segunda-feira, 5 de setembro de 2022

TEATRO

Com direção de Neidinha Castelo Branco, espetáculo "Toró” retorna ao palco do Theatro José de Alencar 
A peça fará duas apresentações no dia 8 de setembro, às 19h e 20h, com venda antecipada pelo Sympla  
O Theatro José de Alencar recebe no dia 8 de setembro, em duas sessões (19h e 20h), o espetáculo “Toró”, com o elenco da Turma Noite do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT 2019). Em estilo “abracadabra”, no qual público e atores dividem o Palco Principal, a montagem está com ingressos com venda antecipada pela plataforma Sympla. 
Ao longo de 2019, a turma do CPBT noite dedicou-se a mergulhar fundo nas águas da memória coletiva, sondando possibilidades de cura, ensaiando rituais de contra-ataque. E é com os desafios de um mundo pandêmico e de iminentes disputas por sobrevivência em um cenário de desertificação, que evocamos a importância do espetáculo em 2022, inundando a cidade com a vida que insiste em correr como um rio. 
Com ele, evocamos a potência da água e toda sua simbologia de afeto, de intuição, de ancestralidade, aqui representada na utopia de uma cidade pensada para todos, em que toda forma de vida é celebrada. Contra isso, impõe-se o grande monumento. É da construção verticalizada, da frieza e impessoalidade do concreto que evocamos os mecanismos de controle que hoje assumem as mais diferentes formas. Em homenagem a quem se erguem monumentos? 
Com “Toró”, perguntamos quem são os alvos na mira desses homens imortalizados em bronze e mármore. De “Toró”, criamos força, pois das águas, surge este espetáculo-resistência, que, ritualizando a vida, grita por restituição, trazendo para cena uma alegoria da luta por sobrevivência da ancestralidade, do poder do coletivo e da relação íntima com a natureza frente aos mecanismos de controle promovidos por forças que atuam contra as vidas que não convêm. 
O elenco de “Toró” se origina do Curso de Princípios Básicos de Teatro - CPBT, formação técnica oferecida pelo Theatro José de Alencar. Ao longo do curso, o grupo passou por uma série de atividades que vão desde um embasamento teórico sobre o fazer artístico até a mais intensa prática teatral. Após a montagem de conclusão de curso, os integrantes seguem com a circulação do espetáculo, sendo aprimorados pelas ricas contribuições de monitores e atores formados por turmas anteriores e afinados pela mão experiente da professora e diretora Neidinha Castelo Branco.

Sinopse 
“Quando as sábias de uma cidade desaparecem, a chuva abandona os céus. O rio, que antes atravessava a região, perde seu curso e morre. A seca traz consigo a inusitada proposta da instalação de um grande monumento na cidade, que promete trazer a água de volta por meio de um sacrifício que coloca em questão os valores da comunidade. Incansavelmente levados a uma desertificação de si, como é possível lembrar que esses moradores também são correnteza?” 

FICHA TÉCNICA 
Elenco por ordem alfabética: Aksana Sambu, Bruna Richely, Caio Karuan, Daniele Teotônio, Diana Tavares, Eduardo Feijó, Flávia Joseph, Gabriel Sant’Ana, Geraldo Rocha, Hosana, Iuri Cintra, Izabele Feijó, Jocélia Carlos, Klissia, Lidi Rodrigues, Manu, Mizza Alves, Rafaella Carneiro, Renan de Oliveira, Rhaiza Oliveira, Samuel Gomeni, Virgínia Oliveira 
Direção: Neidinha Castelo Branco 
Dramaturgia: Criação coletiva 
Figurino: Criação coletiva 
Sonoplastia: Caio Karuan, Iuri Cintra, Izabele Feijó, Mateus Falcão, Tatiana Dourado 
Músicas: “Canção da Correnteza” - Caio Karuan | “Memória Viva” - Iuri Cintra Orientação Para Sonoplastia: Lucas Jackson 
Cabelo: Isabelle Galeazzi, Vetinha Luz 
Maquiagem: Bruna Richely, Manu, Mizza Alves, Virgínia Oliveira Projeto Gráfico, Vídeo e Fotografia: Tim Oliveira 
Produção: Coletiva 
Comunicação: Gabriel Sant’Ana, Lidi Rodrigues, Renan de Oliveira, Rhaiza Oliveira, Samuel Gomeni

SERVIÇO
Espetáculo “Toró”: Montagem 2022 (CPBT Noite/ 2019)
Quando: dia 8 de setembro (quinta-feira), às 19h e 20h
Local: Palco Principal - estilo “abracadabra” - do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Vendas antecipadas: Sympla
Capacidade: 100 lugares
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: