Peça "Sal Menino Mar", do Programa Ecocidadão, faz circulação pelo Estado
O Programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, aportou no litoral cearense e está percorrendo várias cidades litorâneas com o espetáculo “Sal Menino Mar”, que busca sensibilizar a sociedade sobre a preservação do Meio Ambiente e o descarte correto de resíduos - em especial no ambiente marinho. O espetáculo é patrocinado pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura; realizado pelo Grupo de Teatro Facetas Mutretas e Outras Histórias; e produzido pela BoBox Produções.
A jornada começou por Caucaia no dia 26/08 com a presença de alunos das Escolas Municipais : Luzia Correia Sales, Celina Sá Morais e Helena de Aguiar Dias. O espetáculo também realizou dupla apresentação na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde reuniu as crianças da Escola Novo Destino, projeto da GNR Fortaleza, em parceria com o Grupo Marquise, EcoFor e Grupo MDC, que acolhe crianças e adolescentes para promover a transformação por meio da educação, além de transeuntes que se interessaram pelo espetáculo. Foram momentos de muita informação, diversão com brincadeiras, jogos interativos da Academia de Ecocidadãos e com entregas do gibi “O Agente Ecocidadão”.
A próxima parada será nesta quarta-feira (30/08), no município Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), para a comunidade escolar do Colégio Maria de Fátima Façanha Silveira - com o apoio da Prefeitura Municipal. "O evento é muito oportuno. Quando se fala em meio ambiente, o foco é a sensibilização. Sempre digo que a cada mudança de hábito que auxilia o meio ambiente, o planeta agradece. Por meio da peça e da palestra, as crianças poderão reforçar essa mudança de atitude tão necessária, inclusive fazendo essa reflexão em casa, com os adultos", pontua Stella Barros, coordenadora de Educação Ambiental do município.
O espetáculo “Sal Menino Mar” conta, de forma lúdica e criativa, a história de Sal, um menino que vive no mar junto aos seres que habitam nas águas. Um dia ele ouve o lamento de uma concha que está sofrendo com a invasão de resíduos no seu habitat. Então Sal, o menino que vive no mar, começa a sua aventura que vai levá-lo ao fundo do oceano, encontrando diversos seres marinhos e enfrentando o monstro que está sujando o meio ambiente. No meio do percurso, Sal descobre que precisa de ajuda de todos, pois essa é uma batalha coletiva, em que cada um faz sua parte na sua casa, rua, bairro, escola e cidade.
“Estamos satisfeitos com a receptividade dessa circulação. O Programa Ecocidadão já tem em seu portfólio muitos projetos exitosos em várias cidades do País – alcançando milhares de jovens. O objetivo é não apenas transmitir noções de educação ambiental para crianças, mas, acima de tudo, fazer com que essa conscientização se transforme em atitude positiva, incentivando a criação de novos hábitos para descarte de resíduos no cotidiano das mesmas”, lembra Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.
A palestra “Os efeitos dos resíduos no mar” é ministrada pela Organização de Sociedade Civil Oceânica que, de forma bem didática, mostrará os principais resíduos que são depositados no mar por ação humana, bem como o tempo de degradação dos mesmos. Essa palestra também alcançará a comunidade pedagógica e professores, fomentando que, posteriormente, o tema seja aprofundado em sala de aula.
O espetáculo “Sal Menino Mar”, ainda acontecerá no novo Anfiteatro da Beira Mar, em Fortaleza, além de Aquiraz e Jericoacoara.
*O Programa Ecocidadão*
O Programa Ecocidadão há mais de 20 anos fomenta a conscientização socioambiental nas gerações futuras, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem os resíduos de forma correta. Com décadas de atuação, o Programa está em constante evolução e, com quase duas décadas de atuação, expandiu-se do mundo analógico e ganhou espaço no universo digital. Com o game Academia de Ecocidadãos, pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.
*Números do Programa Ecocidadão*
2013 - 8 escolas visitadas; 3 mil crianças impactadas;
2014 - 25 escolas visitadas; 10 mil crianças impactadas
2015 - 102 escolas visitadas; 38 mil crianças impactadas;
2016 - 2 edições da Feira Massa, realizadas com apoio da Marquise Ambiental e do Grupo Marquise. Ambas as edições alcançaram 13 mil participantes; com 5.200 domicílios impactados, nos bairros Barra do Ceará e Jangurussu;
2017 - 4 edições da Feira Massa realizadas até o momento, nos seguintes locais de grande densidade populacional: Pirambu, Planalto Ayrton Senna, Itaperi e Caucaia;
2018 - Projeto Urbano Arte realizado em 33 polos em 21 bairros;
2019 - A peça O Presente de Cecília visitou oito cidades do País como: Fortaleza, Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal levando a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente no presente para preservar o futuro, alcançando 25 mil jovens e crianças.
2021 - A peça O Presente de Cecília passou por Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Guaramiranga, Pacoti, Jijoca de Jericoacoara e Sobral. Nessa etapa, foram alcançadas mais de 8 mil pessoas.
*Ficha técnica do Projeto*
Giovanna Araújo – Atriz
Rodrigo Bico – Ator
Flávio Bittencourt – Cenotécnico e Ator
Arlindo Bezerra – Coordenador de Produção
Talita Yohana – Assistente de Produção
Rogério Ferraz – Coordenador Técnico e Operador de Luz
Sandro Paixão – Operador de Som
Rodrigo Sena – Fotografia e Vídeo
Maiara Menezes – Palestrante
Gleydson Gomes – Motorista Van
David Miranda - Motorista Caminhão
*Equipe Local*
Nilton Câmara – Intérprete de Libras
Regina Lima – Produção Local
Vini Fernandes – Estratégias de Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário