para ampliar o acesso a recursos de aprendizagem para pessoas de todas as idades e condições sociais.
Uma dessas iniciativas é a Academia Assaí, um programa do Instituto Assaí voltados à capacitação de micro e pequenos(as) empreendedores(as) que trabalham com alimentação. O programa busca diminuir as lacunas e dificuldades de profissionais de todo o Brasil, desenvolvendo suas competências, compartilhando conhecimentos específicos do setor alimentício e proporcionando trocas e práticas que visem a melhoria dos seus negócios.
Nos seus seis anos de atuação, a Academia já alcançou mais de 3 milhões de usuários em sua plataforma, possui mais de 140 mil pessoas cadastradas e emitiu mais de 25 mil certificados.
As capacitações são realizadas no formato presencial ou online, com aulas gravadas e ao vivo. Além de novos temas nos cursos gravados. Apenas em 2022, foram realizados 17 cursos ao vivo em parceria com o SEBRAE, além do lançamento de novos cursos que ficam disponíveis na plataforma para abranger mais empreendedores(as) com mais efetividade, como: 'Vendas por encomendas', 'Boleiros e Salgadeiros', 'Restaurantes' e 'Padarias e Confeitarias'. No período, foram emitidos mais de 14 mil certificados de conclusão e um crescimento de 55% em comparação a 2021.
Prêmio valoriza empreendedores
Para garantir o sucesso desses empreendimentos que são grandes responsáveis pela circulação da economia local, o Assaí promove ainda a 6ª edição do Prêmio Academia Assaí, que tem inscrições abertas até 24 de maio. Realizado desde o ano de 2018, o programa visa, com a premiação, desenvolver e capacitar os(as) pequenos(as) empreendedores(as) e apoiá-los financeiramente para que tornem os seus negócios ainda mais estruturados e atrativos.
O Prêmio é voltado, exclusivamente, para quem possui um negócio de alimentação, formalizado ou não, como comerciantes, ambulantes e pessoas que fazem vendas por encomendas, de qualquer região do Brasil. Nesta edição conta com uma etapa regional e uma nacional, além do apoio financeiro de mais de R$ 1,3 milhão em prêmios a 2.100 micro e pequenos(as) empreendedores(as). Os(as) participantes passam por um programa de capacitação que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências para a melhor gestão dos seus empreendimentos e ainda recebem o reconhecimento dos seus negócios. As cinco edições já realizadas somam quase 70.000 empreendedores(as) inscritos(as) e 3.180 empreendedores(as) premiados(as) com mais de R$ 2,5 milhões em prêmios.
Serviço | Inscrições Prêmio Academia Assaí 2023
Data de inscrições: até 24 de maio
Onde se inscrever: https://www.premioacademiaassai.com.br/
Critérios:
- Residir no Brasil;
- Ter mais de 18 anos;
- Atuar no setor alimentício. Não é necessário ter negócio formalizado;
-Podem participar pessoas de todos os estados brasileiros.
Como funciona a inscrição:
- O primeiro passo é acessar o site da premiação
- Cadastrar-se e fazer o curso rápido e gratuito da Academia Assaí
- Para finalizar, é necessário preencher um formulário sobre você e seu negócio
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí, atualmente na 6ª edição. Mais informações:
Fortaleza está entre os destinos mais buscados para o feriado de 1º de maio pela plataforma Decolar.com
Fortaleza está mais uma vez no Top 5 entre os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros, desta vez para o feriado de 1º de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalhador. A capital cearense ocupa o 5º lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Os dados são da plataforma Decolar, levantados com base na procura por passagens aéreas no site e app da companhia.
A Secretaria do Turismo de Fortaleza estima uma ocupação hoteleira em torno de 60% para o período. “Fortaleza é um destino que vem se capacitando e se aprimorando constantemente para oferecer uma experiência cada vez mais surpreendente aos turistas. Além de nossas belas praias, temos rotas culturais e gastronômicas e muitos outros atrativos. Além disso, estamos investindo fortemente também na promoção do destino no Brasil e no exterior”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
No ranking internacional a liderança é de Lisboa, em Portugal, seguido por Buenos Aires, Nova York, Orlando e Miami.
Cimento Apodi comemora Dia Nacional da Caatinga com programação educativa para alunos em Quixeré
A data é comemorada nesta sexta, dia 28 de abril, em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908-1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.
A Cimento Apodi celebrou o Dia Nacional da Caatinga – comemorado nesta sexta-feira (28/4) – com uma programação especial e educativa para 40 alunos das escolas Menino Jesus de Praga e José Joaquim da Silva, de Quixeré/CE.
Os alunos, entre 12 e 15 anos, visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA) Ivens Dias Branco – localizado na fábrica da Cimento Apodi na cidade – com objetivo obter mais informações sobre o único bioma tipicamente brasileiro.
A orientação da atividade ficou a cargo da equipe de Meio Ambiente da fábrica, que mostrou detalhes sobre as 12 estações de conhecimento do CEA, sendo três delas direcionadas à Caatinga (Portal da Caatinga, Cantinho dos Cactos e Passarela da Fauna).
“A atividade levou conhecimento e reflexão sobre a importância do bioma Caatinga e o que pode ser feito para sua conservação - visto que é única floresta 100% brasileira e, de todos os estados em que ocorre, o Ceará é o que possui maior parte de seu território formado por essa vegetação”, explica a coordenadora de Meio Ambiente, Rosineide Matoso.
Sobre o bioma Caatinga
Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque no verão, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca), que significa “mata ou floresta branca” no tupi. No inverno, a paisagem muda de esbranquiçada para variados tons de verdes.
A área da Caatinga é de 844.453 Km² (IBGE, 2004) e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro - ou seja, seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhuma outra região do mundo. Na Caatinga existem aproximadamente 5.311 espécies de plantas e 1.063 espécies de animais catalogadas.
O bioma abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. Faz limite com outros três biomas do país, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. De todos os estados em que ocorre a Caatinga, o Ceará é o que possui maior parte do seu território formado por esse bioma.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.
Fortal celebra 30 anos com maior line-up da história em edição repleta de novidades
Festival traz maratona de shows e experiências de 20 a 23 de julho em Fortaleza
Uma grande celebração ao evento que marcou a história do axé e do entretenimento nacional! É assim que o Fortal apresenta uma edição histórica de 30 anos de um dos maiores festivais musicais do Brasil. De 20 a 23 de julho, a capital cearense vai ser o epicentro da diversão com uma maratona de experiências na megaestrutura montada na Cidade Fortal que recebe os maiores artistas do país no Corredor da Folia, Camarote Mucuripe e Palco Arena.
Para comemorar os 30 anos de folia, esta edição do Fortal contará com o maior line-up da sua história. Nomes cujas trajetórias se confundem com a do evento como Bell Marques, Claudia Leitte e Ivete Sangalo se juntarão a grandes novidades deste ano, como o Fervo da Lud, comandado pela ‘malvadona’ Ludmilla.
Corredor da FoliaO Fortal mais axé de todos os tempos começa na quinta-feira (20) com Bell Marques e Rafa e Pipo, Timbalada, Parangolé e o inédito bloco de Ludmilla. Para manter em alta a adrenalina contagiante da avenida, Claudia Leitte, Bell Marques e Nattan e Felipe Amorim comandam a festa na sexta-feira (21).
No sábado (22), o gigante Léo Santana eleva a temperatura ao lado dos ícones Bell Marques e Ivete Sangalo. Para encerrar a edição histórica, o Fortal escalou um domingo especial e recheado de axé com Bell Marques, Ivete Sangalo, Durval e convidados invadindo o corredor da folia no domingo (23).
Bloco Brahma
Remetendo à tradição dos 30 anos do Fortal, a Brahma vai presentear os foliões com uma grande novidade - o Bloco Brahma. Comandado por Durval, um dos ícones da música baiana, o Bloco Brahma vai ocupar a avenida no último dia do evento com muita cremosidade e irreverência.
Trios Independentes
Novidade especial da edição do Fortal “mais axé de todos os tempos”, os trios independentes vão saudar os foliões com artistas que deixaram sua marca na história do evento. Fazendo todo o percurso da Cidade do Fortal, os blocos vão proporcionar uma verdadeira viagem no tempo ao som de Luiz Caldas (20/03), Cheiro de Amor (21/03) e Ricardo Chaves (22/03).
PROGRAMAÇÃO - CORREDOR DA FOLIA* | |||
Quinta-feira (20) | Sexta-feira (21) | Sábado (22) | Domingo (23) |
Vumbora (Bell Marques e Rafa e Pipo) | Largadinho (Claudia Leitte) | Vem com o Gigante (Leo Santana) | Siriguella (Bell Marques) |
Bagunça (Parangolé) | Hype (Nattan e Felipe Amorim) | Siriguella (Bell Marques) | Village (Ivete Sangalo) |
Fervo da Lud (Ludmilla) | Siriguella (Bell Marques) | Village (Ivete Sangalo) | Bloco Brahma (Durval e convidados) |
PROGRAMAÇÃO - TRIOS INDEPENDENTES* | ||
Quinta-feira (20) | Sexta-feira (21) | Sábado (22) |
Luiz Caldas | Banda Cheiro de Amor | Ricardo Chaves |
*A sequência dos nomes não está relacionada à ordem de programação dos shows
Maiores hitmakers do Brasil agitam o Camarote Mucuripe
Beats assina um dos espaços mais agitados do Fortal, o Camarote Mucuripe, que este ano traz uma experiência única para os foliões durante os quatro dias de festa. A marca que surpreendeu os foliões na edição passada com um grande túnel, promete novas surpresas este ano. Com um line-up que contempla diferentes estilos musicais, os foliões do Camarote Mucuripe vão desfrutar de uma visão privilegiada do percurso dos trios no Corredor da Folia, bem como de ambientes instagramáveis, área gourmet e um completo open bar de Beats, whisky, gin, vodka, cerveja, refrigerante e água.
Para a edição histórica de 30 anos do Fortal, o Camarote do Mucuripe preparou um line-up comemorativo com a presença de grandes nomes da música, que prometem fazer a festa dos foliões com muito ritmo, emoção e alegria.
Na quinta-feira, Pedro Sampaio, Zé Vaqueiro, Gustavo Mioto e Banda Eva abrem o camarote em alto astral. Já na sexta-feira, o maior comandante do país, Xand Avião, pousa no palco, junto a sensação do novo sertanejo Ana Castela e o trapstar Matuê.
No sábado, a festa fica por conta de Wesley Safadão, Durval Lelys, Hugo e Guilherme e o DJ KVSH. Para fechar o evento, no domingo, a mistura de ritmos fica por conta do funk carioca de Dennis; o forró de João Gomes; e o axé de Rafa e Pipo.
PROGRAMAÇÃO - CAMAROTE MUCURIPE* | |||
Quinta-feira (20) | Sexta-feira (21) | Sábado (22) | Domingo (23) |
Pedro Sampaio | Xand Avião | Wesley Safadão | Dennis DJ |
Zé Vaqueiro | Ana Castela | Durval Lelys | João Gomes |
Gustavo Mioto | Matuê | Hugo Guilherme | Rafa e Pipo |
Banda Eva |
| KVSH |
|
*A sequência de apresentação dos nomes não está relacionada à ordem de programação dos shows
Grandes nomes do axé no Palco Arena
Com megaestrutura e uma experiência inesquecível, o Fortal preparou um line-up de peso com grandes nomes da música baiana que fizeram história ao longo de três décadas do evento que se consolidou como a principal vitrine do axé music fora de Salvador.
Além do corredor, os foliões também contarão com atrações nacionais e locais no Palco Arena, que vai agitar a concentração dos trios elétricos com muita animação do início ao fim da festa. O espaço vai receber nomes consagrados como Timbalada, É o Tchan, Psirico, Tuca Fernandes e muito mais!
PROGRAMAÇÃO - PALCO ARENA* | |||
Quinta-feira (20) | Sexta-feira (21) | Sábado (22) | Domingo (23) |
Timbalada | Psirico | É o Tchan | Tuca Fernandes |
Pimenta Malagueta | Karol do Axé | Verão S/A | Paulinho Calado |
Dj Justa | Dj Justa | Dj Justa | Dj Justa |
*A sequência dos nomes não está relacionada à ordem de programação dos shows
Sobre o Fortal 30 anos
O Fortal 30 anos, um dos festivais musicais mais aguardados do país, acontece na Cidade Fortal de 20 a 23 de julho. Durante os quatro dias de festa, o público pode sentir a energia inconfundível de ícones da música comandando os trios elétricos no corredor da folia. A programação inclui artistas consagrados na história do Fortal e também estreantes no circuito, que dominam as plataformas de streaming do Brasil.
Além dos shows, o evento oferece experiências exclusivas que resultam da mistura de ritmos e emoções que agitam milhões de pessoas há quase três décadas. A edição de 30 anos do evento também apresentou uma novo logo engrandecer a marca através da personalização, além de destacar a vastidão do público do festival e a representação cultural que Fortal tem para todo o país.
Os ingressos para o Fortal 30 anos já estão à venda no site Efolia e Central do Fortal (RioMar Fortaleza, piso L1, próximo a sorveteria San Paolo).
Serviço
Fortal 30 anos
Data: 20 a 23 de julho
Local: Cidade Fortal
Endereço: Av. Aldy Mentor - Bairro Manoel Dias Branco (S/N)
Pontos de venda: Site Efolia (https://www.efolia.com.br) e Central do Fortal (RioMar Fortaleza, piso L1, próximo a sorveteria San Paolo).
SHOW HISTÓRICO: Alcione faz apresentação de 50 anos de carreira neste domingo em Fortaleza
FERIADÃO: Cineteatro São Luiz apresenta neste domingo o Tributo Oficial a Mercedes Sosa, com a cantora Indiana Nomma
Com família de catadores de lixo, a história do garoto Jardson, que sonha ser goleiro
LOUVAÇÃO DE OGUM: Palácio do Zé ganha novas instalações e inaugura novo espaço com arrecadação de alimentos
Inspirado na dance music dos anos 90, Daniel Peixoto lança single "No Escuro" para as pistas de dança com Di Ferreira
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Abrigo São Lázaro e Órbita Blue promovem Feira de Adoção neste sábado
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Titãs Encontro chega a Fortaleza com formação clássica da banda
Colosso Fortaleza se destaca como referência nacional em gastronomia e bem estar com experiências premium no Brasil
Em caso de teletrabalho ou trabalho remoto, os pais que têm filhos com necessidades especiais possuem prioridade
A Consolidação das Leis de Trabalho - CLT assegura aos pais o direito de acompanhar o filho, de até seis anos de idade, uma vez por ano, em uma consulta médica. Já de acordo com o art. 75-F, da mesma CLT, pais que têm filho ou criança sob guarda judicial de até quatro anos têm prioridade em vagas para atividades que possam ser efetuadas por meio de teletrabalho ou mesmo trabalho remoto.
“Veja, não é obrigatório que a empresa possua vagas em teletrabalho, mas possuindo, é necessário que sejam preenchidas prioritariamente por empregados deficientes ou com filhos até 4 anos.” Afirma o advogado.
A psicóloga Camila Machado explica que a importância deste formato: “ Essas medidas são fundamentais para garantir a qualidade de vida das crianças com necessidades especiais e também para que os pais possam conciliar suas responsabilidades familiares com o trabalho. É dever do empregador respeitar esses direitos e oferecer um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor.”
Gustavo também explica que durante a pandemia, muitos trabalhos se tornaram de possível realização por meio de home office. “Finalmente, o teletrabalho se tornou uma opção viável para partes da relação de trabalho, a própria CLT já previa sua existência desde 2011 (art. 6º), infelizmente foi preciso acontecer uma tragédia epidemiológica para que essa forma de trabalho entrasse em voga”.
Ele diz ainda que é importante que ambas as partes estejam cientes desses direitos e dos deveres que lhes cabem, e que as partes não devem se limitar à verificação da lei quanto aos direitos e obrigações, uma vez que é bastante comum sobre o tema haver previsão em normas coletivas de cada categoria.
Casa de Cuidados: entenda o perfil e as atividades da unidade de transição
A CCC iniciou o funcionamento em junho de 2021, em meio à pandemia, para auxiliar na recuperação e na transição – do hospital para casa – de pessoas acometidas pelo coronavírus. O local passou, depois, a oferecer reabilitação humanizada e multidisciplinar a residentes no Ceará em fase de tratamento de outros diagnósticos após alta ou sob cuidados prolongados.
“É comum ligarem para o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) perguntando como fazer para transferir o paciente para a CCC e qual o valor do serviço. A transição é requisitada pela unidade hospitalar e validada por profissionais da Casa, que avaliam se aquela pessoa tem o perfil. A assistência não é paga, e sim mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a assistente administrativa Edivania Monteiro.
O complexo, com 110 leitos, possui equipes multidisciplinares compostas por médicos(as), enfermeiros(as), fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos(as), terapeuta ocupacional, nutricionistas e psicólogos(as). Os profissionais seguem um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e na reintegração social dos usuários.
Diferenças entre a CCC e os hospitais tradicionais
Uma instituição de transição oferece estrutura diferente da de uma unidade de saúde convencional. Na CCC, há espaços para que pacientes realizem exercícios físicos – objetivando o fortalecimento muscular e, por consequência, a reabilitação. A atividade é supervisionada por fisioterapeutas.
Na Casa, em algumas situações, é permitida a entrada de animais de estimação, mediante prévia autorização da equipe de saúde. A prática é proibida em hospitais comuns.
Outro diferencial do equipamento estadual são os ambientes destinados para iniciativas lúdicas e sociais, estimulando o bem-estar de pessoas internadas, cuidadores e familiares.
Tempo de internação
O tempo de permanência do paciente em uma instituição de transição varia conforme a complexidade do quadro de saúde. Na CCC, a atuação de cuidadores – profissionais ou não – é imprescindível. Semanalmente, esses trabalhadores recebem capacitações no local.
“Além disso, é realizado um treinamento de 40 horas, com entrega de certificado, sobre o manejo de quem depende de cuidados especiais”, afirma a gerente da Casa, Itala Oliveira.
Informações quanto ao posicionamento do leito, à mobilização do paciente, à manutenção de instrumentos como sonda, à higiene e à alimentação, por exemplo, são repassadas aos cuidadores.
2ª edição da Semana do Profissional de Eventos acontece até o dia 29 de abril
Cantora Leila Pinheiro realiza show gratuito na Tapera das Artes, em Aquiraz, no dia 27 de abril
A apresentação acontece às 19 horas e marca a abertura da Temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz”, que trará músicos nacionais e internacionais para espetáculos gratuitos na instituição ao longo do ano
No dia 27 de abril, às 19h, a Tapera das Artes, em Aquiraz, promove o show “A voz na música instrumental brasileira, no gesto artístico de Leila Pinheiro”, com a artista cantando os grandes sucessos do seu repertório. Também sobem ao palco o Coro Canto Livre, a Tapera Arte Ensemble e a Tapera Acadêmica, com alunos e professores da instituição. Na ocasião, também irá ocorrer o lançamento da Orquestra Popular de Repertório (OPR), formada por professores e alunos da Tapera das Artes, além dos músicos da residência artística. A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade do espaço. Os ingressos estão disponíveis por meio da plataforma Sympla - https://www.sympla.com.br.
A apresentação marca a abertura das atividades de 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que está em sua quinta edição, intitulada “No Palco & Na Vida”. Neste ano, será apresentada uma série de sete encontros temáticos, entre mestres consagrados no cenário nacional e internacional da música instrumental, professores-músicos profissionais e estudantes de música. “Iremos promover encontros formativos para habilidade técnica e questões interpretativas dos diversos gêneros da música, palestras e workshops temáticos, finalizando com concertos interativos a fim de utilizar a expertises desses grandes músicos para potencializar novos processos criativos de grupos musicais locais, além de fomentar a formação de plateia. Tudo gratuitamente”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.
Serão beneficiadas diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos. “O programa possibilita profundos toques da paisagem sonora brasileira, ao tempo em que também promove e estimula a regionalização da produção cultural e artística com a valorização dos recursos humanos e conteúdos locais”, explica o maestro Ênio Antunes, diretor artístico e pedagógico do Encontro Mestre &Aprendiz. “Nesse novo tempo do projeto, será apresentado o “Conexão Cultura Musical”, com dois momentos de grande importância para a formação de público: a Roda de Conversa e o Ensaio Aberto. Nesse sentido, iremos contribuir para a proficiência daqueles que se propõe a trabalhar a linguagem técnica musical, os instrumentos de orquestra, a banda sinfônica, o coro e outras formações. Um público será formado com afeto e atenção”, complementa o maestro Ênio Antunes.
Ao longo do ano, ainda irão se apresentar na Tapera das Artes o mestre Jaime Ernest Dias (violão), prof. dr. Alexandre Ritter (contrabaixo), prof. dr. Márcio Landi (Regência), maestro Spok (músicas e danças regionais com foco nas origens da cultura popular, arranjo e produção cultural), Paulo Braga (piano, composição, arranjo, gestão pedagógica e produção musical e cultural); maestro Moisés Inácio (regência e instrumentos de metais), maestro Marcelo Corrêa (regência e instrumentos de madeiras com o projeto “Pra Ver a Banda Tocar”), maestro Abel Rocha (regência, produção musical e artística), Davide Carbone (canto, produção musical e artística), e Nelson Ayres (piano, regência, composição e arranjo, produção musical e artística).
A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz - No Palco Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.
Saiba mais sobre Leila Pinheiro
Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Gravou seu primeiro LP em 1981 e,1985, ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, onde defendeu o samba Verde, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto, seu primeiro sucesso radiofônico. Em seus 42 anos de carreira, gravou 23 álbuns e três DVDs, interpretando o cancioneiro brasileiro clássico, apresentando novos compositores e fazendo releituras de sucessos populares de todos os gêneros.
Tapera das Artes – Uma Escola da Vida
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.