Dia da Cultura é celebrado por equipamentos da Secult Ceará no São Luiz
O Centro dos encontros, das artes, da cultura. Dia 05 de novembro, o coração de Fortaleza será ocupado por diversos grupos de territórios periféricos da cidade para celebrar o Dia Nacional da Cultura. O Cineteatro São Luiz, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim e Centro Cultural Porto Dragão, também equipamentos públicos da Secretaria da Cultura do Ceará, abre suas portas e enfeita a calçada da Praça do Ferreira para artistas e coletivos da periferia que participam de atividades e formações nos centros culturais.
A PROGRAMAÇÃO
Durante todo o dia, a arte produzida nas quebradas, protagonizada pela juventude negra, se manifesta em diferentes linguagens no São Luiz. A partir das 9h30, a exposição "Tão trágico que é poético” do artista Helder Carlos, conhecido como blecaute, é lançada no Foyer. São 28 obras que levantam questões filosóficas e sociológicas que percorrem o corpo, a mente e o espírito da população africana em diáspora. A exposição também ficará disponível durante todo o mês de novembro www.cineteatrosaoluiz.com.br .
Das 14h às 18h, a Praça do Ferreira vira palco para apresentações e performances poéticas. Wagner Gonçalves apresenta o monólogo "Estourou", sobre a experiência de quem é obrigado a esperar caridade. Em seguida, o Grupo Talart traz a alegria e a magia do circo. A Cia Anagrama performa a relação entre corpo, espaço e ancestralidade. O samba negro e periférico toma conta do palco com o Grupo +Melanina. O grupo PerímetroUrbano apresenta a força da juventude da periferia com “O Poético Caos dessa Cidade”.
Para fechar a noite, às 19h, no Palco do São Luiz, a Coletiva Negrada apresenta o espetáculo “Procedimentos para Não Esquecer”. A obra-processo integrou o Lab de Criação em Teatro 2020 do Porto Iracema, Lab de Criação 2021 do CCBJ, programa Arte em Rede e apresentações na Mostra Fuá (MA) e Mostra Ocan (CE). Classificação: 12 anos.
<< SERVIÇO >>
Dia da Cultura - Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim e Porto Dragão
Entrada: Gratuita
Data: 05 de novembro de 2022 | Horário: 9h30 às 19h | Classificação indicativa: Livre (exceto para o espetáculo "Procedimentos para não esquecer”: 12 anos)
9h30: exposição “Tão trágico que é poético”, de Helder Carlos (blecaute)
14h às 18h: Monólogo “Estourou” de Wagner Gonçalves, Grupo Talart, Cia Anagrama, Grupo +Melanina, grupo Perímetrurbano
19h: “Procedimentos para não esquecer”, da Coletiva Negrada
Local: Cineteatro São Luiz e Praça do Ferreira (R. Major Facundo, 500, Centro)
Assessoria de comunicação: Monique Linhares (85 986594762)
Nenhum comentário:
Postar um comentário