terça-feira, 26 de novembro de 2024

CCBNB: Nélio Costa faz show quarta, 27/11, às 19h, com autorais e homenagens a Marcus Miller e Cristiano Pinho

O contrabaixista, compositor, arranjador e diretor musical cearense Nélio Costa realiza show especial no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, na quarta-feira, 27/11, às 19h, com entrada franca. O CCBNB Fortaleza fica na Rua Conde D´Eu, 560, Centro. A apresentação acontece no Mês da Consciência Negra, integrando uma série de atividades promovidas pelo centro cultural a partir dessa temática.
Na ocasião, Nélio Costa apresentará seu trabalho autoral e homenagens a Marcus Miller, um dos maiores nomes da história do jazz. O guitarrista, compositor, arranjador e diretor musical cearense Cristiano Pinho também será homenageado, com a música "Para o Pinho", de Nélio, especialmente escolhida para esse momento no show, reverenciando o legado do grande artista, amigo e colega de geração.
Juntamente com Nélio no palco do CCBNB estarão outros grandes nomes da cena musical de Fortaleza: Lu D´Sosa na guitarra, Sávio Dieb no teclado, Alex Oliveira no trompete e Pantico Rocha na bateria. Stênio Gonçalves, guitarra, fará participação especial.
O grupo apresentará, com bastante espaço para a improvisação, temas do repertório de Marcus Miller, como "Detroit", "Run for cover" e "Tutu", homenagem a Desmond Tutu, religioso que lutou contra o racismo e o apartheid na África do Sul.
Entre os temas de Nélio Costa, registrados em seus dois discos, além de "Para o Pinho", o público poderá conferir "Será um funk".
Além da dedicação à música instrumental (tendo inclusive integrado a banda Officina, que marcou época em Fortaleza, e lançado três discos autorais instrumentais), Nélio acompanhou diversos artistas, como Dílson Pinheiro, Téti, Marcus Caffé, Aparecida Silvino, David Duarte, Edmar Gonçalves, Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Flávio Venturini e Flora Purim e Airto Moreira, entre inúmeros outros. 
Trabalhou também em casas noturnas acompanhando artistas de renome nacional, como Maria Creuza, Nelson Gonçalves, Fagner, Jorge Vercilo, João Donato, Waldonys, Manassés, Amelinha, Fausto Nilo, Pery Ribeiro, Roberta Campos.

Mais sobre Nélio Costa: um dos mais requisitados músicos cearenses

Nélio Costa, nascido em oito de novembro de 1966, em Fortaleza, começou tocando bandolim aos 13 anos , filiando-se ao Clube do Chorinho de Fortaleza. Aos 16 fez o primeiro curso na área musical: Leitura de Partitura, com a professora Izaíra Silvino. Aos 18 ingressou no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará e passou a integrar, como contrabaixista, a Banda Officina, um grupo de música instrumental que marcou o cenário musical de Fortaleza.
Transferiu-se em 1990 para a cidade de Colônia, Alemanha, onde se graduou em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop), em 1996. Na Alemanha trabalhou com diversos grupos e estilos musicais, tais como jazz, salsa, reggae, bossa nova e pop. Integrou turnê na Turquia do cantor jamaicano Frank Lee. Participou da elaboração de jingles para a rede de TV alemã RTL.
Em 1997 retornou a Fortaleza, onde segue atuando como músico e arranjador. Em 1999 fez o lançamento do seu primeiro CD solo, intitulado “Das Origens”, com shows no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, The Wall, Centro Cultural do Banco do Nordeste. No ano seguinte seguiu em turnê de lançamento pelo Nordeste, apoiado pelo Goethe Instituto (Instituto de Línguas Alemão), com shows em Recife, Natal, e Teresina.
Em outubro de 2000 foi convidado pela Universidade de Mainz, na Alemanha, para lecionar por um ano um curso sobre música brasileira, retornando em agosto de 2001 à capital alencarina.
Em 2002 lançou seu segundo CD solo, “Só Alegria”, tendo feito shows de lançamento no Festival de Jazz de Guaramiranga, em que foi eleito por júri popular como uma das quatro melhores atrações do festival; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Conservatório Pernambucano de Música, em Recife, e no Teatro do Gasômetro, em Belém.
Em 2012 Nélio Costa lança seu 3° CD solo intitulado “Do baixo para cima”, trazendo a Fortaleza três músicos alemães influentes na cena jazzística, dentre eles o guitarrista Werner Neumann, professor doutor em guitarra da universidade de Leipzig, Alemanha. Esse projeto foi aprovado pela lei Rouanet, com o patrocínio da Chesf.
Nélio Costa segue atuando como músico, compositor e arranjador na cena de Fortaleza, participando ativamente tanto em shows como em estúdios de gravação.


SERVIÇO: 

Show Nélio Costa e grupo, no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Fortaleza, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro. Quarta-feira, 27/11, às 19h. Dentro da programação especial do CCBNB pelo Mês da Consciência Negra. Classificação indicativa livre. Entrada franca.

Nenhum comentário: