domingo, 9 de janeiro de 2022

"NÃO VAI CALAR O AMOR"

Videoclipe de banda cearense é destaque em festivais internacionais

Trabalho audiovisual de estreia da banda Eletrocactus integrou a seleção oficial de 10 festivais em 7 países

O primeiro videoclipe da banda cearense Eletrocactus, intitulado “Não Vai Calar o Amor”,  acumulou ao longo do ano de 2021 uma série de premiações e menções em festivais internacionais de cinema. Até agora, já integrou a seleção oficial de dez festivais estrangeiros, sendo semifinalista em quatro deles e finalista do International Music Video Awards, da Inglaterra, além de ter recebido o prêmio de “Escolha do Público” no Soundance Film Festival, da Espanha, no qual também foi para a final nas categorias “Música” e “Filme”. A mais recente menção chegou na última segunda-feira, dia 6, quando entrou para a seleção oficial do Euro Video Song Awards, que será realizado nos próximos dias 10 e 11 em Paris, França.

“Não Vai Calar o Amor” é a primeira aventura audiovisual da Eletrocactus, tendo sido concebido e produzido pelos próprios integrantes da banda. A direção e a fotografia é do baixista Wesdley Vasconcelos, com a produção do guitarrista Gledson Rocha e da vocalista Gleucimar Rocha, e conceito artístico de todos os membros da banda em conjunto com o artista Márcio Dianton, que protagoniza o videoclipe.

A produção da obra se iniciou ainda em 2019, com todas suas as filmagens realizadas antes da pandemia do coronavírus, por várias locações inusitadas da cidade de Fortaleza. O ator Márcio Dianton protagoniza o enredo poético do videoclipe, com performances e intervenções urbanas em diversos bairros da cidade. O artista foi “flagrado” pelas câmeras andando em meio aos carros em avenidas movimentadas de Fortaleza, correndo por ruelas vazias do bairro Benfica e perambulando num conjunto habitacional abandonado situado numa zona da cidade dominada pelo tráfico de drogas.

A banda também utilizou como locação para o videoclipe uma imensa área verde do bairro Passaré, que foi desmatada em poucos dias para dar lugar a um condomínio residencial. Sem maiores explicações, os integrantes da banda adentraram o canteiro de obras, onde ainda haviam expostas raízes de árvores centenárias, e fizeram diversas tomadas sob os olhares atônitos dos operários da construção.

Por conta da intrínseca ligação da banda Eletrocactus com o maracatu cearense, foram captadas imagens do desfile de Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, durante o cortejo do Maracatu Nação Fortaleza, em 2019. As imagens servem de âncora rítmica para o videoclipe e dão leveza e movimento ao percurso imagético da obra.

Essa é a lista dos festivais estrangeiros nos quais o videoclipe de “Não Vai Calar o Amor” foi selecionado ou premiado:

International Music Video Awards - Inglaterra (finalista)

Soundance Film Festival - Espanha (finalista e escolha do público)

International Sound Future Awards - Estados Unidos - (semifinalista)

Rome Music Video Awards - Itália - (semifinalista)

Munich Music Video Awards - Alemanha (semifinalista)

Sweden Film Awards - Suécia (semifinalista)

Euro Video Song Awards - França (seleção oficial)

El Grito De Los Sin Voz - Espanha (seleção oficial)

First-Time Filmmaker Sessions - Inglaterra (seleção oficial)

The Lift-Off Sessions - Inglaterra (seleção oficial)

No Brasil, o videoclipe já integrou a Mostra de Videoclipes da Feira da Música e foi selecionado para o projeto Sons do Ceará, que exibe videoclipes de bandas locais na programação do Cineteatro São Luiz em Fortaleza.

O videoclipe pode ser assistido no Youtube pelo link https://youtu.be/O83pEMsOS_s

Nenhum comentário: