quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Diretor e pensador teatral Eugenio Barba no Debates Incalculáveis

Diretor e pensador teatral Eugenio Barba (foto), uma das pessoas mais influentes da cena teatral contemporânea, participa do Debates Incalculáveis da Vila das Artes que nesta edição acontece no Teatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro), no dia 1º de dezembro, às 19h. No encontro, aberto ao público, Barba reflete sobre Porque Estamos Aqui? Falando dos sentidos do teatro, a partir de tradições técnicas do ponto de vista do ator e do espectador.
Antes, às 17h, (na entrada do Teatro) tem a performance Matando o Tempo, com Julia Varley, atriz do Odin Teatret e precursora do The Magdalena Project. Barba é o criador, juntamente com Nicola Savarese e Ferdinando Taviani, do conceito de antropologia teatral. Mesmo tendo nascido na Itália, exerceu praticamente toda sua carreira na Dinamarca e em outros países nórdicos, onde fundou o Odin Teatret, uma das companhias que mais influenciou a revolução do teatro europeu no final do século XX. Criou, a partir de suas viagens pela América Latina, o conceito de Terceiro Teatro. Fundou a ISTA (International School of Theatre Anthropology, em português “Escola Internacional de Antropologia Teatral”. Mais informações pelo (85) 3252-1444, www.odinteatret.dk ou viladasartesfortaleza.blogspot.com. (Foto de Fiora Bempora

Novo curso

A Vila das Artes abriu inscrições para o curso “O Processo de Criação da Imagem – do Roteiro a Finalização” até o dia 25, próxima sexta. As inscrições devem ser feitas pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes e os documentos solicitados em edital entregues, dentro do período de inscrição, na secretaria da Vila, das 9h às 20h. As aulas acontecem de 5 a 9 de dezembro e vão abordar as diferentes formas de organização para criação das imagens na ficção, no documentário e nos filmes híbridos. O curso é gratuito e será orientado por Ivo Lopes Araujo (Formado em cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos autorais estão: “Esperança, Uma Folha Que Cai” e “Sábado à Noite”. Produziu a vídeo-instalação “Livro Livre” (2006 / 2007), dirigiu o episódio “Praia do Futuro: aqui o tempo se perdeu” (Foto), ambos trabalhos coletivos da Alumbramento). Podem participar pessoas que tenham idade igual ou superior a 18 anos.

As inscrições para o curso Básico de Captação de Som se encerram nesta quinta (24). O Edital e a ficha de inscrição estão no www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Para concorrer é preciso preencher a ficha online e entregar os documentos na secretaria da Vila das Artes. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem das 18h30 às 21h40, na Vila das Artes. O Básico de Captação de Som é aberto aos interessados e as aulas acontecem de 5 da 9 de dezembro. O orientador será Marcos Rudolf. Formado pela Vila das Artes (curso de Realização em Audiovisual - 2009), foi técnico de som em diversos curtas e longas e ministrou o curso de Captação de Som Direto dentro do projeto “Educando o Olhar”. Mais informações pelo (85) 3105-1410 ou 3252-1444. Foto do curso de DocWeb.


Seminário “Arte e Pensamento: A reinvenção do Nordeste” debate temáticas da cultura nordestina


Nos dias 12,13 e 14 de novembro a 13° Mostra SESC Cariri de Culturas recebe o 3° Seminário “Arte e Pensamento: A reinvenção do Nordeste”. Nesta edição o seminário apresenta temáticas sobre fotografia, cinema, artes plásticas e visuais, além de reflexões acerca da oralidade e da religiosidade presente aos modos do Nordeste.

A abertura será 14h e conta com a presença do Presidente do Conselho Regional do SESC Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; da Diretora Regional do SESC Ceará, Regina Leitão e da Vice Diretora da Universidade Federal do Ceará (campos Juazeiro), Suely Chacon. Na ocasião será firmado um convenio entre o SESC e a UFC que tem por objetivo incentivar o fomento e o desenvolvimento da economia solidária local.

Como nas edições anteriores, o objetivo é tecer reflexões críticas a partir de produções culturais e artísticas do nordeste. As exposições acontecem na UFC, campus Juazeiro do Norte.

Como convidados do seminário Cristiana Tejo apresenta a temática “Arte Contemporânea no Nordeste” e Silvio Tendler expõe “Quatro Baianos Porretas”. Evandro Teixeira tece considerações sobre “A Fotografia na Construção da História”, e Francisca Pereira dos Santos apresenta a palestra “É preciso profanar: mauditos, bandos e coletivos na des/ordem do imaginário sagrado de Juazeiro do Norte”. No último dia de debates a conferencista Joseilda Diniz expõe sobre “Reinventar outro fazer junto aos poetas: novas práticas de pesquisa nas tradições orais” e Alberto Lins Caldas fala sobre “O poema: a experiência da Literatura”.



Edições Anteriores


Em 2009, ano de inauguração do evento, o seminário abordou temáticas como cinema, música, indústria cultural, literatura, personagens históricos como Lampião e Maria Bonita. Para 2010 o seminário trouxe a releitura crítica do cinema, da música e da literatura. Também se dedicou a pensar o teatro e o circo como tradições épicas no Nordeste.



Programação:

Dia 12
Palestra: Arte Contemporânea no Nordeste
Conferencista: Cristiana Tejo (Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco)
Seria o Nordeste do Brasil terreno impróprio para Arte Contemporânea? Esta é a pergunta de partida para as reflexões da imagem construída do Nordeste ao longo da história. O intuito da conferência é estender a discussão sobre essa imagem, ressaltada pela mídia e pelos próprios nordestinos, a partir da inclusão da internet na produção e distribuição de informações na inclusão da cultura.

Palestra: Quatro Baianos Porretas
Conferencista: Silvio Tendler (Graduado em História pela Universidade Paris VII e Mestre em Cinema e História pela École des Hautes – Sorbone)
O bate-papo acontece a partir da exposição de quatro pesquisas baianas desenvolvidas para a realização dos filmes nordestinos; Glauber – labirinto do Brasil; Castro Alves, Conversa com Milton Santos e Marighella – retrato de um guerrilheiro.

Dia 13
Palestra: É preciso profanar: mauditos, bandos e coletivos
Conferencista: Francisca Pereira dos Santos (doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
Sagrado e profano explicam como as sociedades criam e mantêm suas identidades, constituídas de discursos, idéias e pensamentos. O bate-papo acontece em torno das produções culturais, realizadas nos labirintos da cidade de Juazeiro do Norte/ CE, desde o final da década de 90.

Palestra: A Fotografia na construção da História
Conferencista: Evandro Teixeira (Fotojornalista, publicou os livros Evandro Teixeira – fotojornalismo (1982), Canudos 100 anos (2008), além de realizar exposições no Brasil e no mundo)
A palestra retrata a partir do fotojornalismo e da experiência de Evandro Teixeira, a cartografia da história da vida cultural/política brasileira e latinoamericana. Do golpe militar no Brasil e no Clhile, ao movimento das “Diretas Já” retratados em fotografias.

Dia 14
Palestra: Reinventar outro fazer junto aos poetas: novas práticas de pesquisas nas tradições orais
Conferencista: Joseilda Diniz (Doutora em Langues Vivantes, na Université de Poitiers e professora na Universidade Estadual da Paraíba – UFPB)
A invenção e ou reinvenção do Nordeste só pode ser feita através da própria voz dos que produzem e conservam essa tradição. Pensando nisso o debate acontece a partir da experiência do poeta, cantador, repentista e pesquisador das tradições orais, José Alves Sobrinho.

Palestra: O Poema: a experiência da Literatura
Conferencista: Alberto Lins Caldas (poeta e crítico cultural, editor da revista “Zona de Impacto” e professor do Curso de História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL)
Sendo o poema uma das mais sólidas maneiras de expressão nordestina, o seminário discute o gênero textual enquanto espaço ideal para o exercício do pensamento e da literatura.

Serviço:
III Seminário Arte e Pensamento: A reinvenção do Nordeste
Período: 12 a 14 de novembro
Local: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Horário: 14 horas
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário: