O Artista Narcélio Grud pintou a primeira vaquinha na coletiva de lançamento do evento
Artistas cearenses vão criar 55 versões das vaquinhas coloridas
que serão espalhadas pela Terra do Sol
Considerado um dos maiores eventos contemporâneos de exposição de
arte ao céu aberto do mundo, a CowParade Brasil comemora mais de uma década de
atuação e chega a Fortaleza no segundo semestre de 2018. A partir do dia 9 de
novembro, toda a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos,
percorreram o mundo, vão invadir as ruas da capital cearense, despertando ainda
mais o fascínio pela arte urbana e levantando recursos para projetos sociais. O
evento é uma iniciativa da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da
CowParade no Brasil.
Patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma,
com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo, a 12ª
CowParade Brasil vai expor em Fortaleza 55 vacas em tamanho real, feitas em fibra
de vidro, que serão criadas por artistas cearenses e distribuídas em locais
públicos e estratégicos da Cidade, inclusive em frente às farmácias da rede.
O diretor superintendente da
Extrafarma, Rodrigo Pizzinatto, comemora a chegada do evento e Fortaleza. “É
com muita satisfação que trazemos o evento para a cidade. O patrocínio à
CowParade é uma das formas que encontramos para retribuir os anos de
receptividade dos cearenses com nossa rede, patrocinando um evento democrático
que alia cultura e responsabilidade social”, ressaltou.
“O evento é uma maneira de
valorização de artistas e das manifestações populares da região que o sedia.
Fortaleza tem grande representatividade para a cultura nacional e para nossa
empresa”, disse Rodrigo Pizzinatto.
Seleção de artistas locais
Pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers
e outras pessoas criativas e artísticas podem apresentar um projeto para a
seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos. As obras
serão selecionadas por um comitê no mês de setembro, obedecendo critérios que
vão da criatividade e ineditismo do projeto até a viabilidade de sua execução e
conformidade com o regulamento – disponível no site www.cowparade.com.br. Cada artista
poderá enviar até dois desenhos para avaliação a partir do dia 15 de agosto. Os
resultados serão divulgados a partir do dia 19 de setembro, quando os eleitos
serão comunicados e os trabalhos escolhidos começarão a ser produzidos.
Para mais informações e para ficar por dentro de todas as
condições do regulamento e preencher o formulário de inscrição online, basta
acessar o site oficial do evento: www.cowparade.com.br.
Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância
das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final
de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para
instituições beneficentes. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$
6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de
10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500
milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35
milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das
peças.
História de sucesso
A CowParade surgiu em 1998, quando o
artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a
intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram
comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde
então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes.
No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em
2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos
especiais.
Sobre a Toptrends
A Toptrends é uma empresa referência
em realizar projetos de arte de rua através de diversas exposições itinerantes.
Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a
versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem
conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de
projetos de marketing cultural. Desde 2004, já realizou 11 edições da CowParade
em todo o Brasil.
Também produziu diversas exposições
itinerantes pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados
em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100
telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte
a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações
customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; e a Mônica Parade, que homenageou,
em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo,
fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções e
vários outros projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário