terça-feira, 28 de janeiro de 2020

MÚSICA CEARENSE

Quarteto instrumental Marimbanda lança novo álbum “Caminhar”

O show acontece dia 17 de fevereiro no Theatro José de Alencar, e tem entrada gratuita

O renomado quarteto instrumental Marimbanda volta a lançar um disco depois de hiato de 14 anos. O álbum “Caminhar” contém 14 faixas inéditas, 13 do mestre da bateria Luizinho Duarte e uma do pianista Thiago Almeida, “Duarteana", que homenageia o colega e principal compositor do grupo. O show de lançamento do novo álbum tem patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, ocorre no dia 17 de fevereiro, às 19h30, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e tem entrada gratuita.

“Foi uma longa caminhada, gravando aos poucos, com ajuda de amigos e um patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, até que conseguimos finalizar. Tivemos as super participações desses músicos incríveis que são Carlos Malta, Ricardo Herz e Alisson Pereira que deixaram nosso CD mais bonito e colorido”, comemora o flautista Heriberto Porto. O disco, que está disponível em formato de CD e em todas as plataformas de streaming, foi gravado "ao vivo" no Estúdio Trilha com o técnico de som Luiz Orsano.

“O repertório deste CD é a uma viagem por gêneros bem brasileiros. Entre baiões, frevos, choros, baladas e sambas, sonoridades várias e reveladoras de matizes de nossa identidade, capazes de despertar reações que vão do lúdico ao lírico", assina o produtor e jornalista Dalwton Moura no encarte do CD.


Marimbanda

A Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 20 anos de atuação combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Luizinho Duarte (composições e bateria), Heriberto Porto (flautas), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano).

O quarteto conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa - MPB Instrumental – SP, Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller - RJ, Circuito Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural do BNDES-RJ entre outros) e realizou uma elogiada turnê pela Europa (França e Bélgica). A Marimbanda atuou em importantes Festivais, como: Festival Choro e Jazz e Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE), entre vários outros. Realizou em 2017 uma turnê com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Montou o Show Universo Brasil com Carlos Malta que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro. O Projeto Epifania Kariri com a Marimbanda, Carlos Malta e os Irmãos Aniceto foi selecionado pelo Edital Rumos Itaú 2017/2018 entre mais de 15.000 propostas inscritas. O DVD do espetáculo foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera em São Paulo. Em outubro de 2019 montou e lançou o projeto A Dança do Marimbondo junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza.

O grupo gravou seu primeiro CD “Marimbanda” em 2001. Em 2005, lançou o segundo, “Tente Descobrir”.


Músicos

Luizinho Duarte, baterista, violonista e arranjador de grande experiência no cenário musical nacional. Trabalhou com Fagner, Zeca Baleiro, Maria Bethânia, Elza Soares, Leila Pinheiro e, anteriormente, Tim Maia. Dirigiu e participou, ainda, os grupos Só com Z Trio( com Luizão Maia e Luizão Paiva), Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda. Foi maestro no Projeto da Orquestra de Barro Uirapuru de Cascavel e Orquestra de Sopros de Pindoretama.

Heriberto Porto, flautista com Mestrado em flauta e música de câmara no Conservatório Real de Música de Bruxelas, onde estudou jazz e improvisação e também gravou dois CDs: “Cheiro de Choro” e “Music of Latin- America”. Foi coordenador pedagógico dos Festivais: Jazz & Blues de Guaramiranga, Música é Para Vida, Violoncelos em Folia e Música na Ibiapaba. É, ainda, professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE (flauta transversal, harmonia, improvisação e prática de conjunto) e atua, igualmente, no universo da música erudita, através do Duo Phoebus com Bruno Fragoso, do Quinteto Alberto Nepomuceno e do grupo Syntagma.

Thiago Almeida, músico profissional desde os 11 anos de idade, faz da música um exercício de libertação e busca interior, o que torna o seu toque emocionante e inconfundível. Lançou um  CD muito elogiado, com seu trio em 2015. O pianista, juntamente com o violonista Cainã Cavalcante e o seu Duo Elo, foi o vencedor do Concurso Novos Talentos do CopaFest, no Rio de Janeiro. Desde 2015 apresenta recitais em piano solo em teatros de Fortaleza. Desde 2015 apresenta recitais em piano solo em Teatros de Fortaleza. Thiago ganhou o Prêmio nacional Mimo Instrumental com o projeto Piano Solo, Adubo e Floresta e apresentação no Festival em Ouro Preto em 2017. Em 2019 estreou Logaritmos, um espetáculo solo onde toca além do piano, guitarra, bateria, flauta, contrabaixo e  escaleta. Thiago compõe regularmente para dança, cinema e teatro além de produzir e arranjar projetos de vários artistas.

Miquéias dos Santos, é professor, compositor, arranjador e baixista. É um dos baixistas mais requisitados no meio musical no Ceará. Durante a sua carreira artística acompanhou grandes artistas da música brasileira – Leny Andrade, Fagner, Waldonys, Amelinha, Margareth Menezes, Dominguinhos, Chico César, entre outros. Lecionou em vários festivais de formação musical – Festival Música na Ibiapaba, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival Centro Sul e Vale do Salgado (Iguatu). Atualmente prepara seu primeiro CD solo e um livro voltado para o estudo do contrabaixo.


Nenhum comentário: