sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

REI DA COMÉDIA

CIRO SANTOS COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA

O ator, apresentador e humorista está lançando novo espetáculo e um concurso que irá premiar novos talentos da comédia no Ceará

Ele é o carioca mais cearense de todos os humoristas do estado. Ciro Santos já conquistou o público do Ceará e do Brasil, e se prepara para lançar um novo espetáculo que irá celebrar seus 30 anos de carreira. A novidade promete ser lançada no segundo semestre de 2022. Ciro acabou de lançar um novo concurso para revelar novos talentos do humor no Ceará. Os detalhes do concurso podem ser vistos no post desse mês "HUMOR" aqui no Blog DIVIRTA-CE e nas redes sociais do artista. Ele tem se dividido pelos shows e a apresentação de seu programa na TV Ceará, o "Ciro Santos Convida". Em entrevista para Felipe Muniz Palhano, Ciro falou sobre esses e outros assuntos. Veja! 


DIVIRTA-CE - Ciro, você é carioca mas já mora há décadas na Terra do Sol. Como você conheceu o Ceará e se interessou em seguir a carreira de comediante? Foi aqui em Fortaleza? Como foi esse início de vida artística?

CIRO SANTOS - Eu já trabalhava em teatros no Rio. Foi quando conheci Paulo Diógenes que me convidou para vir ao Ceará fazer algumas apresentações e estou até hoje. O humor entrou na minha vida a partir do momento em que vim ao Ceará.


DIVIRTA-CE - Você acabou de lançar o #DesafioCiroSantos, com a intenção de revelar novos talentos do humor. Como será esse concurso?

CIRO SANTOS - Eu vejo na internet muita gente que tem muito talento, mas não tem oportunidade. Conversando com minha equipe, tivemos a ideia de lançar algo que pudesse revelar novos talentos. Foi aí que nasceu o Desafio Ciro Santos. A competição terá algumas etapas eliminatória até chegarmos a dois finalistas. O vencedor ganhará 1 mil reais, contrato com a CS Produções Artísticas dentre outros prêmios.


DIVIRTA-CE - Na semifinal do concurso #DesafioCiroSantos, os participantes irão ao seu programa da TV Ceará na semifinal. Como está sendo essa experiência de apresentador, recebendo vários artistas locais e nacionais? Quais as entrevistas mais desafiadoras que já teve? Fale sobre outras experiências na televisão. 

CIRO SANTOS - Sim, os semifinalistas irão se apresentar no programa e a final acontecerá no Teatro do Humor Cearense. A experiência de apresentar um programa tem sido incrível, primeiro por ser algo que eu sempre quis, segundo por ser numa emissora tão especial e querida pelos cearenses que é a TV Ceará, além disso, tenho entrevistado muita gente bacana e talentosa do nosso estado e do país. Eu já tive um programa na Tv Diário logo quando a emissora foi inaugurada, se chamava “Sem Migo Ninguém Pode”. Eu apresentava e interpretava alguns personagens como Virgínia Del Fuego, Margô e um coronel que se chamava Jacinto Leite Aquino Rêgo. 


DIVIRTA-CE - Dos seus personagens, a Virgínia Del Fuego é a mais lembrada. Pelo que você atribui essa identificação do público e sucesso? 

CIRO SANTOS - A Virgínia foi o meu primeiro personagem. Ela existe desde quando eu me apresentava no Rio de Janeiro. Acho que o sucesso da Virgínia se atribui à forma como eu conduzo a personagem nos shows, interação com a plateia não é algo fácil, mas com a Virgínia eu consigo tirar risada muito fácil das pessoas. 


DIVIRTA-CE - Como você vê a evolução do humor do Ceará, da época que você iniciou a sua carreira até hoje? Quais são suas referências na comédia brasileira hoje e de anos atrás? Qual o(a) artista que mais te faz rir atualmente?

CIRO SANTOS - Eu vejo uma evolução positiva, temos muitos humoristas cearenses incríveis que estão em cena até hoje e novos humoristas que estão conquistando seu espaço. A minha maior referência na comédia brasileira nos dias atuais é a Tatá Werneck. Eu gosto muito da forma como ela faz humor, é rápida e inteligente e me faz rir bastante.


DIVIRTA-CE - Como está sendo esses anos de pandemia, as dificuldades que você tem enfrentado como artista e ser humano? Além de vários shows, o concurso e o programa "Ciro Santos Convida" na TV Ceará, tem outro projeto futuro que queira divulgar? O que você espera para o Brasil nesse ano de 2022 e para o humor do Ceará?

CIRO SANTOS - O início da pandemia foi muito complicado, me vi sem saber o que fazer, mas depois, junto da minha equipe, começamos a criar novos projetos com novos formatos que pudessem ser executados de forma virtual para que não deixássemos de trabalhar. Hoje, estou fazendo shows quase que diariamente, tomando todos os cuidados necessários. Eu quero divulgar e convidar a todas as pessoas, para assistir o meu espetáculo que celebra meus 30 anos de carreira no Ceará. A previsão é que a estreia seja no segundo semestre de 2022. É um grande projeto que tem um significado gigantesco para mim. Eu espero que neste ano a pandemia e o retrocesso que estamos vivendo acabe e que tenha muita paz e saúde pra todo mundo. E para o humor cearense muito mais sucesso e que novos talentos sejam descobertos porque existe sim espaço pra todo mundo!

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Confira os cursos de Moda e Beleza com inscrições abertas no Senac Ceará

Início das aulas acontece a partir do dia 31 de janeiro

Referência em qualificação profissional no segmento de beleza, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) está com inscrições para diversos cursos na área de moda e beleza, com início a partir do dia 31 de janeiro. Trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que querem se especializar ou até mesmo investir em uma nova área de atuação profissional.

Uma das opções ofertadas pelo Senac Centro ainda este mês é o de Cabeleireiro, voltado para pessoas que desejam se qualificar e/ou desenvolver as habilidades desse ramo do setor de beleza. Depilação, Manicure e Pedicure e Maquiador são outras opções ofertadas pela unidade neste período.

Já para os interessados na área de moda, a dica é o curso de Costureiro, que tem o objetivo de capacitar para a produção de peças de vestuário, apresentar conhecimentos para adaptação de modelagens prontas, ensinar a riscar, cortar, costurar e fazer acabamentos, dentre outras habilidades.

Para inscrições e mais informações sobre esses e outros cursos, é só acessar o site www.vemsersenacce.com.br ou entrar em contato através do telefone (85) 3270.5400.​

MOON KENZO

Porto Iracema celebra Dia da Visibilidade Trans com show virtual
Cantora sobralense fez show presencial e agora a apresentação estreia no Youtube da Escola

O show “Amarga” e uma entrevista exclusiva com a artista sobralense Moon Kenzo serão exibidos em formato virtual neste sábado, 29, no Youtube da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A estreia marca o Dia da Visibilidade Trans na programação da Escola, que conta com outras ações nas redes sociais. Originalmente realizado de forma presencial no pátio da Escola, em dezembro de 2021, a apresentação será reproduzida a partir das 19h.

Natural de Sobral-CE, Moon Kenzo desenvolve projetos como cantora, compositora e atriz. O show “Amarga”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Música da Porto Iracema, é resultado da imersão criativa da artista no programa formativo. Nas canções, repletas de experimentações sonoras, temáticas que abordam paixões, aflições, medos e vulnerabilidades são responsáveis por proporcionar “intensas explosões como uma bomba atômica pronta para destruir este CIStema colonial”.

Para ela, a apresentação presencial na Porto Iracema foi marcante na carreira como artista. “Acredito que representou uma reafirmação da continuidade do processo, estar no Porto naquele dia, no meu primeiro e único (até agora) show presencial”, comenta. Ao convidar o público, Moon ressalta a entrega envolvida na apresentação. “Acredito que tudo que me comprometi com a estética e com a técnica, eu entrego. O show está lindo e as canções estão cada dia mais ressignificadas dentre os contextos das nossas realidades. É Chique! É Sexy! É Amarga”, avalia.

Em seus trabalhos, a artista aborda a transgeneridade e a representação do corpo gordo e preto em prol do desenvolvimento de um protagonismo contra-hegemônico, criando representatividade e possibilidades através da arte. Na apresentação, ela é acompanhada de Gegê Teófilo, que também integrou o Laboratório de Música da Escola.

Sobre o Dia da Visibilidade Trans

Celebrado em 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans relembra a conquista de direitos civis e as lutas sociais históricas e diárias de pessoas transgêneras. O marco tem como origem a mesma data no ano de 2004, quando líderes do movimento trans se reuniram, no Congresso Nacional, para lançar a campanha “Travesti é Respeito”, em parceria com o Ministério da Saúde.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema celebra dia da visibilidade trans com show virtual da artista Moon Kenzo
Quando: 29 de janeiro, sábado, às 19h
Onde: Canal do Youtube da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito/td>

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

ESPECIAL

Encontro de Coreógrafos de Fortaleza promove atividades de formação gratuitas

Com o objetivo de proporcionar ações de fomento à criação e à discussão sobre a dança nas perspectivas criativas e técnicas, acontece de  31 de janeiro a 04 de fevereiro no Teatro Marcos Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), o Encontro de Coreógrafos de Fortaleza. No  dia 10 de fevereiro, em formato online.  Realizado pelos artistas Cléber Alves e Filipe Evans, o evento de formação e pesquisa, destinado a estudantes, profissionais e interessados em dança traz em sua programação residências artísticas (presencial) e seminário (virtual).  A programação é gratuita. 

A primeira ação é residência artística presencial com os professores Filipe Evans e Joalano Paulino, que juntos, irão ministrar a formação em dança no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). O projeto irá selecionar 15 artistas e não artistas, sendo as vagas prioritariamente para pessoas autodeclaradas negras, LGBTQIA+, moradores do Grande Bom Jardim e entorno. As inscrições acontecem de 24 a 30 de janeiro via Formulário Google solicitado através do celular/whatsapp (85) 9 9947-9548 da Flutuante - Produtora Cultural.

A residência proporcionará experiências de improvisação, a partir da dança contemporânea, mas também a elaboração de um “mapa” de criação, objetivando que o aluno (intérprete-criador), consiga transformar o improviso em uma ação que possa ser revisitada, expandida e potencializada. Serão abordados alguns fatores do movimento como: Tempo, Peso e Espaço, a partir dos estudos de Laban, assim como compartilhar referenciais sobre os moveres do corpo na contemporaneidade e seu processo de criação cênica a partir da vivência de cada participante da formação.

No dia 10 de fevereiro, às 19h, acontecerá a segunda ação do projeto,  o seminário virtual sobre Produção Cultural em Dança com as artistas e produtoras Ana Mundim, Déborah Santos e mediação de Cléber Alves. A conversa será direcionada às experiências das artistas convidadas, tendo como ponto de partida, a autoprodução cultural, o ser artista e produtora cultural. A transmissão será no canal do Centro Cultural Bom Jardim no Youtube,  com acessibilidade em Libras.

 

 O Encontro de Coreógrafos de Fortaleza  é produzido pela Flutuante - produtora cultural, coordenada por Juliana Tavares. Parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e a Cia de Dança de Itapajé. Este projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Serviço

Encontro de Coreógrafos de Fortaleza

Local: Teatro Marcos Miranda - Centro Cultural Bom Jardim

Residência em Dança (Presencial)

Dias 31/01 a 03/02 - 14h às 17h e 04/02 -13h às 17h.   

Inscrições: 24 a 30 de janeiro - via Formulário Google (solicitar através do contato/whatsapp (85) 9 9947-9548 - Flutuante - Produtora Cultural). Formação a partir de 18 anos.

Todos os participantes devem comprovar o passaporte de vacinação na ficha de inscrição e entrada do Centro Cultural Bom Jardim  ou teste negativo de Covid nas últimas 48 horas.

-  Todos os participantes não poderão estar com sintomas gripais nos últimos 5 dias.

 

Seminário Produção Cultural em Dança

Dia 10/02,  às 19h

Onde:  Canal do Centro Cultural Bom Jardim no Youtube - com acessibilidade em Libras.

Informações: (85) 99981-2259/(85)99236-8158

Instagram @flutuante.produtora

Programação gratuita


CINETEATRO

GENTIL BARREIRA E TERRA DA LUZ EDITORIAL LANÇAM LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DO SÃO LUIZ

O livro “Cineteatro São Luiz'' será lançado nesta quinta-feira (27/01) trazendo fatos e memórias deste equipamento cultural

O fotógrafo Gentil Barreira e a Terra da Luz Editorial vão promover o lançamento online do livro "Cineteatro São Luiz" no dia 27 deste mês, às 19h, pelo canal de Gentil Barreira no YouTube. Rachel Gadelha, gestora do Cineteatro de 2015 a 2021, Ethel de Paula autora dos textos da publicação, Miguel Ângelo (Nirez) que dispõe, do seu acervo, fotos da memória da cidade e Guilherme Silva, fotógrafo do equipamento, também estarão presentes na live. 

Em homenagem aos mais de 60 anos do Cineteatro, o projeto mergulha na trajetória de um dos mais vibrantes e importantes equipamentos culturais do país, contendo bastidores, fotos marcantes e relatos de artistas, produtores culturais, gestores, espectadores e apreciadores sobre o patrimônio cultural, histórico e artístico do Ceará que marca o coração de Fortaleza e a memória afetiva do cearense. 

Em 160 páginas, o livro-reportagem tem edição bilíngue (português e inglês) e passeia pela história do São Luiz, um dos poucos cinemas de rua na cena urbana brasileira, localizado em plena Praça do Ferreira, no centro da capital cearense. Inaugurado em 1958, restaurado em 2014 e reaberto em 2015 pelo Governo do Estado do Ceará, o Cineteatro vem se consolidando no palco da cultura brasileira como um equipamento público, democrático e plural. 

A obra conta com texto da jornalista Ethel de Paula e fotografias de arquivo Nirez, acervo Cineteatro São Luiz, acervo Imagem Brasil e Gentil Barreira. O Projeto “Cineteatro São Luiz - Fortaleza” recebeu patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, das empresas: Três Corações/ Café Santa Clara, Morlan, Cagece e Casa Pio e apoio cultural da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e Fecomércio. Com produção da Terra da Luz Editorial, conta com apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, e parceria da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).

O projeto apresenta fragmentos da vida artística e cultural desta casa de cinema e de espetáculos, considerada, desde 2016, a sala pública de cinema com a maior média de espectadores por sessão do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine). 

A publicação contará com versão digital acessível, disponível por meio de código QR-code impresso nos exemplares e veiculado gratuitamente no site da editora Terra da Luz Editorial. Com o intuito de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência visual também foram disponibilizadas 20 lâminas impressas em braile de algumas de suas principais páginas, para serem manuseadas pelos visitantes que frequentam o Cineteatro São Luiz e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará – BECE.

Para o proponente do Projeto, Gentil Barreira, o Cineteatro é uma referência como equipamento cultural na cidade. “Nos mais de 60 anos de sua existência, ele marcou a vida de gerações que foram assistir filmes inesquecíveis e hoje podem usufruir de uma diversificada programação. Renovado após a última reforma, estrutural e conceitual, traz uma dinâmica ao centro da cidade, reunindo públicos dos mais diversos bairros, cumprindo o papel de um polo cultural acessível e democrático”, declara Gentil.

Após o lançamento, o livro estará disponível para venda no site da editora.

O PROJETO

Na busca  por contribuir com a difusão e preservação da memória patrimonial e artística brasileira, o Projeto “Cineteatro São Luiz - Fortaleza”, conta com a publicação de um livro comemorativo dos 60 anos de criação do belíssimo Cineteatro São Luiz, referência arquitetônica, artística e cultural do estado do Ceará. Com imagens de diferentes períodos, depoimentos e texto elucidativos de sua trajetória ao longo de 6 décadas de existência, o livro se propõe, além de um documento permanente dessa memória, a ser um meio propício à reflexão em torno da importância da cultura e dos equipamentos que lhe dão suporte através dos tempos, particularmente os que se constituem como patrimônio arquitetônico em um contexto de constante renovação e mudança dos grandes centros urbanos brasileiros.

SOBRE A EDITORA:

Constituída em 1989, a Terra da Luz atua na organiza­ção de publicações com propostas diferenciadas, em que as imagens ganham destaque nos conteúdos. O foco que norteia a produção está voltado para a valo­rização e divulgação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural brasileiro.

Se antes a trajetória estava direcionada ao público adulto, recentemente foram introduzidas no catálogo obras voltadas para crianças e jovens. O propósito é incentivar o hábito e a apreciação da leitura, associa­dos à educação visual e à consciência da preservação patrimonial e ambiental. Em 2018, a editora teve três obras adotadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ministério da Educação.

A Terra da Luz adota como critério de ação a cuidadosa edição de imagens (fotográficas e ilustrativas) e a con­tratação de renomados autores, contando ainda com a experiência de uma equipe especializada para a realização dos serviços de impressão nas melhores empresas do país que asseguram a qualidade de suas publicações.

Além dos projetos próprios e de parceiros, a editora também realiza obras sob demanda, que podem ser desenvolvidas com investimento do cliente ou com a captação de recursos por meio de leis de incentivo fis­cal nos âmbitos federal, estadual ou municipal.

SERVIÇO:

Live de lançamento do livro “Cineteatro São Luiz”, com presença de Rachel Gadelha, Ethel de Paula, Gentil Barreira, Miguel Ângelo (Nirez) e Guilherme Silva 

Data: Quinta-Feira (27 de janeiro de 2022) 

Horário: 19 horas

Autora: Ethel de Paula 

Plataforma: Canal de Gentil Barreira no Youtube

Link de acesso do conteúdo virtual:

Canal de Gentil Barreira no Youtube

https://www.youtube.com/channel/UC1eEWKgBpwdlxUOq6zdr8AQ

Canal Cineteatro São Luiz no Youtube

[Ciclo de palestras] 60 anos do Cineteatro São Luiz - Fortaleza | Palestra com Ethel de Paula

https://www.youtube.com/watch?v=iIlhO9tEKFA

[Ciclo de palestras] 60 anos do Cineteatro São Luiz - Fortaleza | Palestra com Levi Jucá

https://www.youtube.com/watch?v=q22yRKHNoZs 

[Ciclo de palestras] 60 anos do Cineteatro São Luiz - Fortaleza | Duarte Dias

https://www.youtube.com/watch?v=HqFpx-9W5g4

Site Terra da Luz Editorial 

https://terradaluzeditorial.com.br/loja/acessiveis/

Para mais informações:

Patricia Veloso – coordenação do projeto

(85) 98878-7021 

BARES

NAYRA COSTA É ATRAÇÃO DO CANTINHO DO FRANGO NESTA SEXTA-FEIRA

Uma das vozes mais aclamadas da música cearense e intérprete renomada no cenário nacional com apresentações internacionais, a cantora Nayra Costa é atração desta sexta-feira, 28 de janeiro, no Cantinho do Frango, onde a partir das 18h, apresentará um super show com suas maiores influências na música internacional e nacional preparado especialmente para o Cantinho do Frango. Na  apresentação,  a cantora será acompanhada pelo guitarrista Mimi Rocha e pelo tecladista Hérlon Robson. Nayra promete fazer o público percorrer vários estilos musicais, cantar e viajar no tempo. Couvert: R$ 20,00

Sextas, sábados e domingos, na hora do almoço, o som vem do vinil com o Dj Barry White.  Nas sextas, no fim do dia, tem a A Hora Que O Galo Canta, que traz a música do Dj Alan Morais e um cardápio promocional das 16h às 20h. Momento ideal para quem quer descontrair, encontrar os amigos e saborear petiscos deliciosos, após um dia intenso de trabalho.  Outra promoção imperdível: na compra de duas cervejas Eisenbahn, a terceira é por conta do Cantinho do Frango. 

 A casa cumpre com todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde e também a solicitação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. Uso obrigatório de máscara em todos os ambientes. Não obrigatório para crianças até 12 anos ou pessoas que por razões médicas (reconhecidas em atestado médico) não puderam se vacinar.

Serviço
Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Funcionamento:
Segunda a Quinta-feira: 10h às 17h
Sexta-feira: 10h às 22h
Sábado e Domingo: 10h às 19h
Dj Alan Morais - Couvert: R$ 3,50
Nayra Costa   
 - Couvert: R$  20,00
Informações: (85) 3224 6112 / 98796  9066
Facebook: @cantinhodofrango
Instagram: @cantinhodofrangodesde1994
Amplo estacionamento
Aceita todos os cartões de crédito e débito

CINEMA

UNIVERSAL PICTURES ANUNCIA DATAS DE ESTREIA PARA FILMES NO BRASIL

Produções do primeiro trimestre do ano contemplam diferentes gêneros cinematográficos

A Universal Pictures anuncia as datas de lançamento para os filmes do primeiro trimestre de 2022 nos cinemas brasileiros. A lista do estúdio reúne:

Case Comigo (Marry Me), comédia romântica com Jennifer Lopez, Owen Wilson e Maluma, que estreia em 10 de fevereiro;

Licorice Pizza, comédia dramática de Paul Thomas Anderson estrelada por Alana Haim, Cooper Hoffman, Bradley Cooper e grande elenco, prevista para chegar aos cinemas brasileiros em 17 de fevereiro;

Belfast, comédia dramática escrita e dirigida pelo indicado ao Oscar Kenneth Branagh, com estreia prevista para 10 de março;

Os Caras Malvados (The Bad Guys), longa de animação dirigido por Pierre Perifel, previsto para chegar aos cinemas brasileiros a partir de 17 de março;

Cyrano, musical estrelado por Peter Dinklage, Haley Bennett e Kelvin Harrison Jr com estreia prevista para 31 de março.

As datas de estreia são sujeitas a alteração, para mais informações sobre a programação, consulte a rede de cinemas da sua cidade.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

ENTREVISTA

Zeca Camargo e suas "1001 Perguntas"


O jornalista e apresentador fala sobre o novo game show da Band TV

Com o desafio de apresentar um programa no mesmo horário do "Big Brother Brasil" e logo após o "Faustão na Band", o jornalista Zeca Camargo estreou na segunda passada o novo game show da Band TV, "1001 Perguntas", um jogo de perguntas de conhecimentos gerais que promete ser uma boa opção para quem não gosta do reality da TV Globo. Zeca falou sobre a dinâmica do novo programa, seus trabalhos atuais além do "1001 Perguntas", projetos futuros e ainda deu dica de turismo no Ceará. Confira! (Por Felipe Palhano)

DIVIRTA-CE - Quais as expectativas ao apresentar um game show diário como o "1001 Perguntas", logo após o programa "Faustão na Band" e no mesmo horário do Big Brother Brasil? Fale sobre o formato da nova atração e o que diferencia o programa de outros do gênero? 
ZECA CAMARGO - O que mais faz diferença são as pessoas que participam. Pela reação do público e das redes sociais nessa primeira semana de programa, dá para ver que as torcidas se formam rapidamente. Queremos isso, que as pessoas se envolvam com as perguntas, tentando adivinhar de casa, mas também que torçam e se identifiquem com quem está no estúdio com a gente. Além disso, acho que fugimos da monotonia dos games shows ao fazer vários tipos de perguntas diferentes, não apenas naquela linha ‘A B C e D’ – com uma opção certa. Sucessos como o “Conta-Quilômetros” e o “Deu Match” provam isso. 

DIVIRTA-CE - Além de apresentador, você continua como diretor de produção da Band? Quais os projetos que você sonha levar para a emissora? Hoje a televisão divide audiência como streaming e as redes sociais. Para você, qual o futuro da TV aberta? 
ZECA CAMARGO- No momento estou mesmo focado nas gravações do “1001 Perguntas”. É uma temporada de 65 episódios e isso consome bastante tempo – afinal de contas, é um programa diário! Quando terminar a temporada em abril, primeiro as férias... e depois vamos pensar em novos projetos. Ou, quem sabe, na segunda temporada de “1001 Perguntas”. 

DIVIRTA-CE - Durante anos na MTV e na Globo você entrevistou grandes artistas nacionais e internacionais pelo Brasil e o mundo. Sente falta das grandes reportagens?  
ZECA CAMARGO - Tenho um pouco de saudades sim, mas felizmente eu sigo fazendo as entrevistas no Splash, do UOL. Toda quarta-feira tem nosso talk show, e em 2021 por lá passaram Marisa Monte, Lázaro Ramos, Pabllo Vittar, Emicida, Adriane Galisteu – tanta gente legal, que não me deixa esquecer como eu gosto de fazer entrevistas! 

DIVIRTA-CE - Muitos sabem da sua paixão por viajar, inclusive tem alguns livros lançados e apresentou um programa de viagens na Band. Quais os lugares mais fascinantes que já visitou no mundo? E no Brasil? Você já foi muitas vezes ao Ceará e tem muitos fãs na Terra do Sol - inclusive apresentou o primeiro "No Limite" aqui. Qual o lugar do Ceará você recomendaria para as pessoas conhecerem? 
ZECA CAMARGO - Eu estou morrendo de saudades do Ceará – e posso dizer que conheço esse litoral aí como poucos. Difícil até dar uma dica só, porque são tantos os lugares que amo... Sei até que preciso conhecer o interior – tanta gente linda que sempre me convida... Uma hora eu vou! Mas vamos lá: uma dica? Vou ficar com Flecheiras, onde gravamos o “No Limite” em 2009 – e eu sei que continua um lugar lindo com gente muito querida! 

DIVIRTA-CE - Com diversas obras lançadas na literatura, inclusive uma biografia de Elza Soares, além de apresentar o "1001 Perguntas", já tem planos para lançar um novo livro? Quais os projetos do Zeca Cargo além da televisão? 
ZECA CAMARGO - Estou organizando meu segundo livro de contos, que deve sair no final de 2022. Fora isso, sigo com os programas na PlayFM, o “Replay”, no UOL, o “Splash Entrevista” e o “Splash Show”. E aí tem os podcasts que tenho feito na Deezer, como o “Essenciais”, entrevistando grandes nomes da nossa MPB. Vou até dar um spoiler... em fevereiro vem um novo podcast, também na Deezer, chamado “Depois daquele hit”... aguarde! 

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

ATÉ 11 DE FEVEREIRO

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2022 

As inscrições são gratuitas e os escritores podem concorrer com obras inéditas nas categorias Conto e Romance  

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de escritores inéditos. Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance e Conto. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Os interessados têm até 11 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/premiosesc

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, parceira do Sesc no projeto, com tiragem inicial de 2.500 exemplares. O anúncio dos vencedores será divulgado no mês de maio.  Desde a sua criação em 2003, mais de 17 mil livros foram inscritos e 33 novos autores revelados. 

Criada em 2003, a premiação tem como principal objetivo revelar novos escritores no País, destacando suas respectivas obras. Somente no ano passado, foram inscritos 1.688 livros, sendo 850 em Romance e 838 em Conto. Outra iniciativa bacana foi a realização de clubes de leitura com os vencedores das edições de 2019 e 2020. “O encontro desses escritores com o público, realizado de forma virtual, foi uma oportunidade para trocar ideias e experiências com o público, entre alunos de escolas e demais interessados no mundo das letras.  Vale destacar ainda a parceria do Sesc com a editora Record, contribuindo para a credibilidade e uma maior visibilidade ao projeto”, explica Raflésia Dias, supervisora de Cultura do Sesc Crato. 

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.  

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores, que vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada em Paris, o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal,e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.  


MEMÓRIAS

Premiada roteirista cearense do filme "Menino Maluquinho" estreia na literatura

Maria Gessy Sales lança uma bioficção sobre Miguel de Cervantes partir de pesquisa que fez para a TV

Uma ideia que surgiu em uma pesquisa para o especial de TV sobre Dom Quixote. Assim nasceu Eu, Miguel de Cervantes - memórias livro de estreia da escritora e roteirista premiada Maria Gessy Sales. 

“Ao ler sobre o autor fiquei fascinada sobre sua vida cheia de lances dramáticos, reviravoltas do destino, paixões intensas, além de uma confiança inabalável no seu talento e da sua obstinação de se tornar um escritor de sucesso”, compartilha.

Antes de lançar seu primeiro livro, Maria Gessy era roteirista e, junto com o amigo Ziraldo, trabalhou no premiado filme “O Menino Maluquinho” e “Uma Professora Muito Maluquinha”. Mais sobre essa parceria e a vida literária da roteirista está na entrevista a seguir.

Como foi seu processo de pesquisa? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Iniciei as pesquisas em 2010. Foi um processo muito extenso e demorado. Miguel de Cervantes possui uma das maiores fortunas críticas conhecidas. Li o máximo de estudos sobre sua vida, sobre os personagens históricos com os quais se envolveu e a época histórica que lhe coube viver.


Quais curiosidades sobre o autor de Dom Quixote o leitor encontrará no livro?

Cervantes é um típico fidalgo espanhol do século XVI, que muito jovem se envolve num duelo de espada e é obrigado a fugir do país. Surge então um Cervante heroico e aventureiro que luta com bravura na batalha de Lepanto e, prisioneiro dos turcos por 5 anos em Argel, tenta a fuga quatro vezes para libertar a si aos seus companheiros.

Por que entre tantos gêneros decidiu escrever este?

Talvez pela minha formação profissional. Como roteirista me especializei em escrever sobre cultura e arte, com ênfase na literatura. Um romance histórico envolve muita pesquisa o que sempre fez parte do meu processo de trabalho e também personagens reais. 

Qual é a principal mensagem que a obra traz aos leitores?

A de Cervantes como um homem íntegro, audacioso, apaixonado, aventureiro, que nos dá exemplos de grande coragem e heroísmo.

A senhora é uma roteirista premiada e agora pretende apostar na carreira de escritora. Por que decidiu mudar o rumo da carreira?

Sempre gostei de exercer minha profissão de roteirista, centrada em temas culturais e literários. Na verdade, só me veio a vontade de escrever um livro porque a vida de Cervantes me fascinou a tal ponto que eu quis repassar diretamente para o maior número possível de pessoas esse meu encantamento.

A senhora foi roteirista, junto com o seu amigo Ziraldo, do premiado filme O Menino Maluquinho e de Uma Professora Muito Maluquinha. Conte um pouco da sua relação com o escritor?

Conheci Ziraldo quando ele, junto com outros jornalistas, escritores e artistas gráficos editavam o Pasquim, início da década de 80. Fui pedir autorização para usar uma HQ do seu Pererê para minha segunda série didática de português. Nasceu aí uma amizade e uma parceria profissional que dura até hoje.

Quais são seus próximos projetos literários?

O livro já escrito sobre Miguel de Cervantes aborda da infância até o início da maturidade quando se fecha um ciclo de sua vida. Estou escrevendo a continuidade que vai até sua morte. É sobre um Cervantes desiludido com tudo o que havia acreditado até então. Mas, é desse homem cético que nasceu Dom Quixote, como ajuste satírico e bem humorado com suas próprias crenças e vivências do passado.

Sobre a autora: Sobre a autora: Maria Gessy de Sales formou-se em línguas neo-latinas pela PUC/RJ.  É roteirista, junto com o amigo Ziraldo, do premiado filme O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha. Autora do libreto da Ópera O Menino Maluquinho, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, temporada de 2015. É roteirista premiada de séries de documentários literários e culturais durante mais de três décadas em que atuou com roteirista da TVE/RJ. Atuou como freelance escrevendo documentários para FBL Produções. A série Artistas Plásticos Brasileiros foi transmitida pelo canal Arte 1 e ainda hoje pode ser vista pelo Curta. Nas décadas de 1970 e 1980, escreveu duas coleções de livros didáticos de Língua e Literatura Portuguesa, pelas editoras Brasil e Ática.

 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

FAUSTÃO NA BAND

Fausto Silva retorna à Band após 34 anos com programa diário

Segundo o apresentador, entre os convidados da estreia, nesta segunda, estão os atores ex-Globais Antônio Fagundes, Camila Queiroz e Kleber Toledo

Após 34 anos, Fausto Silva está de volta à Band, emissora que o projetou como um dos maiores comunicadores do país. Em nova fase, ele chega para apresentar o Faustão na Band, um programa diário, repleto de quadros, musicais, revelação de talentos e muita diversão.

A partir desta segunda, às 20h30, os brasileiros vão se deparar com um formato diferenciado e voltado para toda a família. Fausto participou na semana passada do programa Brasil Urgente, com José Luiz Datena, e anunciou que seus convidados desta segunda são Antônio Fagundes, Camila Queiroz e Kleber Toledo. Esses convidados não foram confirmados pela assessoria da Band.

O que foi divulgado é que o anfitrião receberia hoje  Zeca Pagodinho, Alexandre Pires e Seu Jorge na ‘Pizzaria do Faustão’, comandada por Pedro Almeida, que trabalha com o apresentador há 26 anos.

A volta de Faustão ao canal que o projetou como um dos maiores comunicadores do país mobilizou todos os departamentos da Band desde meados do ano passado. “Minhas expectativas estão a mil. Chegou a hora! Estamos nos preparando desde junho. São sete meses vivendo intensamente a empresa. Hoje, temos um programa muito bem estruturado, desde o departamento de jornalismo, de artes, cenografia, efeitos especiais e computação gráfica. Contamos com um universo de profissionais de televisão da melhor qualidade”, avalia Cris Gomes, diretor geral da atração.

O retorno do apresentador ao canal tem mobilizado todos os departamentos. O programa conta com uma equipe de 300 profissionais dedicada a fazer uma atração diferente a cada dia. “Um grande time trabalhou muito duro durante mais de seis meses para colocar a casa em pé e oferecer ao telespectador qualidade, entretenimento e alegria em um ambiente com muita variedade e animação. São dez horas de programação semanal”, explica o diretor Cris Gomes, que trabalha com Faustão há 20 anos.

Além de 30 bailarinas no palco e mais de 400 pessoas na plateia, uma das novidades é a atuação de Anne Lottermann e João Guilherme Silva como coapresentadores. “Eles vêm para colaborar com o Faustão dentro dessa programação de dez horas. Estarão ali para ajudar na condução do programa, dando opinião, informações, trazendo conteúdos e atrações. Enxergamos essa união como um grande encontro de gerações”.

Daiane de Paula e Carolina Miarelli serão as repórteres da galera, responsáveis por dar voz ao público e mostrar os bastidores do programa. Elas têm essa função de receber as caravanas e descobrir as curiosidades, assim como contar como acontece toda a produção por trás das câmeras e mostrar detalhes que às vezes não vão ao ar, mas que serão divulgados nos canais digitais do Grupo Bandeirantes. Enquanto isso, Jaqueline Ciocci irá a campo em busca de novos personagens e histórias de superação.

O estúdio auditório João Jorge Saad, uma homenagem ao fundador do Grupo Bandeirantes, foi montado especialmente para o Faustão na Band e é um dos mais modernos da América Latina, com realidade aumentada, telão de cinco metros de altura, chão de LED e a mesma tecnologia usada em grandes eventos internacionais, como Super Bowl e NBA. “No início, eu sempre brincava dizendo para os colegas aqui na Band que quando estivesse tudo pronto e nós ficássemos no centro do palco, com certeza iríamos sentir muito orgulho. Acredito que é essa a sensação de cada profissional que teve a oportunidade de estar lá dentro. É algo de primeiro mundo e está à altura do Faustão, do talento e da magnitude deste que é um dos maiores comunicadores da nossa era da comunicação”, enfatiza o diretor.

 

Conheça os quadros da atração

 Cassetadas do Faustão

As suas noites nunca mais serão as mesmas. Todos os dias, o riso estará garantido com as Cassetadas do Faustão.

 

Pizzaria do Faustão

Às segundas-feiras, artistas e personalidades têm encontro marcado na Pizzaria do Faustão. O palco do programa se transformará numa típica vila italiana com boa comida, bebida e papo divertido.

 

Grana ou Fama

O programa abrirá espaço para os artistas de todo o Brasil às terças-feiras. Eles terão a oportunidade de mostrar o seu talento aos jurados e ao grande público. Circo, dança, canto e tantas outras atrações estarão reunidos em um só lugar. Quem avança no jogo precisa escolher: grana ou fama? A cada noite, os participantes concorrem a R$ 25 mil e podem chegar a mais de R$ 100 mil.

 

Desbravadores do Planeta

Ainda às terças-feiras, não faltará aventura na tela da Band. Os biólogos João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo vão trazer as mais lindas paisagens e descobertas do mundo no quadro Desbravadores do Planeta.

 

Dança das Feras

Às quartas-feiras, os melhores dançarinos do país vão encarar uma competição eletrizante para não deixar ninguém parado. A diversidade de ritmos e o talento dos bailarinos prometem encantar o público.

 

Esta é a sua Vida

O quadro Esta é a sua Vida irá homenagear artistas e personalidades que dão orgulho ao nosso país. Fausto Silva vai surpreender grandes nomes da TV, da música, do jornalismo e do esporte no palco do programa. Os anônimos também irão mostrar para todo o Brasil os seus exemplos de vida inspiradores.

 

Na Pista do Sucesso

Os grandes sucessos musicais estarão presentes nas noites de quinta-feira. Os convidados vão participar de uma disputa para tentar adivinhar os clássicos e os hits do momento. Faustão dará uma ‘ajudinha’ com algumas dicas aos competidores, mas caso eles não acertem quem é o cantor, o auditório poderá arriscar o palpite.

 

Churrascão do Faustão

Sexta-feira é dia de resenha, de um bom papo e daquele delicioso churrascão. Esportistas, cantores e humoristas vão dar o pontapé inicial para o final de semana e os telespectadores poderão fazer parte desta festa.

Saiba mais sobre o programa Faustão na Band no site oficial.

ELETRO BOSSA NOVA DO CEARÁ

Banana Scrait faz mergulho no afro-samba de Baden e Vinicius em single “Berimbau”

Faixa integrará EP “Eletro Bossa Nova”

O duo cearense Banana Scrait segue reinventando sua sonoridade em seu novo projeto: o EP “Eletro Bossa Nova”. Após reimaginar clássicos da música nacional - “Água de Beber” e “Dindi”, de Tom Jobim, e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá -, agora o casal se volta para o afro samba de Baden Powell e Vinicius de Moraes ao recriar “Berimbau”. O EP com essas e outras faixas será lançado em fevereiro em todas as plataformas de música.

Ouça “Berimbau”: https://smarturl.it/BerimbauBananaScrait

“Berimbau” é uma das mais marcantes composições da parceria de Baden e Vinicius, um dos encontros mais produtivos da música brasileira. A colaboração prolífica entre o Poetinha, nos anos 60 já um dos medalhões da bossa nova, e o jovem violonista em ascensão direto da malandragem do samba e do choro, rendeu o marcante álbum “Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius”, de 1966, incluindo “Canto de Ossanha” e “Canto de Xangô”, dois exemplos de canções que marcariam a nossa música para sempre. Porém, “Berimbau”, lançada alguns anos antes e regravada múltiplas vezes em pouco tempo, acabou ficando de fora desse repertório.

A faixa foi escolhida pelo duo Banana Scrait para personificar as múltiplas raízes da nossa música. Sem perder a essência da original, a releitura de Andrea Agda e Daniel Arruda ganha novos contornos.

“‘Berimbau’ tem suingue, tem axé. O afro samba é celebrado com essa vibrante versão eletrônica que flerta com o drum n bass mantendo o batimento do surdo de marcação do samba tradicional. O vocal desliza suave e é um convite para dança”, resume a dupla. 

A brasilidade sempre permeou o som de Banana Scrait, passando também por rock, pela psicodelia, pelo progressivo e pela música clássica. A abordagem do casal para o projeto “Eletro Bossa Nova” é uma interpretação para clássicos desse ritmo brasileiríssimo por natureza com uma vibração nova: da chillwave, lounge music e até o funk com batida sincopada.

O novo EP vem para somar à discografia de Banana Scrait, que surgiu para canalizar as influências roqueiras de Andrea e Daniel - entre elas, The Smiths, Breeders e Elastica. O sucesso no nordeste logo se amplificou para o sudeste. A primeira demo foi lançada pelo respeitado selo Midsummer Madness em 1995, seguida pelo álbum “Yes, We Have Bananas”, dois anos depois. Em 2001 viria o EP “Tecnotopia”, unindo seu som a elementos eletrônicos. 

Após um período de hiato em Recife e de volta a Fortaleza, o Banana Scrait trabalhou no disco “Giostra” (2015), mesclando releituras do maestro Alberto Nepomuceno com composições próprias. Ainda em 2015, viria o álbum “Voo”, que começou a ser gestado em Pernambuco reunindo forte influência da MPB e utilizando instrumentos como clarinete, saxofone, vibrafone, sintetizador, piano, ukulele, castanholas e trombone, além de baixo, guitarra e bateria.

Agora, Banana Scrait segue se reinventando com uma sequência de singles. Além de “Dindi”, “Água de Beber”, “Manhã de Carnaval” e “Berimbau”, “Eletro Bossa Nova” contará com “Favela” (Tom Jobim) e “Gentle Rain” (Luiz Bonfá). Enquanto isso, é possível ouvir os singles em todas as principais plataformas.

Ficha técnica

Andrea Agda - Voz e violão

Daniel Arruda - Rhodes e sintetizadores

David Brasileiro - Baixo

Produzido por David Brasileiro

Gravado no Sonido estúdio (CE) por David Brasileiro

Mixado e masterizado no Panorama estúdio (CE) por David Brasileiro


Acompanhe Banana Scrait:

https://www.bananascrait.com.br/ 

https://bananascrait.bandcamp.com/ 

https://soundcloud.com/bananascrait 

https://www.youtube.com/channel/UCVgpfgIGGhY6E0FU_CBig3g/featured 

https://www.facebook.com/bananascrait 

https://www.instagram.com/bananascrait/ 


SAÚDE

Atendimentos por síndrome gripal aumentam 1.230% na primeira semana de janeiro e Hospital OTOclínica expande prestação de serviços
O surto das síndromes gripais no Ceará neste início de 2022 vem lotando emergências hospitalares. Conforme atual relatório de atendimentos do Hospital OTOclínica, recém-integrado ao Grupo Kora Saúde, já na primeira semana deste ano foi possível perceber um aumento de 1.230% na demanda por atendimento de pacientes com quadros de síndrome gripal. 

Enquanto que no dia 5 de dezembro de 2021 foram 23 atendimentos deste tipo na unidade, no dia 5 de janeiro de 2022 o número saltou para 306. No quarto dia deste ano atual, os atendimentos na emergência do hospital localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza chegaram ao pico de 361. 

O avanço dos casos de síndrome gripal começou a ser percebido no Hospital OTOclínica Matriz ainda no dia 27 de dezembro. Com isso, a diretoria se reuniu e adotou uma série de estratégias para otimizar a recepção de pacientes e garantir que aqueles que chegam ao hospital sem sintomas de síndrome gripal, mas também necessitando de atendimento de emergência, sejam bem recebidos.

Veja abaixo a lista das medidas adotadas

- Divisão das entradas. Uma exclusiva para fluxo de síndrome gripal outra para não gripal
- Divisão da equipe de classificação de risco, atendimento/recepção, equipe médica, sala de medicação e sala de observação
- Expansão das salas de medicação
- Divisão da equipe de laboratório para coleta de pacientes com síndrome gripal e não gripal
- Disponibilização de exames de detecção de sindrome gripais
- Equipe médica do pronto atendimento redimensionada para atendimento ao público
- Divisão dos leitos de internação e UTI em alas gripais e não gripais
- Treinamento das equipes de atendimento e assitencial sobre pacientes com síndrome gripal.

A unidade hospitalar aconselha que, se possível, pacientes busquem atendimento presencial às 7h ou a partir das 16h, pois o intervalo entre este período é de maior movimento. O serviço de pronto atendimento via telemedicina do Grupo OTO para casos de baixa complexidade permanece disponível.

O acesso acontece por meio do aplicativo OTO app, já disponibilizado na Google Play e App Store. Ao baixar o aplicativo, o paciente deve fazer um cadastro prévio, indicar os sintomas e selecionar data e horário para o atendimento. Após isso, ele(a) receberá um aviso da solicitação do atendimento  e deverá aguardar a chamada via teleconferência no OTO app. Planos de saúde aceitos para esta modalidade podem ser consultados dentro do próprio aplicativo.

CURIOSIDADES

10 países com os maiores salários mínimos do mundo


Estudo revela o poder de compra e a média de horas trabalhadas no Brasil e nos demais países

O Brasil é o segundo país com o menor salário mínimo na lista de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ficando somente à frente do México.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da OCDE e World Bank sobre a remuneração dos trabalhados no mundo.

As legislações referentes aos salários mínimos são relativamente novas em todos os países do globo. Em sua grande maioria foram lançadas somente no século 20.

A Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a implementar a lei de salário mínimo, em 1894. Enquanto os Estados Unidos aprovaram a lei somente em 1938. Atualmente os Estados Unidos não estão nem entre os dez países com os maiores salários mínimos do mundo.

 

Salário mínimo do Brasil e no mundo

A pesquisa utilizou o dólar como moeda base, e os salários foram ajustados pela paridade do poder de compra.

O salário mínimo médio no Brasil, foi de U$2,2 por hora. Ao considerar somente os países da América Latina, o Brasil fica atrás do Chile (U$3,3/hora) e Colômbia (U$2,9/hora).

Na ponta oposta, a Austrália é o país com o maior salário mínimo do mundo, com o valor de U$12,9 por hora, quase 6x a mais que no Brasil.

Apesar de um salário maior, a quantidade de horas trabalhadas é menor que no Brasil. Na média, os australianos trabalham 38 horas por semana. Um outro benefício, é que os trabalhadores recebem a contribuição chamada de superannuation, que soma um valor adicional de 9,5% para aposentadoria de cada trabalhador.

 

Quantidade de horas trabalhadas

Apesar de ter um dos menores salários mínimos, o México é o país em que o trabalhador tem a maior carga horária. No ano, são totalizadas 2.124 horas trabalhadas. Em 28,7% dos casos, os trabalhadores mexicanos ficam mais de 50 horas por semana nos escritórios.

Para efeito de comparação, no Brasil a média é de 39,5 horas trabalhadas por semana. Porém, esta menor carga horária semanal, não se resume em maior tempo livre. O tempo gasto no transporte ao trabalho, afeta a quantidade de horas livres do brasileiro. Na média, o brasileiro passa menos tempo fora do trabalho do que a maioria dos países - 14,6 horas são reservadas para comer, dormir e se socializar, em comparação com a média dos países da OCDE de 15 horas.

No caso da China, um fato curioso é que apesar de oficialmente o país adotar uma jornada de 40 horas semanais, existe o chamado "sistema 996". Praticado por algumas empresas, especialmente na área de tecnologia, o sistema possui este nome pois o trabalhador inicia às 9 da manhã e finaliza somente às 9 da noite, numa rotina que dura 6 dias na semana. No total são trabalhadas 72 horas por semana, mais de 80% em comparação com as 39,5 horas semanais no Brasil.

Fonte: OCDECupomValido.com.brWorld Bank

 

GRÁTIS

Porto Iracema das Artes abre inscrições para 100 vagas em cursos de férias

A programação Férias no Porto 2022 terá formações virtuais nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais


De 14 a 20 de janeiro, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza inscrições para os cursos da programação Férias no Porto, que este ano acontecerá em formato virtual, com aulas distribuídas entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro, no período da tarde e da noite.

Serão ofertadas três formações nas áreas de Artes Visuais e Audiovisual com um total de 100 vagas para residentes no Ceará. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Escola. A lista com os selecionados será divulgada no dia 21 de janeiro.

O poeta e pesquisador Rômulo Silva irá ministrar a oficina “Fora da vista: o pensamento do tremor de Édouard Glissant”. Na oportunidade, os participantes vão debater os principais conceitos do autor, poeta, etnólogo e filósofo martinicano, por meio de diferentes textos de sua autoria e outras poéticas de pensadoras, artistas e poetas brasileiras. A formação conta com 40 vagas e ocorre de 24 a 26 de janeiro, das 18h às 21h, pelo Google Meet. Para participar, a idade mínima é de 18 anos e é preciso ter o Ensino Médio completo.

Já a pesquisadora Tatiana Carvalho Costa será a responsável pela oficina “Olhares Negros na curadoria em cinema e audiovisual”. O objetivo da atividade é promover conversas sobre a atividade curatorial e analítica a partir de conceitos articulados por intelectuais negres do Brasil, como Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Leda Maria Martins e Jota Mombaça, em diálogo com as ideias apresentadas por bell hooks em “Olhares Negros: Raça e Representação”. A oficina será realizada entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, das 18h às 21h, também pelo Google Meet. São 40 vagas disponíveis e é preciso ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio concluído.

O professor PJ Brandão conduzirá a oficina de Fotoquadrinhos. Os encontros virtuais, misturando a teoria com a prática, tem como intuito explorar os limites das linguagens para quebrá-los e recompô-los em uma explosão de potencial criativo. Ou seja, mais do que entender o que é cada linguagem, os alunos poderão experimentar e colocar os conhecimentos em prática. A formação oferta 20 vagas e as aulas acontecerão de 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h, pelo Google Meet. Como requisito mínimo, é necessário ter 16 anos completos e estar cursando o Ensino Médio.

>>> Confira AQUI as ementas e os currículos dos professores. Veja, abaixo, os detalhes da programação Férias no Porto com horários e requisitos para participação:

Programação Férias no Porto 2022

FORA DA VISTA | O pensamento do tremor de Édouard Glissant

Com Rômulo Silva
Quando: 24 a 26 de janeiro, de 18h às 21h | Online via Google Meet
40 vagas para residentes no Ceará
Requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído.

Oficina de Fotoquadrinhos

Com PJ Brandão
Quando: 24 a 28 de janeiro, de 14h às 17h | Online via Google Meet
20 vagas para residentes no Ceará
Requisitos mínimos: a partir dos 16 anos completos e Ensino Médio em andamento.

OLHARES NEGROS na curadoria em cinema e audiovisual

Com Tatiana Carvalho Costa
31 de janeiro a 02 de fevereiro, de 18h às 21h | Online via Google Meet
40 vagas para residentes no Ceará
Requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Inscrições para cursos da programação Férias no Porto 2022
Quando: De 14 a 20 de janeiro, pelo formulário disponível no site da Escola 
100 vagas para residentes no Ceará
Período dos cursos: Entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro, à tarde e à noite
Gratuito e Virtual>

AULA DE CANTO

Inscrições abertas para o mini curso online Fundamentos do Canto Expressivo

Para quem deseja aprender ou aprimorar a prática do Canto, estão abertas de 14 a 20 de janeiro, inscrições para o minicurso  Fundamentos do Canto Expressivo.  O online e gratuito, a capacitação será ministrado pelo professor de Canto, arteterapeuta e musicoterapeuta, Glairton Santiago. As inscrições e as aulas acontecerão no site www.glairtonsantiago.com. Os participantes receberão certificado no final do curso.

Dividido em quatro módulos, o  minicurso Fundamentos do Canto Expressivo é um treinamento teórico e prático online para cantores jovens e adultos, iniciantes ou experientes  que desejam desenvolver ou aprimorar  performance vocal a partir de princípios da Pedagogia do Ensino do Canto, fundamentados na Ciência da Voz e na atual realidade do mercado para cantores.  O minicurso também pretende capacitar os participantes para terem uma compreensão ampla e contextualizada da carreira de cantor, a partir de uma visão crítica e comprometida com a continuidade do desenvolvimento profissional e artístico.

O minicurso Fundamentos do Canto Expressivo é um projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc 14.017/2020 por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Sobre Glairton Santiago

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Padre Dourado (FACPED), com formação em Arteterapia pelo Instituto Aquilae. É certificado na Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND).

É professor dos cursos de Pós-graduação em Musicoterapia na Faculdade Padre Dourado -CE (FACPED/GRADUALE) e na Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias - BA, em Educação Musical no Centro Sul-brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação - SC (CENSUPEG) e de canto na Universidade Sem Fronteiras UNISF - CE. É preparador vocal do Coral do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Tem experiência em atendimentos clínicos nas áreas do Neurodesenvolvimento, Neuroreabilitação, Transtornos Emocionais e Desenvolvimento Pessoal.

 

Serviço

Curso Fundamentos do Canto Expressivo com Glairton Santiago

Inscrições de 14 a 20 de janeiro no www.glairtonsantiago.com

Com certificado

Público-alvo: jovens e adultos interessados em desenvolver a voz cantada.

Gratuito

Mais informações: (85) 99626 6470

Instagram: @glairtonsantiago

 

domingo, 16 de janeiro de 2022

HUMOR

Ciro Santos lança competição para novos talentos

Com mais de 30 anos de carreira no Ceará, Ciro Santos lança o #DesafioCiroSantos, uma competição dividida em 4 etapas para revelar novos talentos do humor com votação popular.

As inscrições iniciaram no dia 10 de Janeiro e se encerram no dia 04 de Fevereiro. Os interessados devem postar um vídeo de até 1 minuto no instagram marcando a hastag #DesafioCiroSantos e e também o perfil @ciro_santos.

Ciro Santos conta ainda conta com a ajuda de sua equipe e alguns artistas de seu casting. São os humoristas; Aurineide Camurupim, Amadeu Maya e Titela que irão avaliar os vídeos inscritos e selecionar os 8 competidores.

As etapas:

1 – Inscrições:
Grave um vídeo de até 1 minuto no seu perfil no Instagram marcando @ciro_santos e com a hashtag #DesafioCiroSantos na legenda. Pode ser uma dublagem, piada, um personagem, o que você quiser.

2 – Eliminatória:
Votação popular para o público escolher os 4 melhores.

3 – Semifinal:
Os quatro semifinalistas irão se apresentar no programa Ciro Santos Convida da TV Ceará com exibição na TV e no Youtube para o público escolher os dois melhores.

4 – Final:
Os dois finalistas terão 5 minutos de apresentação no Teatro do Humor Cearense no ao vivo e para o público e votação popular.

Premiação:

O vencedor ou vencedora ganha R$ 1 Mil reais + 6 meses de contrato com a CS Produções Artísticas + Imersão digital para profissionalizar trabalho nas redes sociais + participação no Ciro Santos Convida na TV Ceará + participação no podcast @thetudopod + matéria especial no www.nocearatemdissosim.com.br e o segundo lugar leva R$ 500 + 3 meses de  contrato com a CS Produções Artísticas+ participação no podcast @thetudopod.

--

sábado, 15 de janeiro de 2022

ESTREIA NA TV

Zeca Camargo tem “1001 Perguntas” para fazer ao público a partir do dia 17 de janeiro

Novo game show da Band premiará dupla vencedora com R$ 20 mil por dia

Você sabe em qual país foi disputada a primeira Copa do Mundo? E quantos metros de altura tem o Cristo Redentor? Ou qual a distância exata de São Paulo até a Basílica Sagrada Família, em Barcelona? A partir da próxima segunda-feira, 17 de janeiro, esses e outros questionamentos serão respondidos no 1001 Perguntas, novo programa da Band que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30. Sob o comando de Zeca Camargo, o game show celebra a cultura pop da forma mais divertida e descontraída que o público já viu.

“Renovamos as maneiras de colocar as perguntas, de brincar com a emoção e, sobretudo, de fazer um jogo para que os telespectadores também possam participar. Apostamos em uma dinâmica mais rápida, muito conectada à cultura pop e aos assuntos que estão nas redes sociais. Os telespectadores não vão ver somente conteúdos ligados ao tradicional noticiário ou a uma enciclopédia”, adianta Zeca.
 
A cada edição, o apresentador recebe três duplas que colocarão à prova seus conhecimentos gerais. Mas não basta só saber a resposta. É preciso ter raciocínio rápido, intuição e capacidade estratégica para se dar bem na disputa. Esportes, música, cinema, televisão, literatura, turismo, costumes, animais, política, artes e invenções estão entre os temas abordados. “Vamos sair da tradicional competição de perguntas e respostas. Teremos o povo brasileiro representado nos participantes. As duplas estarão aqui para se divertirem de alguma forma, pois o que mais importa é que elas passem um bom momento com a família e que as pessoas em casa também sintam que podem participar”, enfatiza Ignácio Iglesias, diretor do programa.

Os pares, que já têm uma relação entre si, se enfrentam com o objetivo de acumular o maior número de pontos. “Temos uma preocupação de não fazer um show monótono. Elaboramos mais de uma maneira de testar os conhecimentos das pessoas. Vamos ter questões com quatro opções de respostas, mas outras em que será necessário usar o raciocínio, um pouco de adivinhação e até mesmo intuição. É um game muito acessível. Não precisa ser nenhum gênio para participar”, garante o apresentador.

Um dos destaques da atração é a presença da jornalista Carla Bigatto, âncora da rádio BandNews FM. Ela será a voz do programa e irá interagir com o anfitrião ajudando nas explicações, além de trazer curiosidades sobre os temas comentados de forma lúdica. “É ela quem coloca a logística para funcionar, mas ao mesmo tempo está totalmente livre para fazer comentários e brincar com os participantes. Eu levanto a bola e ela corta, o que tem dado muito certo”, elogia Zeca Camargo.

Segundo a jornalista, o convite para estrear na televisão surgiu como uma grata surpresa. “A minha estreia na TV neste momento é um presente. Posso dizer que estou me divertindo muito. Minha função no formato original seria ser uma espécie de Alexa, inspirada nas assistências de voz, algo meio tecnológico. Mas, pelo fato de eu gostar de tirar sarro das situações e ter algumas sacadas, minha participação vai além disso. Dou uma apimentada no programa. Eu trago as respostas dos desafios, as curiosidades e uma pitada de humor, já que essa é a minha veia mais forte”, explica.

A dupla com menor pontuação é eliminada, enquanto a que acertar o maior número de respostas leva R$ 20 mil para casa e continua competindo nos dias subsequentes, com outros adversários, para aumentar a premiação.

Conheça as etapas do programa

Resposta Certa

Clássicos dos game-shows da TV, “Resposta Certa” abre o programa e esquenta os motores para o que vem pela frente. Seis categorias aparecem no telão e, por trás de cada uma delas, há uma pergunta e quatro alternativas, sendo apenas uma a correta. Os questionamentos vêm com nomes lúdicos. Dessa forma, no lugar de “esportes, música, artes ou celebridades”, a ideia é brincar com o conteúdo da pergunta e, por vezes, confundir os participantes.

Uma questão sobre a época em que Neto jogava no Corinthians, por exemplo, pode vir oculta sob o nome de “Orelhudo” (fazendo alusão a um termo do repertório do apresentador). Mas, a dupla que se depara com esse nome, dificilmente o associa diretamente ao tema, turbinando a diversão.

 
Conta-Quilômetros

Neste jogo, todas as duplas jogam ao mesmo tempo. Elas devem adivinhar a distância da porta da Band até qualquer lugar do planeta: um museu, um monumento, uma cidade, uma cachoeira, um edifício, um estádio etc. Pode ser a distância por terra (e aí é levado em conta o trajeto por ruas e estradas) ou por ar (em linha reta).

Seis categorias aparecem no telão e, após uma delas ser escolhida, o ponto é revelado e o relógio começa a correr. Ao longo desse tempo, Zeca Camargo dá algumas dicas. Munidos de tablets, os competidores calculam mentalmente a possível distância e registram seus palpites no equipamento dentro do tempo proposto. Quem mais se aproximar, vence. Caso alguma dupla acerte a distância exata, ela ganha ainda mais pontos.
 

15 Nomes

Novamente, seis categorias surgem no telão. A dupla escolhe uma delas e 15 fotos são mostradas sequencialmente. O desafio é dizer o nome ou o apelido pelo qual a pessoa que aparece é conhecida.

Deu Match!

Após escolher uma das seis opções disponibilizadas, aparecem duas colunas, com cinco itens em cada, podendo ser: desenhos e seus criadores, invenções e seus inventores, celebridades e os times para os quais torcem, países e suas respectivas capitais ou moedas em circulação, dentre outros.

As informações vêm embaralhadas e a missão das duplas é ligar o item certo de uma coluna ao seu correspondente dentro do tempo estipulado.

Som na Caixa

É a prova musical do 1001 Perguntas. As seis categorias trazem os estilos musicais, como rock, sertanejo, MPB, samba, pagode... Há algumas variações, como “sofrência”, “anos 70”, “anos 80”, mas sempre com clara indicação do que se trata. Ao escolher uma opção, um trecho da música é reproduzido no estúdio. Em seguida, o tempo começa a correr e os competidores devem adivinhar quem é o intérprete e o nome da faixa.

Depois disso, uma nova parte da canção é tocada, mas, desta vez, a missão é completar a letra que vem na sequência.

Etapa final

Passando o Bastão

É o desafio final do 1001 Perguntas, disputado apenas pelas duas duplas mais bem colocadas. Trata-se de um verdadeiro rally de perguntas. Mas, ao contrário da primeira prova, aqui não há alternativas para escolher. Precisa responder direto, na lata.

Antes que a bateria de perguntas tenha início, os jogadores elegem um titular, que deverá responder sozinho, sem a ajuda do parceiro. Quem terminar a fase preliminar na dianteira tem a vantagem de começar. Se acertar, a pessoa continua respondendo e pontuando. Caso não saiba a resposta, ela pode “passar o bastão” para o seu companheiro, que dá continuidade ao game (mas não pode passar o bastão de volta). As respostas corretas, no entanto, passam a valer menos pontos. São cinco minutos para responder o máximo de perguntas. No caso de algum erro, o cronômetro regressivo é pausado, a alternativa certa é revelada e a dupla adversária reinicia o mesmo processo.
Ao final, quem tiver mais pontos vence o programa e retorna no dia seguinte para encarar novos adversários e acumular o prêmio em dinheiro.
 

1001 Perguntas, um formato original BOXFISH, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 17 de janeiro, logo após o Faustão na Band.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

MÚSICA AO VIVO

LUISINHO MAGALHÃES ABRE PROGRAMAÇÃO DE 2022 DO CANTINHO DO FRANGO

Um dos mais queridos intérpretes do Ceará, Luisinho Magalhães, juntamente com sua banda agitará  o Cantinho do Frango com repertório eclético e dançante no qual fazem uma viagem aos anos 60, 70 e 80, nesta sexta-feira, 14 de janeiro, a partir das 18h30, abrindo a programação musical 2022 da casa. Couvert: R$ 25,00.

 Espaço cultural focado na promoção da Música Popular Cearense (MPC) tem uma programação eclética. Sextas, sábados e domingos, na hora do almoço, o som vem do vinil com o Dj Barry White.  Nas sextas, no fim do dia, tem a A Hora Que O Galo Canta, que traz a música do Dj Alan Morais e um cardápio promocional das 16h às 20h. Momento ideal para quem quer descontrair, encontrar os amigos e saborear petiscos deliciosos, após um dia intenso de trabalho.  Outra promoção imperdível: na compra de duas cervejas Eisenbahn, a terceira é por conta do Cantinho do Frango. 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA  - A casa cumpre com todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde e também a solicitação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. Uso obrigatório de máscara em todos os ambientes. Não obrigatório para crianças até 12 anos ou pessoas que por razões médicas (reconhecidas em atestado médico) não puderam se vacinar.

 

Serviço
Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Funcionamento:
Segunda a Quinta-feira: 10h às 17h
Sexta-feira: 10h às 22h
Sábado e Domingo: 10h às 19h
Dj Alan Morais - Couvert: R$ 3,50
Luisinho Magalhães
 - Couvert: R$ 25,00
Informações: (85) 3224 6112 / 98796  9066
Facebook: @cantinhodofrango
Instagram: @cantinhodofrangodesde1994
Amplo estacionamento
Aceita todos os cartões de crédito e débito