Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência transmitem alinhamento de Saturno e Júpiter ao vivo
O fenômeno, visto pela última vez na Idade Média, poderá ser observado a partir da reprodução das imagens captadas por telescópio.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, e a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará firmaram parceria para transmitir, nesta segunda-feira (21), a partir das 18h, no canal Astronomia da Seara da Ciência (https://www.youtube.com/
Segundo o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, a live foi pensada como forma de continuar ofertando ao público informações sobre Astronomia e Ciência. Em virtude da necessidade de preservar o isolamento social para conter a pandemia e, agora também em reforma, o Planetário Rubens de Azevedo segue fechado.
Conhecido como “grande conjunção”, o fenômeno demora décadas para acontecer, mas desde 1200 que os gigantes gasosos não estavam tão próximos um do outro e só foram vistos a olho nu há quase 800 anos, devendo acontecer novamente apenas em 2080.
“Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições meteorológicas, mas poderá ser visto também a olho nu. Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação”, afirma o professor Dermeval.
Serviço: Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência da UFC realizam transmissão ao vivo da Conjunção de Saturno e Júpiter
Data: 21 de dezembro de 2020 (segunda-feira)
Horário: 18h às 19h
Local: Canal da Seara da Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/watch?
Nenhum comentário:
Postar um comentário