terça-feira, 12 de março de 2019

POLÍTICA CULTURAL

Artistas do Ceará dialogam sobre cultura na agenda política no Fórum Nordeste das Artes

Novo projeto do Sesc reúne profissionais da arte em Fortaleza nesta semana
 
O mais novo projeto de Cultura do Sesc, o Nordeste das Artes, inicia sua primeira etapa com encontros estaduais que agregam a classe artística para o diálogo, proposição de ideias e formação de profissionais. Em Fortaleza, os artistas, estudantes, produtores, professores e gestores de equipamentos culturais se encontram durante três dias em Fortaleza, de 13 a 15 de março, para pensar e debater sobre A Cultura na agenda política”, tema escolhido para diálogo no fórum estadual do Ceará.
Em 2019, o projeto Sesc Nordeste das Artes será iniciado com o propósito de  contribuir para articular e estimular a produção artística em todos os estados da Região. Serão realizados fóruns, mapeamentos e trocas de experiências que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.
De 13 a 15 de março, os painéis do fórum estadual cearense aprofundam as reflexões sobre Direitos Culturais; Mapas Culturais e Políticas de Edital; Festivais de Cultura no Ceará; Acessibilidade Cultural; Panorama de Formação em Arte e Cultura; Gestão de Equipamentos Culturais.
“O Sesc sempre esteve aberto para o diálogo com os atores culturais, coletivos, pesquisadores, professores e, no Fórum Nordeste das Artes, pensaremos novas possibilidades de atuação dentro da Cultura”, explica o Gerente de Cultura do Sesc Ceará, Chagas Sales.
 
Direito de criar
Além da troca de experiências sobre gestão e implementação de políticas públicas culturais, estão em pauta questões relacionadas aos direitos culturais, como o a liberdade de criação artística. O acesso para que todas as pessoas possam “fruir as artes” está estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Artigo 27º) e disposta no Artigo 215 da Constituição Federal a “valorização de manifestações culturais”.
“Queremos colaborar para que a Cultura seja considerada pela sociedade algo essencial para o desenvolvimento humano, econômico e político do país. A liberdade de criação e expressão artística deve ser garantida, é um direito cultural que a gente precisa respeitar e potencializar”, explica o gerente de Cultura.
O fórum realizado em cada estado do Nordeste resultará em uma compilação que será apresentada à sociedade civil e norteará as ações do Sesc. Na próxima fase do Nordeste das Artes, acontecerão vivências e intercâmbios entre artistas do Nordeste.
“A nossa ideia é, no final do fórum, gerar conteúdos a partir do que for debatido e apresentá-los à sociedade. A proposta é aplicar o que for debatido em nossa programação”, afirma a coordenadora estadual de Cultura do Sesc Ceará, Maria Bezerra.
 
Painéis
Estratégias para identificar manifestações artísticas no território nordestino e incentivar o surgimento de novos grupos e artistas são detalhadas às 9h da manhã na mesa “Mapas Culturais e Políticas de Edital”, painel em análise no primeiro dia de Nordeste das Artes (13). Às 14h30, a idealizadora do Festival de Guaramiranga, Nilde Ferreira, e do Festival Audiovisual Universitário (Noia), Paulo Benevides, trazem seus aprendizados para o Projeto Nordeste das Artes.
Na quinta-feira (14), às 9h, os diálogos terão foco na acessibilidade para espetáculos de arte, com participação de Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da SECULT, e do produtor cultural especializado em ações acessíveis, Klistenes Bastos. À tarde, às 14h30, a coordenadora do Curso Artes Cênicas do IFCE, Fran Teixeira, fala sobre Formação em Arte e Cultura, junto à diretora do Porto Iracema das Artes e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UNIFOR, Bete Jaguaribe.
No último dia do fórum, às 9h, o gestor do Centro Cultural Belchior, Lenildo Gomes o ator e diretor Raimundo Moreira, compartilham seus aprendizados como gestores de equipamentos culturais. O último painel começa às 14h30 e aprofunda o tema dos direitos culturais, com a participação do Ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o gestor cultural Henilton Menezes e Gyl Giffony, membro da Inquieta Cia e do Instituto Brasileiro de Culturais.
 
Sesc Ceará
Norteado pela Política Cultural do Serviço Social do Comércio, o Sesc Ceará realizou  mais de quatro mil apresentações em todo o estado em 2018, contemplando 1.597.893 espectadores. Mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, é a instituição privada que mais investe em Cultura e desenvolvimento artístico no Estado. Um dos fundamentos do seu Programa é o “diálogo permanente entre os diversos atores sociais”(Política Cultural Sesc).
 
Serviço
Projeto Sesc Nordeste das Artes – Fórum Estadual Ceará
Data: 13 a 15 de março
Local:  Centro Cultural Belchior (
 Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema)
Gratuito

Programação

13/3
Mapas Culturais e Políticas de Edital
Horário: 9h
Palestrantes: Edilberto Florêncio, professor, mestre em história, articulador e consultor do mapa cultural de Sobral. Suzete Nunes, Secretária Executiva de Planejamento e Gestão da Cultura do Ceará

Festivais de Cultura no Ceará
Horário:14h30
Palestrantes: Nilde Ferreira, idealizadora do Festival de Guaramiranga. Paulo Benevides, idealizador do Festival Noia

14/3
Acessibilidade Cultural
Horário: 9h
Palestrantes: Klistenes Bastos, produtor cultural de ações acessíveis. Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult.

Panorama de Formação em Arte e Cultura
Horário: 14h30
Palestrantes: Fran Teixeira, diretora de teatro, Coordenadora do Curso de Licenciatura de Artes Cênicas do IFCE e professora dos Cursos de Mestrado da UFC e IFCE. Bete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema das Artes e Coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

15/3
           
Gestão de Equipamentos Culturais
Horário: 9h
Palestrantes: Lenildo Gomes, Gestor do Centro Cultural Belchior. Raimundo Moreira, ator, produtor, diretor e um dos idealizadores da Casa Absurda
 
Direitos Culturais
Horário: 14h30
Palestrantes: Henilton Menezes, Gestor Cultural e Ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Gyl Giffony,Membro da Inquieta Cia. e do Instituto Brasileiro de Culturais.

Nenhum comentário: