terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Fesfort: o festival que celebra a nova geração das artes cênicas do Ceará inicia edição 2024 na quarta, 21

22° Festival de Esquetes de Fortaleza - Fesfort 2024, já é tradicional e dá visibilidade a novos atores, atrizes, roteiristas e diretores de teatro 

O Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) é um dos principais eventos do teatro cearense, idealizado e dirigido pelo ator e diretor Carri Costa. O evento que estava marcado para começar uma nova edição na segunda, 19, foi adiado devido a vazamentos no Teatro da Praia, onde o evento é realizado, causados pelas fortes chuvas que caíram de domingo para segunda em Fortaleza. Agora acontecerá de 21 a 25 de fevereiro.
O local ficou completamente alagado e sem condições de receber o publico. A abertura da edição 2024 foi remarcada para quarta, 21 de fevereiro. O Fesfort surgiu em 2000, com o objetivo de fomentar a produção teatral local, valorizar os artistas e incentivar a criatividade e a diversidade de linguagens cênicas, e já aconteceram dezenas de edições. 
A premiação reconhece os destaques em vários quesitos, com o troféu Gasparina Germano, uma homenagem à atriz cearense ícone das décadas de 30 e 40. Esse ano serão homenageados o ator e diretor Rogério Mesquita e o dramaturgo B de Paiva.
O Fesfort se consolidou como um espaço de formação, intercâmbio e difusão da arte teatral, revelando novos talentos e promovendo a cultura cearense. Ao longo de sua trajetória, o festival recebeu mais de 300 esquetes, de diversos gêneros e estilos, que refletiram sobre temas como política, violência, sexualidade, religião, humor, poesia e memória.
Carri Costa, o idealizador e diretor do Fesfort,! anunciou que a edição de 2021 seria a última, encerrando um ciclo de 20 anos de dedicação ao festival. Ele agradeceu o apoio do público, dos patrocinadores, dos parceiros e dos artistas que participaram do evento, e afirmou que o Fesfort deixou um legado para o teatro cearense. Mas, para a alegria da classe artística e do público , voltou atrás e realiza essa nova edição. O show não pode parar
Teatro da Praia: uma história de resistência e arte em Fortaleza
O Teatro da Praia, fundado pelo diretor e ator Carri Costa em 1993, é um dos espaços culturais mais tradicionais e queridos de Fortaleza. Ao longo de seus 30 anos de existência, o Teatro abrigou diversas peças teatrais, shows, exposições, oficinas e eventos, além de ser a sede da Cia. Cearense de Molecagem, grupo que se destaca pela comédia popular e irreverente.
Um dos maiores sucessos do Teatro da Praia é o espetáculo “Tita & Nic”, uma sátira do filme “Titanic” ambientada em uma jangada do Mucuripe. A peça, que completou 25 anos de atuação em 2023, é considerada um clássico da dramaturgia cearense e já foi vista por mais de um milhão de espectadores.
Um novo endereço
Em 2021, o Teatro da Praia enfrentou uma série de dificuldades que ameaçaram sua continuidade. O imóvel onde funcionava, na rua José Avelino, na Praia de Iracema, foi colocado à venda pelos proprietários e, em maio do mesmo ano, parte do telhado desabou, danificando a estrutura física e os equipamentos do espaço.
Carri Costa, que sempre lutou pela manutenção do Teatro, não desistiu de seu projeto e conseguiu alugar um novo imóvel na avenida Monsenhor Tabosa, também na Praia de Iracema. Com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), que liberou recursos para a reforma do local, o Teatro da Praia reabriu em janeiro de 2024, com a temporada da comédia “Tita & Nic”.
Uma conexão com a cidade
A escolha da avenida Monsenhor Tabosa como novo endereço do Teatro da Praia não foi por acaso. A via, que é uma das mais antigas e movimentadas de Fortaleza, é conhecida por abrigar um dos maiores corredores turísticos da cidade, com centenas de lojas de artigos de vestuário da moda local e itens de artesanato.
No entanto, a avenida também sofre com o abandono, a violência e a falta de investimentos públicos e privados. Carri Costa, que sempre teve uma relação afetiva com a região, acredita que o Teatro da Praia pode contribuir para a revitalização e a valorização da avenida, atraindo mais público, comércio e cultura para o local. “O Teatro da Praia é um espaço de resistência", disse Carri.

Nenhum comentário: