quarta-feira, 7 de setembro de 2022

TEATRO

Último trabalho de Jô Soares estreia este mês em São Paulo 

"Gaslight, uma Relação Tóxica", o último trabalho de Jô Soares será apresentado ao público no dia 9 de setembro, quando estreia no Teatro Procópio Ferreira. Jô assina tradução e adaptação do texto, escrito pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton (1904-1962), em 1938, além de dividir a direção com Maurício Guilherme. A princípio estão previstos dois meses de temporada. Trata-se da primeira montagem da peça no Brasil. Gaslight estreou no Richmond Theatre, em 1938, antes de ir para a Broadway, na década de 40. 

Com elenco formado por Giovani Tozi, Érica Montanheiro, Leandro Lima, Neusa Maria Faro e Kéfera, o espetáculo marcaria a volta de Jô aos palcos, quatro anos após dirigir e atuar em "A Noite de 16 de Janeiro". A montagem era cuidada de perto por Jô Soares, que acompanhou os ensaios com muita proximidade, trabalhando na encenação até os últimos dias.

 Baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos, a peça retrata um homem que manipula a própria mulher, fazendo com que ela duvide de sua própria sanidade ao diminuir a intensidade das luzes de casa e negar qualquer alteração no entorno.

A encenação já estava toda idealizada, inclusive o cenário, quando Jô partiu. Ele só não viu os atores caracterizados – o que aconteceu no ensaio fotográfico de 5 de agosto, evento que o diretor acompanharia por vídeo, do hospital onde estava internado. 

Nenhum comentário: