Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza palestra sobre acervo de Paurillo Barroso e leva show da Vacilant para a Estação das Artes
Palestra sobre Paurillo Barroso abordará o acervo do compositor preservado no MIS; show da Vacilant que aconteceria no MIS será na Estação das ArtesO Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) realiza nesta sexta-feira (16) palestra sobre o acervo do compositor Paurillo Barroso. No sábado (17), o MIS promove o show Tempo Bravo, da banda Vacilant, que será realizado no Complexo Cultural Estação das Artes, em uma parceria entre os dois equipamentos. Além disso, o MIS segue com três exposições abertas. O Museu funciona de quinta a domingo, das 13h às 20h, com acesso às exposições até às 19h30. Toda a programação é gratuita. O MIS e a Estação das Artes integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
Conversas sobre o Acervo - PAURILLO BARROSO
Eliene Magalhães e Jermyzia Sara Caminha, ambas integrantes da equipe da Coordenação de Acervo e Pesquisa do MIS, irão partilhar informações, curiosidades e descobertas, tendo como recorte a coleção Paurillo Barroso, na qual é identificada grande diversidade, abrangência e relevância de temas. Serão apresentadas as características, composição e potencialidades de pesquisa da mesma. A conversa acontecerá nesta sexta-feira (16), às 18h, na Praça do MIS. A entrada é gratuita.
Francisco Paurillo Barroso (1894-1968) nasceu na cidade de Fortaleza. Foi um grande articulador e difusor das artes no Estado do Ceará, promovendo atividades musicais e artísticas. Fundou com outros intelectuais o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e a Sociedade de Cultura Artística. Como compositor é autor de algumas operetas, entre elas a de maior sucesso, “A Valsa Proibida”, que foi encenada duas vezes, a primeira em 1941 e a segunda em 1965. Seu acervo é composto por partituras manuscritas e editadas, fotos, documentos e registros de atividades musicais na cidade, artigos de jornais, revistas, programas de concerto e anotações pessoais.
MIS na Estação: Show Tempo Bravo - Banda Vacilant
Em uma parceria entre equipamentos, o MIS promove o show Tempo Bravo, da banda Vacilant, que será realizado no Complexo Cultural Estação das Artes, neste sábado (17), a partir das 18h30. O grupo Vacilant é formado por Clau Aniz, Felipe Couto, Taís Monteiro, Tuan Fernandes e Yuri Costa produzindo sons e imagens, fazendo da Vacilant um grupo que pesquisa multilinguagens e formas de criação diversas. Atuam na cena musical fortalezense desde 2017 com o lançamento do EP Vacilant, participando também de circuitos importantes como Maloca Dragão, Festival de Ibiapaba, TAC e promovendo eventos em casas de arte independentes.
Tempo Bravo, a apresentação, destrincha o álbum visual homônimo que foi criado e produzido durante a estadia do grupo no laboratório de criação de música da escola Porto Iracema das Artes. O grupo apresenta o seu espetáculo ao vivo, onde sons, imagens, tecidos e estruturas se complementam. Os músicos (Clau, Felipe, Tuan e Yuri) tocam diante de tecidos, em que projeções visuais (executadas por Taís) constroem, junto ao som, sensações e narrativa a fim de transportar e materializar o ambiente lúdico criado no álbum visual em uma experiência de imersão ao vivo.
Exposições
E o MIS segue com três exposições abertas, sempre de quinta a domingo, das 13h às 20h (com acesso até 19h30).
“Ontem choveu no futuro" é uma instalação concebida pelo artista Batman Zavareze, na sala imersiva (andar -2 do anexo), com projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), mergulhando o público em imagens e sons.
“Leocácio Ferreira - Todos juntos, vamos…!”, com curadoria de Rosely Nakagawa, oferece um passeio pela obra deste fotógrafo que atuou no Ceará nas décadas de 1960-1970 e construiu sua própria câmera panorâmica. Fica no andar +2 do anexo.
E a “Laboratório dos Sentidos”, no casarão do MIS, é uma exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som.
Para acessar as exposições, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Conforme decreto vigente, recomenda-se o uso de máscara de proteção.
Acompanhe a programação do MIS e veja mais informações no site: mis-ce.org.br.
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: quinta a domingo, 13h às 20h (acesso até 19h30)
Entrada: gratuita.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:
Conversas sobre o Acervo - Paurillo Barroso
Com Eliene Magalhães e Jermyzia Sara Caminha
Data: 16/09 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Praça do MIS
Entrada gratuita.
MIS na Estação: Show Tempo Bravo - Banda Vacilant
Data:17/09 (sábado)
Horário: 18h30
Local: Complexo Cultural Estação das Artes - Rua Dr. João Moreira, 540. Centro.
Entrada gratuita.
Exposições
Abertas de quinta a domingo
Horário: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Acesso gratuito.
Laboratório dos Sentidos
Local: casarão do MIS
Ontem choveu no futuro
Local: anexo, andar -2
Leocácio Ferreira - Todos juntos, vamos…!
Local: anexo, andar +2
Imagens: IMAGENS DIVULGAÇÃO - MIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário