terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CRÔNICAS

O QUE JESUS FARIA, KAKÁ?

Ricardo Kelmer - www.ricardokelmer.net



Ele é o cara do momento. Bonito e milionário. O melhor jogador de futebol do mundo. É casado, todo certinho e religioso, o sonho romântico de milhões de garotas, o genro que toda nora quer. É o garoto-propaganda que qualquer empresa adoraria ter. É ele mesmo: Kaká.

No entanto o todo-certinho, veja só, está na mira da justiça brasileira, que deseja esclarecimentos sobre sua ligação com uma organização criminosa chamada Igreja Renascer em Cristo. A organização, fundada em 1986 e que se traveste de igreja evangélica, é aquela cujos líderes, um casal brasileiro, estão presos em Miami por contrabando de dinheiro e no Brasil são acusados de estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O casal está preso mas continua pregando pela internet e passando a sacolinha entre seus simpatizantes.

Ricardo Izecson Santos Leite, o Kaká, é muito mais que um bom fiel da Igreja Enriquecer, ops, Renascer – ele é seu divulgador mundial, o melhor que ela poderia ter, pra inveja de todas as concorrentes, inclusive a Universal do Reino de Deus. O belo exibe na camiseta por baixo do uniforme os dizeres "I belong to Jesus" (Eu pertenço a Jesus) e no pulso uma fitinha onde se lê OQJF (O que Jesus faria). Além de defender publicamente seus líderes, o craque expôs seu troféu de melhor jogador do mundo num dos templos da Renascer em São Paulo e estima-se que suas contribuições à organização passem de dois milhões de reais por ano.

Invariavelmente, após saber de tudo isso, a gente pensa: Putz, será que Kaká é tão ingênuo assim em sua fé religiosa? Ou será que tem algo mais nesse negócio todo?

Questão delicada. Será que esta palavrinha, negócio, estaria por trás de tudo? O evangélico Kaká já disse que quer ser pastor depois de deixar o futebol. E todo mundo sabe que religião é o melhor negócio do mundo pois o mercado da salvação só cresce, igreja não paga imposto e ainda conta com o melhor avalista possível: Deus. Estaria Kaká pavimentando, desde agora, seu caminho rumo aos púlpitos da Renascer? Kaká deseja se tornar sócio da igreja? Ops, mas se as acusações contra a Renascer forem comprovadas, então estaria Kaká também lavando seu dinheirinho nas renascentes águas do rio Jordão?

Uhmmm... Isso não combina nadinha com um moço certinho. A não ser que Kaká seja o próprio sepulcro caiado de Mateus 23,27. Não, não. Deve ser tudo ingenuidade mesmo. Kaká realmente crê que os líderes da organização são inocentes de todas as acusações e que suas doações são usadas pra cuidar de belos projetos sociais e não pra engordar a conta bancária de seus líderes. E eu aqui desconfiando do Kaká, que coisa feia...

E esse negócio de querer ser pastor, heim? Putz... Se jogando futebol, Kaká já hipnotiza o mundo, imagine pregando a palavra de Deus. Eu, só de imaginar, já estou quase convertido. Kaká será o Messias. Multidões se ajoelharão diante dele. Quando os ETs chegarem e disserem "Levem-nos a seu líder", levaremos ao Pastor Kaká, lógico. E, assim, com apoio intergalático, Pastor Kaká conquistará o Universo.

Como Kaká é jovem, temos ainda alguns anos antes de lhe doarmos tudo que possuímos. Isso me dá alguma esperança. Talvez surja uma outra celebridade mundial que não seja um fanático religioso-financeiro. E que em vez de querer converter as pessoas à sua igreja, chame-as para abraçar a única religião que na verdade importa nesse momento: o amor pela Terra e pela Humanidade. A Terra com todas as suas formas de vida. A Humanidade com toda a sua rica diversidade. Uma religião cujo deus, por ser uma questão íntima, não precisa de intermediários. Uma religião cujo templo sagrado é a própria alma de cada um, em paz consigo mesma e, por isso, em paz com o mundo.

E se essa tal celebridade aceitar sugestões pros dizeres da camiseta, que tal: "A Terra é meu país e a Humanidade minha família"? E em vez de erguer os braços aos céus, poderia abri-los como se abraçasse a todos, democraticamente, todos os povos, todas as culturas e cores e crenças e orientações sexuais. Utopia? Bem, pelo menos é uma boa utopia.

Recordo agora aquela passagem bíblica, Jesus muito puto com todo o comércio no templo, quebrando tudo e expulsando os vendilhões. E hoje, o que Jesus faria, heim, Kaká? Daria uma passadinha no templo da Renascer? Será que quebraria tudo outra vez? Sei lá. Mas cá pra nós, Kaká... Acho bom nesse dia, assim só pra garantir, você tirar de lá seu troféu, viu?



RICARDO KELMER é escritor, letrista e roteirista e mora em São Paulo, Terra, 3a. Pedra do Sol

Site pessoal: www.ricardokelmer.net
Blog Kelmer Para Mulheres: kelmerparamulheres.blogspot.com
Oficina On-Line de Sitcom: sitcomonline.blogspot.com



Estar só!

Ricardo Van de Bessen

Quando perdemos o amor próprio começamos nossa maior derrocada.
Conversando com uma amiga, fiquei a pensar no que é necessário para
sermos felizes. Ela me disse que não precisamos além de nós mesmos
para sermos felizes. Fiquei a pensar. Ela não deixa de ter razão.
Muitas vezes, devido às carências e fragilidades nos tornamos
infelizes porque achamos que para alcançarmos a felicidade temos que
estar com alguém. Sim, é ótimo estar com alguém mas nem sempre é a
solução para nossos problemas afetivos. Começo a pensar que sozinho
não é tão ruim assim. Não é o ideal mas que tem suas vantagens
tem. Vou pensar mais.




SEGREDOS E MENTIRAS NAS AMIZADES EFÊMERAS

Ricardo Van de Bessen

Cada dia desperto com maior surpresa para o mundo. Ou não.Vivemos
entre segredos e mentiras. Quem é mais hipócrita? Aquele conta um
segredo não tão segredo assim, ou aquele que fez parte e criou um
segredo? Senhoras e senhores, eu vou confessar a límpida e exata
verdade histórica: somos todos hipócritas. Quem são nossos amigos?
São aqueles que nos traem pelas costas? São aqueles que comem na
nossa mesa e mijam nos nossos banheiros? Eu tenho fama de falar demais.
É verdade. Mas ninguém poderá dizer que sou hipócrita. Meus
segredos são públicos. Eu sou público. Não tenho o direito de
contar nada a ninguém. Por falar sem pensar, naquelas provocações
cotidianas, de repente, "soltamos uma pérola". Que sociedade
medíocre a nossa realmente. Sou medíocre então. Mas não o maior de
todos. Irei partir. Se restar só um amigo, irei feliz. Será um amigo
para contrariar a máxima que não temos amigos. Então terei um.
Espero que não medíocre e hipócrita como eu. Eu não fico com
"amigas" de amigos. E se desejo um doce que o vizinho fez, eu falo
em alto e bom som que quero aquele doce. Não vou comer escondido o
doce do vizinho, que por sua vez já tinha comigo o doce de um colega,
que por sua vez já tinha saboreado os doces de muita gente. Muitas
formas de amar. Carências. Eu sou o pecado. Joguem todas as pedras.
Mas cuidado. Algumas podem voltar. Me digam ai quem é meu amigo. Posso
ter defeitos mas tenho qualidades. Mas tenho grandes defeitos. Ai, as
pedras. Vamos ver quantas amizades são efêmeras. Quantas pedras
teremos no caminho.


Para ver o perfil de Ricardo, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3526529614408511857

Um comentário:

Anônimo disse...

Você é um otário, acho que você devia cuidar da sua vida...
São pessoas como vc não vão pra frente, continue assim que vai longe querido.