quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ESTRELA DA MPB

Gal Costa apresenta A Pele do Futuro no Iate Clube
A diva da música popular brasileira, Gal Costa, apresentará seu mais novo show, A Pele do Futuro, no dia 28 de setembro (sábado), a partir das 22 horas, nos jardins do Iate Clube (Avenida Vicente de Castro, 4813 - Mucuripe. O show traz as novas canções do disco homônimo, com composições que vão de Erasmo Carlos a Marília Mendonça, e música que o país inteiro aprendeu a cantar, ao longo de mais de 53 anos de carreira de uma artista aplaudida por colocar ousadia e perfeição em tudo que faz.
A brasileiríssima de voz inconfundível, Gal Costa, chega a Fortaleza no seu melhor momento, aos 74 anos completos dois dias antes da apresentação, depois de uma trajetória que conta com 40 álbuns, três DVS, os maiores prêmios nacionais e cinco indicações para o Grammy Latino. O show A Pele do Futuro está em turnê pelo país desde setembro, recebendo recordes de público em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, além do reconhecimento da crítica e da imprensa. 
“Para tempos sombrios”
O álbum - e o show - traz uma sonoridade inédita,que mescla elementos da disco music com a estética dos anos 1970. Tem sido muito bonito ver a emoção da plateia. Estou feliz com a repercussão do disco e do show ”, afirmou a cantora, num encontro com jornalistas, em São Paulo. “É um disco que considero um frescor para um momento como esse, não só no Brasil, mas no mundo. É um álbum maduro, alegre, para tempos sombrios”, completou.
Programa
Em cerca de 1 hora e 30 minutos de show, Gal Costa faz o público cantar as antológicas Sua Estupidez e Vaca Profana, e levanta a plateia com Festa do Interior. A surpresa fica por conta dos novos arranjos de As Curvas da Estrada de Santos, imortalizada na voz de Roberto Carlos, e para O que é que há, o clássico de Fábio Júnior.
Entre as inéditas, estão Mãe de Todas as Vozes, que Nando Reis compôs especialmente para Gal; Viagem Passageira, presente do amigo-irmão Gilberto Gil; Palavra no Corpo (Silva e Omar Salomão), Minha Mãe (César Lacerda) e  Cuidando de Longe (Marília Mendonça, Juliano Tchula, Júnior Gomes e Vinícius Poeta).
Gal Costa se apresenta com a banda formada por Pedro Sá (guitarra), Lucas Martins (baixo), Hugo Hori (sax e flauta) e Pupilo (bateria, também assinando a direção musical).

Ingressos
Os ingressos já estão à venda pelo site Bilheteria Virtual (https://bilheteriavirtual.com.br/evento/2449/Gal_Costa_A_Pele_do_Futuro).
aos preço de R$ 500 (mesa premium), R$ 400 (mesa ouro) e a possibilidade do compartilhamento de mesas. O serviço entrega os ingressos em domicílio. Há também pontos físicos de venda do Ticket Shop nos shoppings Iguatemi (Avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz) e RioMar Kennedy (Avenida Sargento Hermínio, 3100 - Presidente Kennedy).
A venda física no clube estará disponível a partir do dia 1 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3032.0791 e 3393.8970.

NOIA 2019

Inscrições prorrogadas para a 18ª edição do Festival do Audiovisual Universitário

A inscrições do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário foram prorrogadas até 15 de setembro (domingo), para a Mostra Brasileira de Cinema Universitário, para a Mostra Cearense de Fotografia Universitária e para a Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Os realizadores podem se inscrever online, gratuitamente, através de um formulário no site www.festivalnoia.com.br. Lá também constam os três Regulamentos e mais informações importantes para essa etapa do evento.

O NOIA acontece ininterruptamente há 18 anos e é um espaço híbrido de interferências artísticas de áudio, imagem estática e imagem em movimento, onde se encontram Cinema, Fotografia e Música. O intuito é promover a produção audiovisual realizada por estudantes brasileiros, a profissionalização de jovens e adultos por meio da Cultura, a discussão sobre o fazer audiovisual e a democratização do Cinema Nacional.

Além das mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), fotografia e bandas universitárias, a programação completa inclui sessões especiais de filmes dos cineastas homenageados, sessão NOIA Acessível (com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos), workshops, debates pós-exibição, performances, interferências, VJs, videomapping, Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário. Além disso, após o Festival, ocorre anualmente as itinerâncias local, nacional e internacional, mostras televisivas e na internet.

Em 2019, o NOIA será realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre os dias 22 e 27 de outubro. O maior público do Festival NOIA é jovemcom valores fincados no presente, aberto para o novo e confortável com a inovação. Esse público é formado por universitários, estudantes do Ensino Médio, artistas, produtores, profissionais das cadeias produtivas do Cinema, da Publicidade, do Jornalismo, da Música, da Fotografia, da Moda, e de outras linguagens artísticas; e de apreciadores da Arte e da Cultura da nossa cidade.

Ao longo dos anos, o Festival NOIA construiu um espaço em que confluem tecnologia, arte, comunicação e educação superior. Isso o tornou um evento que prioriza a criatividade, uma vez que no NOIA a Música, a Fotografia e o Cinema têm espaços exclusivos e pontos de encontro; tanto na difusão, quanto na produção e no debate.

Serviço:
18º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário
Inscrições online até 15 de setembro de 2019 (domingo)
Regulamentos e Fichas de Inscrição: www.festivalnoia.com.br


EM DEZEMBRO

CORES ENTRETENIMENTO TRAZ MELIM A FORTALEZA EM LUAU NA BARRACA NOSSA PRAIA
Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (5)
A Cores Entretenimento traz novamente Melim a Fortaleza, desta vez em parceria com a barraca Nossa Praia na Praia do Futuro em Fortaleza. O evento acontece no dia 7 de dezembro e contará com bandas e DJs locais (atrações a confirmar) para animar, mais ainda, a festa, que acontece em clima de luau de fim de ano.
A banda mais querida do momento lançou recentemente a música Gelo, que está entre os hits mais tocados em todo o País.
Quem disse que não existe paraíso na Terra? Existe, sim! Então, garanta seus ingressos a partir do dia 5 de setembro, próxima quinta-feira.
Sobre a banda Melim
Quem vê os irmãos Melim tocando juntos - com muito sucesso, diga-se de passagem, deve imaginar que eles cresceram fazendo o maior som, transformando a casa em Niterói (no Rio de Janeiro) em um palco permanente. Errado! Diogo e Rodrigo, que são gêmeos, e a caçula Gabi só se conectaram, musicalmente falando, há pouco tempo. Mas a química deu tão certo que o sucesso foi apenas consequência. Com a mistura temperada de reggae, pop, MPB e influências internacionais, o estilo “good vibes” e o vocal harmonioso do trio conquistou rapidamente uma (fiel) legião de fãs. E esse número promete aumentar mais ainda. É que, depois de lançarem um bem-sucedido EP no final do ano passado, a banda Melim chega agora com um álbum recheado com 16 músicas autorais.
Vendas:
Barraca Nossa Praia | Av. Clóvis Arrais Maia , 3835, Praia do Futuro
Ponto da Moda | Rua Guilherme Rocha, 203, Centro
Ticket Shop RioMar Kennedy e Iguatemi
Mais informações| (85) 9.8728.0448 e (85) 9.8691.8240

DUETOS

SHOWS DE EDUARDO DUSSEK E NAYRA COSTA ABREM TEMPORADA DA 7ª EDIÇÃO DO PROJETO

Um dos   projetos musicais mais aguardados e consolidados do cenário cultural do Ceará, Projeto Duetos, estreia a primeira temporada de sua 7ª edição neste sábado, 07 de setembro, às 21h, no Anfiteatro do Dragão do Mar com os shows cantor e compositor carioca Eduardo Dussek e a cantora cearense Nayra Costa, que entre outras divas da música nacional e mundial fará uma interpretação performática da cantora britânica Amy Winehouse.
Calcado na ideia de juntar artistas nacionais de longa carreira e artistas locais, o Projeto Duetos, hoje, uma grande vitrine para os artistas do Ceará, já apresentou para o público parcerias, como, Paulo Façanha e Lô Borges, Lupe Duailibe e Isabella Taviani, Isaac Cândido e Amelinha, Liliany Sá e Leila Pinheiro, David Duarte e Celso Fonseca, Ciribáh Soares e Ed Motta, Evaldo Gouveia e Bossampop, Pingo de Fortaleza e Beto Guedes, Mona Gadelha e Sandra de Sá, Lúcio Ricardo e Flávio Venturini, Jord Guedes e Sá & Guarabyra, Guilherme Arantes e Banda Vitrolla, 14 Bis e Band e  Band On The Hun, Odair José e Os Alfazemas e muitos outros.  
Com o objetivo de contribuir para o fomento e o desenvolvimento da música cearense e brasileira, o projeto Duetos – 6ª Edição realizou 04 grandes shows no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reunindo no palco sempre um artista cearense com outro de grande reconhecimento nacional. Para esta edição o projeto apresentou os shows de Boca Livre & Ricardo Maia, Dalto/Tunay e Edmar Gonçalves, Nico Rezende & Paulo Façanha, Roberta Campos & Lupe Duailibe. Foram 04 grandes shows que apresentaram para o público performances memoráveis com o melhor do nosso cancioneiro. Somando ao todo 22 artistas no palco durante todo o ano de execução do projeto. O Projeto Duetos– 6ª Edição veio contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da música do Ceará, tendo como grande foco o fortalecimento dos cantores e compositores cearenses e a promoção de suas carreiras, de forma que possam conquistar cada vez mais público e alçarem voos cada vez maiores.

EDUARDO DUSEK
 Começou a carreira artística como pianista de peças de teatro aos quinze anos, quando estudava na Escola Nacional de Música. Mais tarde passou a compor suas próprias canções e montou uma banda, que acabou apadrinhada por Gilberto Gil.
A partir de 1978 já tinha algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas (o samba "Vesúvio"), Ney Matogrosso (o fox "Seu tipo") e Maria Alcina (o frevo "Folia no Matagal", dois anos depois regravada por Ney Matogrosso) - todas em parceria com Luís Carlos Góis.
Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou mas ficou conhecida pelo público. Por essa época gravou o primeiro LP, "Olhar Brasileiro". Mas o estouro sucesso viria em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop-rock, no LP "Cantando no Banheiro!, com "Barrados no Baile" (com Luiz Carlos Góes), "Cabelos Negros" (Com Luiz Antonio de Cássio) e "Rock da Cachorra" (Léo Jaime).

NAYRA COSTA
Cantora consagrada no cenário cearense, onde soma mais de 1 mil apresentações apenas na cidade de Fortaleza. Passeia por vários estilos como Pop, Soul, Jazz, Blues, Reagge, Rock e Eletrônico.
Nayra conquistou o público brasileiro ao participar da primeira edição do The Voice Brasil, no qual chegou às semifinais.
Embora não toque nenhum instrumento, tem um ouvido e consciência musical que lhe garantem o respeito de todos os músicos com quem trabalhou.
A experiência acumulada resultou no desenvolvimento de uma identidade e personalidade artísticas que despertou seu desejo em lançar o trabalho autoral. Seu primeiro lançamento aconteceu em novembro de 2018 com o single “Turn My Lights On/Off” que está disponível nas principais plataformas digitais junto ao clipe. Para o ano de 2019 prepara seu primeiro álbum.

Projeto Duetos - 7ª Edição -  Apoio cultural: Enel. Apoio: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Patrocínio: Tempo FM e Hotel Sonata. Realização: Leq Produções

Serviço
Projeto Duetos 7ª Edição  -  Show Eduardo Dussek & Nayra Costa
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81  – Praia de Iracema
Dia: 07 de setembro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00
Vendas: Bilheteria do Dragão do Mar, Casa dos Relojoeiros - Centro, Benfica e Iguatemi, Cantinho do Frango, Barato Coletivo (R$ 20,00 inteira)
Informações: (85) 3246 3579

DANÇA

COMPANHIA CISNE NEGRO APRESENTA O ESPETÁCULO “A LUZ QUE HÁ EM TI” NA CAIXA CULTURAL

A companhia apresenta duas coreografias inéditas e realiza workshops gratuitos de danças brasileiras e brincadeiras populares
 
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe de 6 a 8 de setembro de 2019 uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil, a paulistana Cisne Negro Cia. de Dança, para curta temporada do espetáculo A luz que há em ti. O espetáculo inicia com a coreografia A luz que há em ti...” que tem a trilha sonora de Johann Sebastian Bach. Criada pelo bailarino, professor e coreógrafo brasileiro Roberto Amorim, a obra mostra a percepção que se tem de si através da luz que há no outro. A coreografia estabelece um diálogo e uma proposta estética ímpar, propondo reflexões sobre autoconhecimento, assim como a postura e a evolução do homem contemporâneo.

Em seguida o espetáculo continua com a coreografiaZiggy – Tributo a David Bowie!”, que é baseada na discografia de um dos maiores ícones da música mundial. A coreografia foi criada pelo renomado coreógrafo, professor e bailarino brasileiro Mário Nascimento, um profundo conhecedor da obra de Bowie. Ele fez um mergulho interpretativo à genialidade do músico, na sua trajetória e na diversidade de suas aptidões artísticas como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista e produtor.

Como David Bowie influenciou também o mundo da moda pelos seus figurinos e cenários, o renomado figurinista brasileiro, Fábio Namatame, foi convidado para compor o figurino dos bailarinos. Bowie tinha uma predileção por figurinistas japoneses e Namatame fez uma releitura desses figurinos, além de focar nas tendências dos anos 70 e 80, uma fase “psicodélica”, muito colorida, com combinações inusitadas e cortes diagonais. Esta obra conta também com o a maquiagem de Chloé Gaya, que traduziu nos rostos dos bailarinos a ousada e andrógena alma de David Bowie.

Workshop de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares
Nos dias 06 e 07 de setembro, às 15 horas, o bailarino André Santana, ministra workshop gratuito de danças brasileiras e brincadeiras populares na Caixa Cultural Fortaleza. A proposta é desenvolver a linguagem e consciência corporal, através de exercícios de improvisação e seqüências baseadas em danças e brincadeiras populares brasileiras.

A duração de cada encontro será de 2 horas e é voltado para pessoas que gostam de dança com idade a partir de 16 anos. As inscrições do workshop devem ser feitas pelo e-mail projetos@cisnenegro.com.br até um dia antes da realização de cada workshop. Os interessados fornecem apenas o nome completo e RG. O número total de participantes é de 40 pessoas.

Cisne Negro Cia de Dança

A Cisne Negro Cia. De Dança, que tem a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, é considerada uma das melhores companhias de dança contemporânea do país. Sucesso de crítica e de público, soma 42 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronta para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta! Entre seus traços marcantes está a diversidade e a inovação.

A Companhia surgiu em 1977 quando convidou para seu corpo de baile atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). A interação entre atletas e bailarinos de formação trouxe à Companhia dinâmica às coreografias, flexibilidade, sofisticação e acrobacia aos movimentos e ainda mais concentração ao grupo quando em cena.

Serviço:
Dança contemporânea: “A luz que há em ti”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: de 06 a 08 de setembro de 2019
Horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e 15,00 (meia)
Vendas a partir de 05/09, das 10h às 20h, na bilheteria do local

Acesso para pessoas com deficiência
Serviço de manobrista gratuito no local 
Paraciclo disponível no pátio interno

ESPECIAL

Festival da Gastronomia e Humor movimenta o bairro Montese

As feiras cada vez mais vêm se tornando um espaço de lazer e convivência para a população e uma alternativa para produtores e empreendedores fazerem negócios levarem seus produtos ao público em Fortaleza. Iniciando sua parte neste circuito, o Festival da Gastronomia e do Humor, acontece de 5 a 8 de setembro, das 16h às 00h, na Rua Desembargador Praxedes esquina com Rua Conegundes Rodrigues, no bairro Montese, um dos polos residenciais e comerciais da capital cearense.
A programação gratuita reúne uma verdadeira diversidade gastronômica para todos os gostos – culinária regional, massas, frutos do mar, bebidas, doces, salgados,  junto a programação cultural com atrações musicais Ney do Recife, Lúcio dos Teclados, Forró Pé-de-Serra com Clairton Marinho e Aninha Santos  e shows com  nomes consagrados do humor cearense, sempre às 21h:  Zoró & Zoroaldo (05/09), Luana do Crato (06/09), Papudim (07/09), Maria Gasolina e Froxilda Fofolete (08/09). Também estarão presentes expositores da Praça de Flores com a feira de plantas e flores.

Programação
Dia 05/09  
Ney do Recife
17h às 21h  e das 22h30 a 00h
Zoró & Zoroaldo
21h às 22h

Dia 06
Lúcio dos Teclados
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Luana do Crato e Arrochadinha Bocão
21h às 22h

Dia 07
Forró  Pé-de-Serra com Clairton Marinho e Aninha Santos
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Papudim
21h às 22h

Dia 08
MPB – Voz e Violão
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Maria Gasolina e Froxilda Fofolete
21h às 22h

Serviço
Festival da Gastronomia e do Humor
Data: 5 a 8 de setembro
Horário: das 16h a 00h
Rua Desembargador Praxedes esquina com Rua Conegundes Rodrigues – Montese
Gratuito
Informações: (85) 99659 7500 / 98815 2290 / 3491 9498



29° CINE CEARÁ

NOITE DE PREMIAÇÃO ACONTECE NESTA SEXTA

São quatro mostras competitivas nesta edição, que teve início no dia 30 de agosto


“Pacarrete”, de Allan Deberton, terá exibição especial aberta ao púbico no Cinema do Dragão 


Realizadores de longas-metragens nacionais e internacionais, curtas nacionais e cearenses, que concorrem nas mostras competitivas do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, participam da cerimônia de premiação desta edição, quando serão anunciados os vencedores eleitos pelos juris de cada mostra. A solenidade acontece nesta sexta-feira, dia 6, com início às 19h30, no Cineteatro São Luiz, ocasião em que haverá uma homenagem ao ator Matheus Nachtergaele, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira.
Logo após, acontece uma exibição especial do longa “Pacarrete”, do diretor cearense Allan Deberton. O acesso ao evento de encerramento no São Luiz é somente para convidados e participantes do festival credenciados. No mesmo dia, no Cinema do Dragão, às 17h30, será realizada uma sessão extra do filme, aberta ao público. A distribuição de ingressos será 1h antes da sessão.
Inspirado em uma história real, “Pacarrete” estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ganhou oito Kikitos no Festival de Gramado: Melhor Filme (pelo júri e pelo público), Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante para Soia Lira, Melhor Ator Coadjuvante para João Miguel e Melhor Desenho de Som. As duas sessões serão apresentadas pelo diretor, a atriz Marcélia Cartaxo entre outros da equipe.   
PREMIAÇÃO
O 29º Cine Ceará bateu recorde de inscritos recebendo mais de 1.271 filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil). Disputam o Troféu Mucuripe na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem os filmes “Canção Sem Nome” (Peru), de Melina León, que estreou no Festival de Cannes; o documentário “Ressaca” (Brasil), de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, exibido no FIPADOC 2019, em Biarritz, e no FIGRA 2019, em Saint-Omer, ambos na França; “Notícias do Fim do Mundo” (Brasil), de Rosemberg Cariry, que fez sua estreia mundial nesta edição; o documentário “Vozes da Floresta” (Brasil), de Betse de Paula, que também teve sua première mundial no 29º Cine Ceará; “Luciérnagas” (México/Grécia/República Dominicana), de Bani Khoshnoudi, lançado mundialmente no Festival de Roterdã; “A Viagem Extraordinária de Celeste Garcia” (Cuba), de Arturo Infante, longa que teve estreia no Festival de Toronto; e “Greta”, do cearense Armando Praça, que estreou no Festival de Berlim.
Concorrem na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem os filmes: “As Constituintes de 88”, do carioca Gregory Baltz; “O Grande Amor de Um Lobo”, de Adrianderson Barbosa e Kennel Rógis, também do Rio de Janeiro; as três produções paulistas “Livro e meio”, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi, “Primeiro Ato”, de Matheus Parizi, e “Rua Augusta, 1029”, de Mirrah Iañez; “Marie”, do pernambucano Leo Tabosa; “Ilhas de Calor”, de Ulisses Arthur, de Alagoas; e os cearenses “Além da Jornada”, de Victor Furtado e Gabriel Silveira, “Oração ao Cadáver Desconhecido”, de Sávio Fernandes, “Marco”, de Sara Benevenuto, “O Tempo do Olhar e o Olhar no Tempo”, de Samuel Brasileiro, e “Pop Ritual”, de Mozart Freire.
Os vencedores destas duas mostras serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.
A Mostra Olhar do Ceará, também competitiva, conta com 20 filmes cearenses, sendo 3 longas e 17 curtas, com as mais diversas propostas fílmicas e temáticas. Do total, 11 são dirigidos ou têm a codireção de mulheres. O júri oficial elegerá o melhor longa e o melhor curta. Ambos receberão o Troféu Mucuripe. Os três longas na mostra são: o documentário “Currais”, de David Aguiar e Sabina Colares, e as ficções “Se arrependimento matasse”, de Lília Moema Santana, e “Tremor iê”, de Elena Meirelles e Lívia de Paiva. 
Os curtas da Mostra Olhar do Ceará que disputam os prêmios são: A família marrom (Dir. Natal Portela), A mulher da pele azul (Dir. Esther Arruda e Pedro Ulee), A primeira foto (Dir. Tiago Pedro), Aqueles dois (Dir. Émerson Maranhão), Caretas (Dir. Sara Parente), Deusa Olímpica (Dir. Emília Schramm, Jéssika Souza, Pedro Luís Viana e Rafael Brasileiro), Espavento (Dir. Ana Francelino), Grilhões (Dir. Lucas Inocêncio), Hoje teci imagens que me habitam há muito tempo (Dir. Nilo Rivas), Icarus (Dir. Vitor Rennan e Vitória Régia), Iracema mon amour (Dir. Cesar Teixeira), O bando sagrado (Dir. Breno Baptista), Oceano (Dir. Amanda Pontes e Michelline Helena), Onde a noite não adormece (Dir. Paolla Martins e Rodrigo Ferreira), Onde a cidade é comida, saudade é fome (Dir. Willian Ferreira), Revoada (Dir. Victor Costa Lopes) e Veias de fogo (Dir. Carnaval no Inferno).
Na noite de encerramento também será anunciado o vencedor da Mostra Água e Futuro, composta por curtas-metragens captados em aparelho celular, tendo como tema central “Preservação dos recursos hídricos: Água e Futuro”. A mostra é uma realização do Cine Ceará em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. O melhor curta eleito pelo júri Olhar Universitário receberá o prêmio de R$ 3 mil e será reexibido na cerimônia de encerramento. Os participantes desta mostra são: Água e Futuro (Dir. Ana Beatriz Moura e Roberta Filizola), Água é Vida (Dir. Alex Ripardo), Olho D'Água (Dir. Anália Alencar), No seu tempo, água (Dir. Cleyton Dutra), e A vida que vem dos teus olhos (Dir. Robson Lima).
29º Cine Ceará
O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.
SERVIÇO:
29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema – Até 6 de setembro de 2019 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro) e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).  
Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.
Programação de encerramento, dia 06/09 no Cineteatro São Luiz: Somente para convidados e participantes credenciados.
Sessão extra de “Pacarrete”, dia 06/09 no Cinema do Dragão: às 17h30, com distribuição de ingressos 1h antes da sessão, na bilheteria. Gratuito.

NOVIDADE EM FORTALEZA

Novo restaurante da Aldeota inaugura com diferenciais na gastronomia e programação cultural diversificada
  
Cocktail de lançamento para imprensa e influencers acontecerá terça, 10 de setembro, e abertura para o público será no dia seguinte 

Um lugar aconchegante e espaçoso, com o melhor da comida regional e outras especialidades, além de uma programação cultural e atrações diversificadas. Essa é a proposta do novo Galeteria do Léo Restaurante, que será inaugurado no próximo dia 11 de setembro, quarta-feira, no coração da Aldeota. Situado na Rua Monsenhor Bruno 1386, numa área que já existem cafés, sorveterias e outros restaurantes, a Galeteria do Léo pretende ser a extensão da casa dos clientes, com pratos a la carte com preços acessíveis, buffet self service durante o horário do almoço, atendimento impecável, shows de humor e muita música boa – perfeito para reunir a família para compartilhar bons momentos, rir, se divertir e comer bem.   

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 
O restaurante funcionará diariamente, só fechando nas noites de domingo. A Galeteria do Léo Restaurante tem capacidade para 250 pessoas, divididas em salão climatizado com 50 lugares, salão térreo para 100 pessoas, e salão mezanino (segundo andar), para mais 100 pessoas. 
O novo local, que conta com um segundo andar reservado para confraternizações, aniversários, encontros corporativos e outros eventos, promete ser o "point” das pessoas de bom gosto. A Galeteria do Léo Restaurante teve ambientação idealizada pelas arquitetas Fabiana Amorim de Carvalho, de Recife, e Alessandra Braga, de Fortaleza, e projeto de construção assinado pelo engenheiro civil Felipe Viegas. 


PROPOSTA DO EMPRESÁRIO E INCENTIVO A ECONOMIA LOCAL 
“Além de boa comida, atendimento eficiente, iremos montar uma programação cultural bem diversificada. Teremos um dia de show de MPB, outro dia poderemos ter um karaokê, outro será um Samba de Mesa com feijoada, um show de humor, um dia de rock. Teremos também exposições mensais de diversos artistas plásticos”, afirmou o empresário Leandro Sousa Oliveira, o Léo, dono do novo restaurante, que aposta na diversidade de público e de atrações. Diante de uma crise enorme, o empresário investiu na reforma do ponto e está contratando cerca de 40 funcionários nessa fase inicial. 

GASTRONOMIA COM FEIJÃO VERDE FAMOSO 
A chef Luisa Silveira, gerente da nova casa, vai além: “A Galeteria do Léo é um projeto único, que prestigia nossa cidade. Estar junto nesse momento é uma honra e colaboração ao nosso público cearense, que poderá degustar de uma culinária própria da nossa cultura, com um preço extremamente atrativo”.  
Luisa foi responsável por décadas pelo bar e restaurante Docentes e Decentes, que marcou época na noite de Fortaleza, e já avisa que seu famoso Feijão Verde será um dos destaques do cardápio da Galeteria do Léo. “Na verdade, esse prato é consagrado como o melhor feijão verde do Brasil, pela revista Veja, com menção até no programa “Mais Você”, da Ana Maria Braga”, lembrou Luisa.          

INAUGURAÇÃO PARA JORNALISTAS E INFLUENCERS 
A Galeteria do Léo Restaurante terá um soft open no próximo dia 10 de setembro, numa noite especial para jornalistas e influencers convidados, que conhecerão os principais pratos da casa, com show da cantora Joyce Malkomes, consagrada no cenário musical cearense, que canta em diversas línguas (inglês, espanhol ,francês, português) nos estilos MPB, Pop e Rock. 
Na mesma noite acontecerá a vernissage da esposição “Rumo ao Louvre”, do artista plástico Rinald Betaj, que foi convidado pelo famoso museu francês para expor suas obras, e está em campanha para arrecadação de fundos e patrocínios para a realização desse sonho. As exposições de arte na Galeteria do Léo serão mensais, prestigiando diversos artistas e estilos e inovando na decoração do novo restaurante. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E FESTIVAL DO CAMARÃO 
A inauguração oficial da Galeteria do Léo será na quarta, dia 12, aberta ao público, com show de MPB com o cantor Renato Assunção. 

A comédia terá vez no restaurante, com o Clube do Humor da Galeteria do Leo. Nesta quinta dia 12, a estreia ficará por conta do grupo Os Cabraz, que mistura música, stand up comedy e até técnicas de ventríloquo, com os artistas Emanoel Maia, Matheus Franklin e Wesley Braga., a partir das 20h.
Na “Sexta Diferenciada” está confirmado apresentação do cantor Caio Fernandes, que canta os sucessos do sertanejo e outros estilos, além de um Festival do Camarão na parte gastronômica, com preços promocionais dessa iguaria. No sábado, a Música Popular Cearense misturado aos grandes clássicos do cancioneiro popular na voz de Ciribah Soares, um dos músicos mais prestigiados da cidade. Os shows acontecem sempre a partir das 19h. 
No domingo, das 10h às 16h, acontecerá a estreia do Samba de Mesa com Feijoada, em sua primeira edição, com o mestre Carlinhos Palhano. O couvert artístico no momento das apresentações musicais é de R$ 10. 

SERVIÇO 
Galeteria do Léo Restaurante 
Rua Monsenhor Bruno, 1386 – Aldeota (Esquina com a Torres Câmara) 
Funcionamento: diariamente para almoço e jantar. Fecha somente na noite de domingo. 
Informações: 99987-2294