BRASIL NO OSCAR 2015
Indicado ao prêmio, filme sobre Sebastião Salgado reúne sabedoria, técnica e alma
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado durante o projeto Gênesis em imagem do filme 'O Sal da Terra': chance do Oscar para o Brasil; cerimônia acontece no próximo domingo
Wim Wenders começou a filmar em preto e branco por acaso. O cineasta, então estudante, descobriu que seu curta, um projeto de graduação da Escola de Cinema de Munique, poderia virar um longa se ele usasse filme em 16 mm preto e branco —mais barato na época. Wenders virou um dos mestres do estilo.
Sebastião Salgado começou a fotografar em preto e branco por opção. Formado em economia, o mineiro poderia ter sido um competente burocrata, mas decidiu arriscar tudo em um equipamento fotográfico e na profissão tumultuada de jornalista na França do fim dos anos 1960. Salgado virou um dos mestres do preto e branco.
Essa pororoca monocromática se encontraria mais cedo ou mais tarde. Wenders já havia comprado originais de Sebastião Salgado e ambos são fanáticos por futebol. Veio a calhar que eles formassem dois alicerces do triângulo documental que é "O Sal da Terra", completo com a codireção de Juliano Ribeiro Salgado, filho de "Tião" e companheiro de várias viagens ao lado do pai.
É seguro dizer que o documentário laureado com o prêmio especial do Júri da Mostra Um Certo Olhar, em Cannes, e, agora, finalista do Oscar, não teria tanta qualidade sem qualquer um dos três envolvidos. Sabedoria, técnica e alma se misturam organicamente no filme sobre a realização do projeto "Genesis".
Obviamente, Sebastião Salgado é a força motriz do filme. O fotógrafo brasileiro é carismático, mas tem a rispidez necessária do jornalismo. O que é perfeito para um documentário sobre um homem em busca de explorar o mundo, mas que nunca foi intimamente explorado como sua obra.
Wenders e Juliano entenderam que Sebastião e seu trabalho são um só, impossíveis de serem desmembrados. Por isso, o documentário enquadra o fotógrafo misturado a suas imagens, sempre contando algum fato impressionante por trás daquele granulado preto e branco.
Seja em Serra Pelada, seja na África, o ponto em comum é um homem aprendendo com suas raízes, mesmo desgostoso de algumas de suas ramificações. É assim que os dois diretores passam a tratar do Instituto Terra, projeto de preservação ambiental de Salgado e sua mulher, Lélia. De início, não seria surpresa encarar o assunto, que marca o fim de "O Sal da Terra", como uma "rasgação de seda".
Mas, na verdade, marca uma metamorfose de um sujeito incansável e preocupado com o chão onde pisa e mora. Sebastião Salgado não precisa de tapa nas costas. Wenders não dirige com essa finalidade e Juliano fez do filme uma espécie de terapia familiar para poder remendar a relação distante com o pai. No fim, o documentário emociona sem pieguice e revela as diversas cores de um gênio da fotografia. Mesmo que, na sua maior parte, em preto e branco.
A cerimônia do Oscar será transmitida no próximo domingo, direto de Hollywood, pelos canais Globo e TNT. Acompanhem a cobertura online do blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).
Veja a lista das principais indicações ao Oscar 2015:
Melhor Filme
"Boyhood"
"O Jogo da Imitação"
"Whiplash"
"Birdman"
"O Grande Hotel Budapeste"
"Selma"
"A Teoria de Tudo"
"Sniper Americano"
Melhor diretor
"Birdman" Alejandro G. Iñárritu
"Boyhood" Richard Linklater
"Foxcatcher" Bennett Miller
"O Grande Hotel Budapeste" Wes Anderson
"O Jogo da Imitação" Morten Tyldum
Melhor ator
Steve Carell em "Foxcatcher"
Bradley Cooper em "Sniper Americano"
Benedict Cumberbatch em "O Jogo da Imitação"
Michael Keaton em "Birdman"
Eddie Redmayne em "A Teoria de Tudo"
Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall em "O Juíz"
Ethan Hawke em "Boyhood"
Edward Norton em "Birdman"
Mark Ruffalo em "Foxcatcher"
J.K. Simmons em "Whiplash"
Melhor atriz
Marion Cotillard em "Dois Dias, Uma Noite"
Felicity Jones em "A Teoria de Tudo"
Julianne Moore em "Para Sempre Alice"
Rosamund Pike em "Garota Exemplar"
Reese Witherspoon em "Livre"
Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette em "Boyhood"
Laura Dern em "Livre"
Keira Knightley em "A Teoria da Imitação"
Emma Stone em "Birdman"
Meryl Streep em "Caminhos da Floresta"
Melhor direção de câmera
"Birdman", Emmanuel Lubezki
"O Grande Hotel Budapeste", Robert Yeoman
"Ida", Lukasz Zal and Ryszard Lenczewski
"Sr. Turner", Dick Pope
"Invencível", Roger Deakins
Melhor filme estrangeiro
"Ida", Poland
"Leviathan", Russia
"Tangerines", Estônia
"Timbuktu", Mauritânia
"Wild Tales", Argentina
Melhor animação
"Big Hero 6"
"Os Boxtrolls"
"Como Treinar o Seu Dragão 2"
"Song of the Sea"
"O Conto da Princesa Kaguya"
Melhor canção
"Everything is Awesome", "Uma Aventura Lego"
"Glory", "Selma"
"Grateful", "Behind the Lights"
"I'm Not Going to Miss you", Glen Campbell
"Lost Stars", "Mesmo Se Nada Der Certo"
Melhor efeitos especiais
"Capitão América 2: O Soldado Invernal"
"Planeta dos Macacos: O Confronto"
"Guardiões da Galáxia"
"Interstelar"
"X-Men: Dias de um Futuro Esquecido"
Melhor documentário
"Citizenfour"
"A Fotografia Oculta de Vivian Maier"
"Last Days in Vietnam"
"O Sal da Terra"
"Virunga"
Melhor curta documentário
"Crisis Hotline: Veterans Press 1" Ellen Goosenberg Kent and Dana Perry
"Joanna" Aneta Kopacz
"Our Curse" Tomasz Sliwinski and Maciej Slesicki
"The Reaper (La Parka)" Gabriel Serra Arguello
"White Earth" J. Christian Jensen
Melhor edição
"Sniper Americano"
"Boyhood"
"O Grande Hotel Budapeste"
"O Jogo da Imitação"
"Whiplash"
Melhor edição de som
"Sniper Americano"
"Birdman"
"O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"
"Interstelar"
"Invencível"
Melhor mixagem de som
"Sniper Americano"
"Birdman"
"Interstellar"
"Unbroken"
"Whiplash"
Melhor curta de animação
"The Bigger Picture"
"The Dam Keeper"
"Feast"
"Me and My Moulton"
"A Single Life"
Melhor figurino
"O Grande Hotel Budapeste" Milena Canonero
"Vício Inerente" Mark Bridges
"Caminhos da Floresta" Colleen Atwood
"Malévola" Anna B. Sheppard and Jane Clive
"Sr. Turner" Jacqueline Durran
Melhor roteiro adaptado
"Sniper Americano", Jason Hall
"O Jogo da Imitação", Graham Moore
"Vício Inerente", de Paul Thomas Anderson
"A Teoria de Tudo", de Anthony McCarten
"Whiplash", de Damien Chazelle
Melhor roteiro
"Birdman", de Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo
"Boyhood", de Richard Linklater
"Foxcatcher", de E. Max Frye and Dan Futterman
"O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson; história de Wes Anderson & Hugo Guinness
"Nightcrawler", de Dan Gilroy
Indicado ao prêmio, filme sobre Sebastião Salgado reúne sabedoria, técnica e alma
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado durante o projeto Gênesis em imagem do filme 'O Sal da Terra': chance do Oscar para o Brasil; cerimônia acontece no próximo domingo
Wim Wenders começou a filmar em preto e branco por acaso. O cineasta, então estudante, descobriu que seu curta, um projeto de graduação da Escola de Cinema de Munique, poderia virar um longa se ele usasse filme em 16 mm preto e branco —mais barato na época. Wenders virou um dos mestres do estilo.
Sebastião Salgado começou a fotografar em preto e branco por opção. Formado em economia, o mineiro poderia ter sido um competente burocrata, mas decidiu arriscar tudo em um equipamento fotográfico e na profissão tumultuada de jornalista na França do fim dos anos 1960. Salgado virou um dos mestres do preto e branco.
Essa pororoca monocromática se encontraria mais cedo ou mais tarde. Wenders já havia comprado originais de Sebastião Salgado e ambos são fanáticos por futebol. Veio a calhar que eles formassem dois alicerces do triângulo documental que é "O Sal da Terra", completo com a codireção de Juliano Ribeiro Salgado, filho de "Tião" e companheiro de várias viagens ao lado do pai.
É seguro dizer que o documentário laureado com o prêmio especial do Júri da Mostra Um Certo Olhar, em Cannes, e, agora, finalista do Oscar, não teria tanta qualidade sem qualquer um dos três envolvidos. Sabedoria, técnica e alma se misturam organicamente no filme sobre a realização do projeto "Genesis".
Obviamente, Sebastião Salgado é a força motriz do filme. O fotógrafo brasileiro é carismático, mas tem a rispidez necessária do jornalismo. O que é perfeito para um documentário sobre um homem em busca de explorar o mundo, mas que nunca foi intimamente explorado como sua obra.
Wenders e Juliano entenderam que Sebastião e seu trabalho são um só, impossíveis de serem desmembrados. Por isso, o documentário enquadra o fotógrafo misturado a suas imagens, sempre contando algum fato impressionante por trás daquele granulado preto e branco.
Seja em Serra Pelada, seja na África, o ponto em comum é um homem aprendendo com suas raízes, mesmo desgostoso de algumas de suas ramificações. É assim que os dois diretores passam a tratar do Instituto Terra, projeto de preservação ambiental de Salgado e sua mulher, Lélia. De início, não seria surpresa encarar o assunto, que marca o fim de "O Sal da Terra", como uma "rasgação de seda".
Mas, na verdade, marca uma metamorfose de um sujeito incansável e preocupado com o chão onde pisa e mora. Sebastião Salgado não precisa de tapa nas costas. Wenders não dirige com essa finalidade e Juliano fez do filme uma espécie de terapia familiar para poder remendar a relação distante com o pai. No fim, o documentário emociona sem pieguice e revela as diversas cores de um gênio da fotografia. Mesmo que, na sua maior parte, em preto e branco.
A cerimônia do Oscar será transmitida no próximo domingo, direto de Hollywood, pelos canais Globo e TNT. Acompanhem a cobertura online do blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).
Veja a lista das principais indicações ao Oscar 2015:
Melhor Filme
"Boyhood"
"O Jogo da Imitação"
"Whiplash"
"Birdman"
"O Grande Hotel Budapeste"
"Selma"
"A Teoria de Tudo"
"Sniper Americano"
Melhor diretor
"Birdman" Alejandro G. Iñárritu
"Boyhood" Richard Linklater
"Foxcatcher" Bennett Miller
"O Grande Hotel Budapeste" Wes Anderson
"O Jogo da Imitação" Morten Tyldum
Melhor ator
Steve Carell em "Foxcatcher"
Bradley Cooper em "Sniper Americano"
Benedict Cumberbatch em "O Jogo da Imitação"
Michael Keaton em "Birdman"
Eddie Redmayne em "A Teoria de Tudo"
Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall em "O Juíz"
Ethan Hawke em "Boyhood"
Edward Norton em "Birdman"
Mark Ruffalo em "Foxcatcher"
J.K. Simmons em "Whiplash"
Melhor atriz
Marion Cotillard em "Dois Dias, Uma Noite"
Felicity Jones em "A Teoria de Tudo"
Julianne Moore em "Para Sempre Alice"
Rosamund Pike em "Garota Exemplar"
Reese Witherspoon em "Livre"
Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette em "Boyhood"
Laura Dern em "Livre"
Keira Knightley em "A Teoria da Imitação"
Emma Stone em "Birdman"
Meryl Streep em "Caminhos da Floresta"
Melhor direção de câmera
"Birdman", Emmanuel Lubezki
"O Grande Hotel Budapeste", Robert Yeoman
"Ida", Lukasz Zal and Ryszard Lenczewski
"Sr. Turner", Dick Pope
"Invencível", Roger Deakins
Melhor filme estrangeiro
"Ida", Poland
"Leviathan", Russia
"Tangerines", Estônia
"Timbuktu", Mauritânia
"Wild Tales", Argentina
Melhor animação
"Big Hero 6"
"Os Boxtrolls"
"Como Treinar o Seu Dragão 2"
"Song of the Sea"
"O Conto da Princesa Kaguya"
Melhor canção
"Everything is Awesome", "Uma Aventura Lego"
"Glory", "Selma"
"Grateful", "Behind the Lights"
"I'm Not Going to Miss you", Glen Campbell
"Lost Stars", "Mesmo Se Nada Der Certo"
Melhor efeitos especiais
"Capitão América 2: O Soldado Invernal"
"Planeta dos Macacos: O Confronto"
"Guardiões da Galáxia"
"Interstelar"
"X-Men: Dias de um Futuro Esquecido"
Melhor documentário
"Citizenfour"
"A Fotografia Oculta de Vivian Maier"
"Last Days in Vietnam"
"O Sal da Terra"
"Virunga"
Melhor curta documentário
"Crisis Hotline: Veterans Press 1" Ellen Goosenberg Kent and Dana Perry
"Joanna" Aneta Kopacz
"Our Curse" Tomasz Sliwinski and Maciej Slesicki
"The Reaper (La Parka)" Gabriel Serra Arguello
"White Earth" J. Christian Jensen
Melhor edição
"Sniper Americano"
"Boyhood"
"O Grande Hotel Budapeste"
"O Jogo da Imitação"
"Whiplash"
Melhor edição de som
"Sniper Americano"
"Birdman"
"O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"
"Interstelar"
"Invencível"
Melhor mixagem de som
"Sniper Americano"
"Birdman"
"Interstellar"
"Unbroken"
"Whiplash"
Melhor curta de animação
"The Bigger Picture"
"The Dam Keeper"
"Feast"
"Me and My Moulton"
"A Single Life"
Melhor figurino
"O Grande Hotel Budapeste" Milena Canonero
"Vício Inerente" Mark Bridges
"Caminhos da Floresta" Colleen Atwood
"Malévola" Anna B. Sheppard and Jane Clive
"Sr. Turner" Jacqueline Durran
Melhor roteiro adaptado
"Sniper Americano", Jason Hall
"O Jogo da Imitação", Graham Moore
"Vício Inerente", de Paul Thomas Anderson
"A Teoria de Tudo", de Anthony McCarten
"Whiplash", de Damien Chazelle
Melhor roteiro
"Birdman", de Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo
"Boyhood", de Richard Linklater
"Foxcatcher", de E. Max Frye and Dan Futterman
"O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson; história de Wes Anderson & Hugo Guinness
"Nightcrawler", de Dan Gilroy
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