segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MODA

Moda, gastronomia, artes e música no primeiro "Fuá" do ano
 

Promovido pelo Ateliê da Sil, na Praia de Iracema, o evento retorna em 2015 e reafirma o convite às pessoas ocuparem a rua com arte e delicadeza

 

Nesta sexta-feira de pré-carnaval, o Ateliê da Sil promove a primeira edição de 2015 do Fuá, evento que acontece uma vez por mês no ateliê – e na calçada - da estilista Silvania de Deus, na Praia de Iracema. Das 16h às 22h, o ateliê estará aberto para uma edição especial do evento, que desta vez receberá, de Recife, o artista plástico Rinaldo Silva e a jornalista e cozinheira Germana Aciolly, e de Fortaleza a cantora Paula Tesser.
Esta será a oitava edição do Fuá, que começou em junho do ano passado, aos sábados. O evento é um encontro entre amigos criadores de moda, música, arte, design e gastronomia com todos aqueles que apreciam suas produções. Já passaram pelo Fuá mais de 20 artistas, expondo seus trabalhos dentro e fora do ateliê.
No andar superior, a sala da casa da estilista é transformada numa espécie de galeria de arte, onde os artistas convidados expõem e vendem seus trabalhos. Enquanto isso, na cozinha, um chef apresenta um cardápio especial. Já no primeiro piso, o ateliê traz as novidades produzidas por Silvania. Encerrando a noite, sempre uma apresentação musical do lado de fora do ateliê e aberta ao público.
Na rua - Além de um evento artístico-cultural, o Fuá é também uma iniciativa de Silvania de Deus no sentido de movimentar a Praia de Iracema com uma programação que convide à convivência na rua. “Nosso desejo é aproximar as pessoas, convidá-las a chegar mais perto e viver a rua de outra maneira, com mais delicadeza. A gente quer viver em uma cidade onde as calçadas continuem a ser lugares de encontro”, explica a estilista.
Para incentivar a reocupação da rua, o Fuá sempre termina com um presente especial para os visitantes e passantes da rua dos Tabajaras, onde está localizado o ateliê: o Concerto na Calçada, que traz sempre uma apresentação musical de excelente qualidade. Músicos como Leonel Fukuda, Marta Aurélia, Ayrton Pessoa, Heriberto Porto e Valdo Aderaldo já se apresentaram no local. Nesta sexta-feira, será a vez da francesa, radicada no Ceará, Paula Tesser. A cantora, que lançou em 2014 o elogiado disco Valha, apresentará um repertório com frevos e marchinhas de carnaval. “Promover a música na calçada é também uma demonstração de afeto pela Praia de Iracema, uma forma de, como artistas e moradores desta cidade, dizermos que queremos continuar no bairro, movimentar o local e convidar seus frequentadores a revisitarem a rua dos Tabajaras, que já foi seu reduto cultural”, afirma Silvania.
SERVIÇO
1º. Fuá de 2015
Onde: Ateliê da Sil, rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema.
Quando: sexta, 23 de janeiro
Horário: das 16h às 22h.
Quanto: gratuito (roupas, objetos, comidas e bebidas à venda).
 






Moda em exposição no Shopping Del Paseo

De 12 de janeiro a 1° de fevereiro, o Shopping Del Paseo expõe seis looks da coleção “Pessoal”, criada pelo aluno André Sampaio do curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio/FIC. A coleção ganhou o 3° lugar no desfile do concurso Sinditextil - Concurso Ceará Moda Contemporânea, que aconteceu em 20 de novembro de 2014 e teve como tema "Canções para a Moda". A exposição fica no Piso L3, no espaço Meia-Lua, ao lado da Praça de Alimentação. A visitação é gratuita, de 10h às 22h.

Sobre a coleção “Pessoal” de André Sampaio


O ponto de partida para a concepção da coleção “Pessoal” foi Ingazeiras, distrito que fica localizado no município de Aurora, no Ceará, e que possui um rico artesanato baseado em artigos de couro e bordados, além de pintura e escultura em materiais diversos.
Vestidos, saias, calças e camisões – trabalhados com recortes a laser, em substituição à renda, macramês desconstruídos e couro – traçam um paralelo entre elementos urbanos atuais e o romantismo nostálgico da década de 1970, numa releitura da moda que, mais do que nunca, proporcionava às pessoas a liberdade para se exprimirem à vontade.
Os itens estruturados, contraponto às peças fluidas, representam os elementos que o sertanejo, herói de sua própria história, carrega na mitologia pessoal: o caminho de mesa, a capa do filtro de barro, o barrado dos panos de prato e os artigos em crochê, criando, ao longo de toda a coleção, um equilíbrio tão natural quanto o da viagem rumo à autodescoberta.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo



Nenhum comentário: