A aguardada Mostra Cearense Internacional de Cinema de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade inclusivo, tem início nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 16h horas no CCBNB Fortaleza.
Idealizada pelo cineasta Lucas Paz, e com curadoria de Isadora Ravena, o CINEDEIA destaca narrativas inclusivas e representativas através do audiovisual. Foram escolhidos 25 trabalhos de todo o país, realizados por cearenses. O evento acontece até dia 25 de fevereiro e vai passar por três cidades, Fortaleza, Limoeiro do Norte e Icó.
A seleção de filmes foi cuidadosamente escolhida para mostrar aos espectadores uma variedade de perspectivas e histórias. “Além do Olhar”, conta a história real de uma mulher cega congênita e sua experiência com o entorno. “Dor e Silêncio” e “Rótulos” de Renata Freitas, mostra perspectivas de uma pessoa surda no lide social, já “Tereza e Bruno” aborda o etarismo e perda entre mãe e filho.
O evento é único e resultado de meses de planejamento e dedicação da equipe organizadora, que se esforçou para criar um espaço acolhedor e inclusivo para realizadores do audiovisual e além das exibições disponibiliza debates e oficinas de roteiro para cegos e atuação em libras, com acessibilidade.
Lucas Paz convida a todos para participarem do momento. “Foi um momento muito sonhado por mim e por toda a equipe desde março de 2023. Compreender o audiovisual em suas mais diversas camadas e possibilitar a profissionalização cinematográfica de grupos sociais às margens, indo além da tão somente formação de público acessibilizada, é um desafio que tomei para mim como parte do meu propósito de vida, não livre de erros e de ajustes, e estamos tendo o prazer em compartilhar esta jornada com o público.” Diz o realizador.
Além dos filmes selecionados, haverá estréia nacional em salas de projeção com exibição especial na noite de abertura de “Tá Roxeda” (Nigéria Filmes, Aga Produções, Globo Filmes, Sistema Verdes Mares)” DIEGO VER A SINOPSE NA PROGRAMACAO E INCLUIR AQUI.
Sobre o CINEDEIA:
O CINEDEIA é um festival de cinema dedicado a promover a inclusão e a diversidade por meio de histórias autênticas contadas na tela. Com uma seleção cuidadosa de filmes, o festival busca inspirar diálogos significativos e celebrar a riqueza das experiências humanas.
Serviço:
I CINEDEIA - Mostra Cearense Internacional de Cinema de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade.
De 16-25 de fevereiro. Fortaleza, Limoeiro do Norte e Icó. 2 dias por cidade.
16/02
16h -Tapete Vermelho
17h - Cerimônia de Abertura com presença confirmada do secretário executivo de Diversidade Narciso Júnior e da cantora Luiza Nobel, compositora da vinheta.
18h-21h - exibições com libras e audiodescrição.
Dia 17/02
13h-17h- Oficina de atuação em libras, gratuita e não carece de experiência prévia.
16h -Tapete Vermelho
17h-21h exibições com libras e audiodescrição.
CCBNB Fortaleza - Entrada - 1kg de alimento ou material didático.
Mais Informações em @cinedeia.ce
Transmissões ao vivo em bit.ly/preformase
Nenhum comentário:
Postar um comentário