terça-feira, 26 de maio de 2015

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

Teste organizado pela instituição ImageNet desafiou grandes empresas de tecnologia globais a usar supercomputadores para analisar e reconhecer imagens inéditas apresentadas às máquinas

Apesar de envolver algoritmos, cálculos e diversos desenvolvimentos extremamente complexos, o método para se obter um índice de sucesso nesse quesito é relativamente simples de ser explicado. O “Desafio ImageNet de Classificação” consiste em fornecer ao computador um conjunto inicial de 1,5 milhão de imagens separadas em mais de mil categorias diferentes.  O computador analisa as fotos e as relaciona em grupos e subgrupos.

Após o fim de todo esse processamento, o supercomputador é apresentado a 100 mil fotos que nunca havia visto e deve separá-las de acordo com os mesmos critérios. O método é conhecido como “deep learning” e se assemelha ao modo como crianças aprendem: a partir da observação da realidade.

A companhia com melhor resultado foi o Baidu, cujo supercomputador só errou 4,58% das identificações. Em segundo lugar ficou o Google com índice de erro de 4,82% e, em terceiro, a Microsoft, com 4,94%. Com os dados é possível afirmar mais um passo na evolução da inteligência artificial, já que a taxa de erro dos humanos é de 5,1%.

Chamado de Minwa, o computador usado pelo Baidu para vencer o desafio usa 72 processadores de alta potência e 144 GPUs. A máquina figura entre as 300 mais poderosas do mundo. Nos próximos 18 meses, o Baidu tem planos de construir uma máquina ainda maior, que poderá executar sete quatrilhões de cálculos por segundo, o que deve classificá-la entre os 10 mais poderosos supercomputadores do mundo.

Segundo maior serviço de buscas na web do mundo, o Baidu investe em reconhecimento de imagem como uma estratégia para se adaptar ao futuro das buscas, quando os usuários poderão fazer pesquisas por meio de fotos, além de digitar dados ou dar comandos de voz. Uma aplicação já disponível de reconhecimento de imagens para buscas na web é feita pelo Baidu Eye, óculos inteligentes do Baidu capaz de reconhecer espécies de plantas, animais, edifícios históricos e produtos de consumo (como bolsas e relógios) e entregar dados para o usuário em seu smartphone. Assim, é possível “buscar” apenas com um olhar onde um artigo de moda que você vê na rua pode ser comprado ou, durante um passeio na floresta, identificar o nome e as características de uma planta, por exemplo.

Baidu Inc. é o principal provedor de pesquisas na internet em língua chinesa e o segundo maior serviço global de buscas do mundo. Fundado em 2000, além de atender usuários individuais que navegam na internet, o Baidu também oferece plataformas de publicidade digital e, desde 2005, tem suas ações listadas na NASDAQ Global Select Market sob o símbolo "BIDU".

Nenhum comentário: