Dança no Ceará ganha plataforma digital
A dança cearense ganha um novo espaço de fomento, registro e divulgação, desta vez no virtual, com o lançamento do site Dança no Ceará – Catálogo da Dança Cearense (https://www.
Iniciativa de João Paulo Barros, Linhares Júnior e Victor Hugo Portela, em parceria com o Karthaz Studio e a Prodança, o espaço online foi desenvolvi
Através dessa construção democrática e autônoma, a proposta busca abranger ao máximo a diversidade da dança local sem hierarquias em relação à linguagem, função ou eixo de atuação na dança. Podem ser inseridas informações relativas a criações, escolas, companhias, grupos, artistas independentes, eventos, organizações de classe, publicações da dança local, além de inserção da agenda mensal de cada um desses eixos.
O catálogo online pretende reunir informações do presente e do passado, se configurando como um espaço de convergência de informações históricas da dança contribuindo para o registro, a pesquisa, a fruição e a veiculação do que é realizado pelos cearenses. Dança no Ceará pretende ser um arquivo vivo da dança local feito por e para agentes de dança em sua multiplicidade, abarcando distintas poéticas, campos de atuação e territórios nas esferas pública e privada.
Para os idealizadores, esse projeto é um ganho para o Estado que, infelizmente, não possui uma política pública voltada para registro e memória da produção em dança, o que acaba fazendo com que as ações, pessoas e projetos caiam no esquecimento. O anseio é que os agentes de dança do Estado, em sua diversidade, se apropriem do catálogo como algo de importância coletiva onde, além de registrar as suas atuações individuais, também terão um espaço para conhecer os trabalhos de outros agentes do presente e do passado.
Serviço
Dança no Ceará - Catálogo da Dança Cearense
https://www.dancanoceara.org
Data de lançamento: 19/12/2020 – 20h no YouTube e Instagram
Instagram: @dancanoceara
Nenhum comentário:
Postar um comentário