sábado, 30 de novembro de 2024

Tallita Furtado e os desafios do Ballet Hugo Bianchi com o clássico "Dom Quixote"

DIVIRTA-CE entrevistou a bailarina e coreógrafa Tallita Furtado, a diretora do espetáculo "Dom Quixote", com o Ballet Hugo Bianchi, que será apresentado neste sábado no Theatro José de Alencar 
Neste sábado, 30/11, o Theatro José de Alencar será palco de uma das montagens mais aguardadas do ballet clássico, "Dom Quixote", apresentada pelo Ballet Hugo Bianchi. Sob a direção de Tallita Furtado, o espetáculo promete trazer ao público uma interpretação fiel e grandiosa dessa obra-prima, que é considerada um dos maiores desafios e desejos de todo bailarino. A apresentação, que exibe a grandiosidade do ballet clássico, promete encantar o público com sua energia, técnica e beleza.
O mestre Hugo Bianchi é reconhecido como uma referência em dança clássica no Ceará. A companhia, que carrega o nome de seu fundador, segue, atualmente, sob a liderança de Felix Ramazzotti. Tallita tem trabalhado para manter a tradição do ballet clássico, preparando seus alunos para desafios artísticos elevados e intensos.
DESAFIOS
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ballet Hugo Bianchi na produção de Dom Quixote foi o tempo reduzido para os ensaios. "Os maiores desafios dos nossos alunos são relacionados à tempo de montagem e ensaios. Uma montagem desse tamanho requer muita dedicação. São quase cinco meses de total dedicação da direção, professores e alunos", afirma Tallita Furtado. Ela explica que a produção deste espetáculo é um desafio significativo, pois a montagem segue fielmente a versão original do Dom Quixote, de 1869, do Royal Ballet. "Nossa montagem segue a versão original que é considerada uma grande referência dentro do repertório clássico. Isso significa que os alunos têm que se dedicar a uma execução técnica perfeita", completa Tallita.
A coreografia, revisada pela Royal Ballet Academy em 2013, é um dos maiores desafios para os bailarinos. "São coreografias difíceis e muito desafiadoras, especialmente para as primeiras bailarinas e seus parceiros", diz Tallita. Para ela, Dom Quixote exige que os bailarinos possuam não apenas habilidades técnicas avançadas, mas também uma forte capacidade de interpretação. “O espetáculo exige dos nossos alunos muito mais do que uma boa técnica. Eles precisam demonstrar talento, dedicação e, principalmente, paixão pela arte da dança", complementa a diretora.
A proposta do Ballet Hugo Bianchi é trazer o melhor dessa tradição, e para isso, eles fazem questão de seguir a montagem original do Royal Ballet, incorporando, é claro, a sensibilidade e o talento dos bailarinos cearenses. “Nossa montagem tem a marca da seriedade e da técnica do ballet clássico, com a leveza e a interpretação que a nossa escola cultiva. Dom Quixote é um espetáculo cheio de energia e humor, e estamos preparando algo muito especial para o público de Fortaleza”, destaca Felix Ramazzotti, o diretor geral da companhia, em entrevista para o DIVIRTA-CE.
O Ballet Hugo Bianchi tem um compromisso com a preservação do legado de seu fundador, que foi um dos maiores responsáveis pela introdução e disseminação do ballet clássico no Ceará. "Nossa escola tem um compromisso inabalável com a tradição do ballet clássico. Tudo o que fazemos é com o objetivo de manter viva a memória do Mestre Hugo Bianchi, um verdadeiro precursor da dança no Ceará", diz Tallita Furtado, lembrando da responsabilidade que a escola carrega ao continuar o trabalho iniciado por Hugo Bianchi.
Desde sua formação na Escola de Dança Madiana Romcy e sua certificação pelo Royal Ballet, Tallita Furtado tem se dedicado a essa missão com seriedade e paixão pela arte da dança. Veja a entrevista com Tallita Furtado.


DIVIRTA-CE - Quais são os principais desafios enfrentados pelos bailarinos da Academia Hugo Bianchi na adaptação do clássico Dom Quixote para o palco?
TALLITA FURTADO - Os maiores desafios dos nossos alunos são relacionados à tempo de montagem e ensaios. Uma montagem desse tamanho requer muita dedicação. São quase 5 meses de total dedicação da direção, professores e alunos.

DIVIRTA-CE - Como a Academia Hugo Bianchi conseguiu combinar elementos tradicionais da obra com uma abordagem mais contemporânea ou inovadora na coreografia de Dom Quixote?
TALLITA FURTADO -  Nossa montagem segue a montagem original de Don Quixote , do Royal ballet. Chamamos de repertório, quando uma escola ou academia monta um espetáculo seguindo fielmente todos os aspectos de montagem de uma Cia de dança. Ou seja, nossa montagem segue a original de 1869, com uma rejeitará de 2013 do Royal Ballet Academy
DIVIRTA-CE - Quando você começou a trabalhar na Academia Hugo Bianchi e como vê o legado deste mestre da dança?
TALLITA FURTADO - Iniciei o trabalho como professora e diretora artística em 2024. Nossa escola segue com muita responsabilidade o legado do Mestre Hugo Bianchi. Precursor da dança no estado do Ceará. Tanto nossos alunos, como professores , direção e colaboradores, conduzem a escola com respeito, dedicação, disciplina, seriedade , respeitando  a tradição que o ballet Classico exige.

DIVIRTA-CE - Quais personagens ou cenas do espetáculo foram particularmente desafiadoras para os intérpretes e como a Academia Hugo Bianchi superou essas dificuldades?
TALLITA FURTADO - Nossa maior dificuldade é relacionada a execusao técnica perfeita para as bailarinas e bailarinos.São coreografias difíceis e muito desafiadoras. Exigem que principalmente, nossas 1° bailarinas e partners sejam bailarinos com muita técnica, talentosas e muito dedicados.

DIVIRTA-CE - Quais personagens ou cenas do espetáculo foram particularmente desafiadoras para os intérpretes e como a Academia Hugo Bianchi superou essas dificuldades?
TALLITA FURTADO - O Ballet Don Quixote é um dos mais desejados , para se dançar dos bailarinos. Muitos o veem como um objetivo a ser alcançado somente por grandes bailarinos e escolas de dança. Suas músicas são belíssimas, mise-en-scene (movimentação teatral do palco) cômica e que detêm a atenção do público. Além de ser um ballet também romântico. O ballet Don Quixote foi uma grande marco da história do ballet.
HUGO BIANCHI
Hugo Bianchi (1929 - 2013) foi um dos pioneiros do ballet clássico no Ceará e uma figura essencial na introdução e desenvolvimento da dança clássica no estado. Com uma carreira dedicada à arte da dança, ele foi responsável pela formação de diversos bailarinos e pela criação de uma das escolas de ballet mais respeitadas da região, o Ballet Hugo Bianchi. Seu legado é marcado pela paixão e comprometimento com a preservação das tradições do ballet clássico, além de seu trabalho como mentor e diretor artístico, formando novas gerações de dançarinos com excelência técnica e artística. Hugo Bianchi é lembrado como um grande mestre e precursor da dança clássica no Ceará.

SERVIÇO:
DOM QUIXOTE
Com Balé Hugo Bianchi
Theatro José de Alencar 
Dias 30 de novembro sábado, 19h

Nenhum comentário: