Evento abriu agenda com painéis, desfiles e discurso do diretor Claudio Silveira no Centro de Eventos do Ceará
A abertura oficial do DFB Festival 2025 reuniu grande público, entre criadores, estudantes, jornalistas e profissionais do setor na noite de quarta-feira (14), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A programação foi iniciada com uma fala de boas-vindas do idealizador e diretor do evento, Claudio Silveira, acompanhado de sua esposa, Helena Silveira, diretora-executiva da DFB. Também estiveram presentes autoridades e representantes do setor criativo, incluindo a secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa; a secretária de Turismo de Fortaleza, Denise Carrá; e a presidente da Associação Ceará Design, Aldiane Lima.
Em seu discurso, Claudio destacou o papel do festival como uma plataforma de visibilidade para a moda cearense. "Nos próximos quatro dias, ocupamos mais uma vez o Centro de Eventos do Ceará para celebrar a energia criativa do nosso povo, que se tornou Fortaleza associada ao design, cidade que respira criatividade e inovação. Muito disso é possível graças à atuação conjunta da sociedade civil e do poder público", destacou.
Antes do início do desfile “100% Ceart”, Claudio Silveira recebeu autoridades como a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a primeira-dama do Estado, Lia Freitas; o secretário executivo da Cultura, Rafael Felismino; o secretário executivo do Turismo, Gustavo Montenegro; e o presidente da Enel Ceará, José Nunes. Na ocasião, ele agradeceu o apoio institucional do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e das empresas parceiras na realização do evento.
Com o tema “Inteligência Autoral”, a DFB propõe, nesta edição, uma reflexão sobre os caminhos da criação a partir da integração entre tradição, inovação e identidade local. A agenda do primeiro dia incluiu cinco desfiles: DFB Revela Talento UniAteneu, 100% CEART, Jonhson Alves, Lindebergue e Almerinda Maria. As apresentações realizadas em duas salas, reforçando a diversidade de propostas estéticas e criativas.
No período da tarde, o Summit iniciou as atividades no Espaço Conexões, realizado em parceria com o Sebrae Ceará. Os painéis abordaram temas como sustentabilidade no upcycling, moda masculina e estratégias de imagem para marcas criativas. Participaram nomes como Marcelo Marini, Ana Cilana Braga (Enel), Mario Queiroz, David Lee e Catarina Cavalcante. A programação do Summit é gratuita e segue até sábado (17), com transmissão online pelos canais oficiais.
O Festival DFB 2025 segue até sábado com desfiles, workshops, painéis e atividades voltadas ao fortalecimento da moda autoral e da economia criativa. A entrada é gratuita e a programação completa está disponível nos canais oficiais do evento.
Confira a programação desta quinta-feira (15) - Summit:
14h30 às 15h15 – Negócios & Marca — Luiz Taniguchi;
15h30 às 16h15 – Mesa redonda “Moda autoral: os desafios e diferenciais” — Luiz Taniguchi, Silvania de Deus e Cândida Lopes.
Confira a programação desta quinta-feira (15) - Desfiles:
18h30 – DFB Revela Talento UFCA – Sala 2
19h — DFB Revela Talento UNIFOR – Sala 1
19h30 — Renda à Mão – Sala 2
20h — Criações LIL – Sala 1
20h30 — Catarina Mina – Sala 2
Festival DFB 2025
O festival amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. O evento também reforça seu comprometimento com a valorização do design independente, do saber artesanal e das novas tecnologias aplicadas à moda, proporcionando experiências que integram identidade, inovação e propósito.
Com curadoria atenta ao presente e olhar voltado para o futuro, o DFB Festival se reafirma como plataforma de visibilidade para estilistas, estudantes, empreendedores e designers que fazem da moda um instrumento de expressão cultural, econômico e social.
Concurso dos Novos
Por meio do Concurso dos Novos, o Festival DFB também conta com os desfiles de alunos das seguintes instituições: Unifor (Ceará), UFCA (Ceará), IFRN (Rio Grande do Norte), Senai RN (Rio Grande do Norte), Unipê (Paraíba), Unama (Pará), UFMG (Minas Gerais) e UCS (Rio Grande do Sul). Nesta edição, as equipes escolhidas — oriundas do Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul — concederam subsídios para viabilizar sua coleção e disputarão o prêmio de R$ 20 mil.
Sobre o DFB Festival
Criado em 1999, realizado anualmente e exclusivamente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos eventos multidisciplinares mais relevantes da América Latina que dialogam com moda autoral, cultura e ações formativas — é, portanto, uma plataforma poderosa e notória para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria da moda. A partir do incentivo a novos talentos autorais, contribui para a oxigenação do mercado criativo e o aprimoramento do comércio.
Crédito das fotos: Jamia Figueiredo, Eduardo Maranhão e Nicolas Gondim
Serviço:
Festival DFB 2025
Data: 14, 15, 16 e 17 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará / Fortaleza–CE
Instagram: @dfbfestival
Nenhum comentário:
Postar um comentário