segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Duna 2: o que esperar da sequência do épico de ficção científica

O filme Duna 2, dirigido por Denis Villeneuve, é a continuação da adaptação do clássico livro de Frank Herbert, que narra a saga de Paul Atreides, um jovem herdeiro que se torna o líder de uma rebelião em um planeta desértico chamado Arrakis. O longa, que estreia no Brasil em 29 de fevereiro, promete ser um espetáculo visual e narrativo, com cenas de ação, drama, política e misticismo.
O primeiro filme, lançado em 2021, foi aclamado pela crítica e pelo público, recebendo seis Oscars, cinco Baftas e um Globo de Ouro. Além disso, arrecadou US$ 402 milhões nas bilheterias mundiais, garantindo a produção da segunda parte. A história de Duna é considerada uma das mais influentes e complexas da literatura de ficção científica, tendo inspirado obras como Star Wars, Matrix e Game of Thrones.
Em Duna 2, veremos a evolução de Paul Atreides (Timothée Chalamet), que se une aos Fremen, os habitantes nativos de Arrakis, para combater o imperador Padishah Shaddam IV e a Casa Harkonnen, que tramaram a queda de sua família. Paul também terá que lidar com suas visões proféticas, que o apontam como o Messias de uma antiga profecia, o Kwisatz Haderach. Ao seu lado, estarão sua amada Chani (Zendaya), sua mãe Lady Jessica (Rebecca Ferguson) e seus aliados Gurney Halleck (Josh Brolin) e Stilgar (Javier Bardem).
O filme também apresentará novos personagens, como a Princesa Irulan (Florence Pugh), a filha do imperador que tem um interesse especial por Paul, e Feyd-Rautha Harkonnen (Austin Butler), o sobrinho do cruel Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård) e seu herdeiro. O elenco ainda conta com nomes como Dave Bautista, Christopher Walken, Léa Seydoux e Charlotte Rampling.
O diretor Denis Villeneuve, que também assina o roteiro junto com Jon Spaihts, afirmou em entrevista que Duna 2 é a concretização de um sonho e sua maior obra-prima. Ele disse que o filme é mais do que um filme de ação, mas uma trama que explora a jornada mítica de Paul Atreides. Ele também revelou que o filme foi gravado em locações reais nos desertos de Abu Dhabi e da Jordânia, além de Budapeste e Itália, buscando uma maior fidelidade ao livro e ao ambiente de Arrakis.
As primeiras reações ao filme foram extremamente positivas, elogiando a direção, o roteiro, a fotografia, a trilha sonora, o elenco e os efeitos especiais. Alguns críticos chegaram a chamar Duna 2 de o épico de ficção científica definitivo, comparando-o a filmes como O Senhor dos Anéis e Star Wars. Outros destacaram a performance de Timothée Chalamet e Zendaya, que conseguiram transmitir a química e a profundidade de seus personagens.
Duna 2 é, sem dúvida, um dos filmes mais aguardados de 2024, e promete ser uma experiência cinematográfica inesquecível para os fãs da obra de Frank Herbert e para os amantes do gênero. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 29 de fevereiro, e não tem previsão de lançamento no streaming.

Nenhum comentário: