O conceito de envelhecimento está passando por uma transformação. Com mais qualidade de vida e tempo disponível, é cada vez maior o número de idosos que estão viajando pelo Brasil e pelo mundo afora. De acordo com dados divulgados pela Agência de Notícias do Ministério do Turismo, pessoas com 60 anos ou mais correspondem a cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais.
Os idosos de hoje estão cada vez mais interessados em viver plenamente cada etapa da vida, e uma das escolhas que exemplifica essa mudança é a decisão de abrir mão das tarefas domésticas. Em vez de encarar uma longa lista de afazeres, como faxina, organização e manutenção da casa, muitos estão preferindo contratar diaristas que asseguram o cuidado com o lar. Assim, esses novos "jovens da terceira idade" estão dedicando seu tempo a passeios, lazer e atividades que valorizem ainda mais suas vidas.
Com uma rotina cheia de atividades e nada monótona, Edinalva Manoel, de 66 anos, compartilha sua visão sobre a vida. “Trabalhei a vida inteira e agora quero aproveitar ao máximo. Quando penso em passar uma tarde esfregando o chão e limpando vidros, prefiro contratar alguém para isso. Em vez de me preocupar com a limpeza da casa, escolho viajar, encontrar minhas amigas para um bate-papo ou aproveitar passeios ao ar livre. Desde os 50 anos, já explorei diversos estados do Brasil e muitos países pelo mundo”.
Esse movimento acompanha uma mudança de percepção em relação à idade e à qualidade de vida. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil atingiu 76,8 anos em 2023, e com essa longevidade, muitos estão preferindo concentrar o tempo em atividades de lazer e socialização, deixando de lado obrigações de casa que antes encaravam sozinhos.
Para José Roberto Campanelli, diretor da rede de franquias de intermediação de serviços domésticos Mary Help, a procura por serviços de faxina na rede para essa faixa etária tem ganhado destaque. “É muito comum que idosos contratem os serviços de nossas profissionais colaboradoras para manterem a casa em ordem, pois eles preferem usar o tempo livre para estar com os netos, viajar ou mesmo descansar. Eles querem viver a vida sem se preocupar com essas tarefas”, relata.
Na Mary Help, a contratação de profissionais agenciados é realizada de forma ágil e descomplicada. “Nosso foco é facilitar a vida das pessoas, permitindo que elas desfrutem de momentos importantes em vez de se preocuparem com as obrigações domésticas. Além dos serviços de limpeza, também oferecemos profissionais como passadeiras, copeiras, cozinheiras e jardineiros, entre outros”, pontua Campanelli.
Além disso, a escolha por diaristas não significa apenas qualidade de vida, mas também segurança. Tarefas domésticas exigem movimentos repetitivos, levantamento de peso, e, em muitos casos, posturas que podem gerar problemas nas articulações e na coluna, principalmente em pessoas mais velhas. Assim, contratar profissionais não só reduz o desgaste físico, como permite que os idosos evitem acidentes domésticos e desfrutem de uma rotina mais leve.
À medida que a sociedade evolui em sua compreensão do envelhecimento, essa fase da vida passa a simbolizar liberdade, a capacidade de aproveitar cada momento e a oportunidade de explorar a vida com a energia renovada que os anos e a experiência oferecem. “Para muitos, envelhecer representa uma nova juventude, um período em que as responsabilidades podem finalmente dar lugar ao prazer de simplesmente viver”, conclui Campanelli.
Para mais informações, visite o site www.maryhelp.com.br e no Instagram @maryhelp.franchising.
Sobre a Mary Help
A Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário