segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Grupo leva teatro de bonecos para escolas indígenas

Esta semana espetáculo e pesquisa circulam pela região metropolitana de Fortaleza.  

 O Grupo Parafuso de Teatro inicia esta semana sua pesquisa e apresentação pelas escolas indígenas da Ponte e Aldeia Tapeba do Trilho, na região de Caucaia. A ideia é pesquisar a relação da cultura popular cearense no ensino ”a gente faz teatro e faz pesquisa também, a intenção é saber como a cultura tradicional é abordada com os alunos nas escolas públicas” explica Keven Rocha, diretor do Grupo.
A cultura tradicional popular é um legado cultural, baseado nas criações de uma comunidade, firmadas na expressão de seu povo e transmitidas de geração a geração. O Grupo estuda as manifestações culturais no Ceará há alguns anos e através dos seus espetáculos externa histórias da cultura cearense. 
O espetáculo Boi Eternidade é teatro de bonecos inspirado nos festejos cearenses,  e conta a história de um boi, o Eternidade, que não quer deixar a brincadeira, o bumba meu boi, acabar. Após a apresentação acontece uma roda de conversa para sensibilizar sobre a história do “Bumba meu Boi” contada no espetáculo, curiosidades sobre o teatro de bonecos e refletir sobre a recepção dessa manifestação da cultura tradicional popular nas escolas públicas. O projeto acontecerá nas escolas de Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Eusébio e Maracanaú.
O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza, aprovado no Edital para as Artes, Lei Paulo Gustavo/Cultura Tradicional Popular/2023. 

Cronograma das Atividades 


Dia 07 - 9h | Instituto Dos Cegos. Rua Dr. João Guilherme, 373 - Antônio Bezerra, Fortaleza.

Dia 12 - 9h | Escola Indígena Aldeia Tapeba do Trilho. Rua do Trilho, 4001- Capuan, Caucaia; e 

15h |  Escola Indígena da Ponte. Rua. do Prado, 52 - Parque Soledade, Caucaia. 

Dia 14 - 9h | Escola Suderland Bastos Mota. Av. Bernardo Manuel, 9970a - Rachel De Queiroz, Fortaleza; e 15h | Emef Deputado Ulysses Guimarães. Rua 29, 10 - Novo Oriente, Maracanaú.

Dia 16 - 9h | Escola Paulo Sá. Rua Manuel Nicolau Soares, 327-283 - Mangabeira, Eusébio; e

15h | Escola Rita Paula de Brito. Rua. Dr. Mário Gabel, 111 -  Pq Das Fontes, Aquiraz.


Sinopse: Eternidade é o nome de um boi que ama a cultura popular e que não quer deixar nunca essa brincadeira acabar. Joana é a melhor amiga do Boi Eternidade e filha do mestre Zé do Boi, que todos os anos organiza a brincadeira. Em dia de reisado a brincadeira é grande, tem música, dança, teatro de bonecos e contação de história. Nesta história o amor pela cultura popular fala mais alto, Joana e Mestre Zé do Boi saem em busca do Boi Eternidade que fugiu por um engano. Francisco, Catirina, Pajé, Jaraguá e Ema também fazem parte dessa grande brincadeira da cultura popular nordestina.
Ficha Técnica: Produção Executiva: Keven Rocha; Texto E Direção: Keven Rocha; Atores: Dudu Costa, Jaene Mariá, Mara Raquel De Oliveira, Miguel Cairo E Samuel Siebra.Ilustração: Israel Menezes; Fotógrafa: Jessica Alves; Assessoria De Imprensa: Kátia Karan; Realização: Grupo Parafuso De Teatro. 


Serviço:

Circulação e pesquisa da Cultura Popular através do espetáculo Boi Eternidade
De:  7 a 16 de agosto de 2024
Onde: Escolas Públicas de Fortaleza e Região Metropolitana

Nenhum comentário: