Fundação Raimundo Fagner apresenta “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra” em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna
Realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura Pronac N° 212461, Grupo Três Corações e Fundação Raimundo Fagner, o recital é uma homenagem a dois momentos de grande importância para a história do país. Acompanhe pelo canal da Fundação no YouTubeA Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner), formada por crianças e jovens atendidos pela instituição em Orós e em Fortaleza, apresenta o recital virtual “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra”, no dia 07 de setembro, às 10h, no canal da Fundação no Youtube (www.youtube.com/frfagner). Em novembro, o recital completo, com 12 peças de Heitor Villa-Lobos, será apresentado ao público no Teatro São José (17/11) e no Cuca Mondubim (25/11), em Fortaleza, e no Teatro da Ribeira (26/11), em Icó.A apresentação é uma homenagem a dois momentos de grande importância para a história do Brasil: os 200 anos da Independência do Brasil - medida conquistada por Dom Pedro I contra a Corte Portuguesa após inúmeras revoltas, como a Inconfidência Mineira e Revolta dos Alfaiates, que demonstravam a insatisfação do povo contra as medidas políticas e econômicas de Portugal - e o centenário da Semana de Arte Moderna, que foi um marco na cultura do país, voltada a explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural através da música, da pintura, poesia, dança, dentre outras expressões.
A obra de Heitor Villa-Lobos traz grande representação dessa época. A escolha pelas músicas de Villa-Lobos, um dos mais importantes e reconhecidos compositores brasileiros, foi devido a sua grande importância para o modernismo no Brasil, marcando uma cultura cheia de riquezas e diversidade folclórica.
Sob a regência dos maestros Eduardo Saboya (Fortaleza) e Nonato Vieira (Orós), o recital contará com 48 educandos integrantes da orquestra de Orós e 55 de Fortaleza com Coro, Flautas, Violões e Percussão.
RECITAL
No dia 07 de setembro, a Orquestra e Coro da Fundação Raimundo Fagner de Fortaleza abre o recital comemorando os 200 anos da Independência do Brasil, apresentando o Hino da Independência (letra de Evaristo Veiga e música de D. Pedro I). Em seguida, para homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna, que aconteceu um século depois da data magna, a FRFagner vai apresentar três peças de Heitor Villa-Lobos, sendo duas promovidas por crianças e jovens de Orós e uma pelos educandos da instituição de Fortaleza.
A orquestra de Orós vai apresentar “Melodia Sentimental”, uma serenata do músico com poema de Dora Vasconcelos. Logo depois, a canção “Que Lindos Olhos - Cirandas n°15”, que possui características do nosso folclore e das músicas regionais e indígenas. Para encerrar, a orquestra da FRFagner de Fortaleza apresenta ao público o gosto musical de Villa-Lobos por Bach, a “Bachianas Brasileiras n° 2”, conhecida como “O Trenzinho Caipira”.
O recital é resultado do projeto @aprendendocomarte da Fundação Raimundo Fagner. Tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Pronac N° 212461 e Grupo Três Corações. Para o coordenador pedagógico da FRFagner, Anderson Mendes, os projetos culturais, especialmente os alicerçados na metodologia da arte-educação, têm demonstrado o enorme poder transformador da arte nos processos de resgate social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Em 22 anos de existência, a instituição vem contribuindo para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes participantes do programa. Tudo isso somente é possível graças às parcerias estabelecidas com empresas e instituições socialmente responsáveis, a quem agradecemos o apoio e confiança”, conclui.
FRFAGNER
Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.
As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades formativas nas diversas áreas artísticas. A realização de cursos e oficinas de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas, os Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como, seus espetáculos: Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, Siará Grande, Pastoril, A Princesa e o Sapo, Sarau Imperial, e concerto com músicas ibero-americanas dos séculos XVI/XVIII.
Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).
SERVIÇO
FRFagner realiza recital virtual “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra”
Dia: 07 de setembro (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Canal da FRFagner no YouTube (www.youtube.com/frfagner)
Site da FRFagner: https://www.frfagner.org.br/ Redes sociais: @frfagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário