domingo, 4 de maio de 2014

SHOWS

Violinista alemã Friederike Heumann faz apresentação nesta terça em Fortaleza 

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta nesta terça-feira o show da violinista alemã Friederike Heumann, que sobe ao palco com sua lira viola, um instrumento de raras apresentações no Brasil. Friederike já tocou junto com alguns dos principais grupos de música antiga no mundo e traz a Fortaleza um repertório que inclui obras de William Corkine, o principal compositor do instrumento, além de peças anônimas no The Manchester Gamba Book, um manuscrito do século XVII.
Instrumento de arco, da mesma família da viola da gamba, a lira viola é considerada ancestral do violoncelo. Apesar de não ser tão conhecida no Brasil, nos séculos XVI e XVII ela foi muito popular na Inglaterra. A apresentação em Fortaleza dará a oportunidade ao público de ter contato com o som tão peculiar deste instrumento. “Trata-se de um programa ao qual pouca gente tem acesso, isto porque são poucos os músicos que se dedicam a lira viola”, destaca Alvaro Collaço, produtor e curador da série Solo Música, que traz um artista diferente na primeira terça-feira do mês para se apresentar na Caixa Cultural Fortaleza.
Friederike Heumman: A instrumentista alemã é professora no Conservatório de Música de Würzbur, na Alemanha. Estudou viola da gamba com Jordi Savall e com Paolo Pandolfo na Schola Cantorum Basiliensis. Posteriormente, recebeu bolsa da Cité Internationale des Arts, de Paris, onde viveu por vários anos. Apresentou-se com o Hesperion XXI e Le Concert des Nations (Jordi Savall), Concerto Vocale (René Jacobs), Le Concert d "Astrée (Emmanuelle Haïm), Les Arts Florissants (William Christie) e Ensemble Café Zimmermann, entre outros.
Ela possui várias gravações em CDs vencedoras de prêmios, como, Diapason d'Or, Choc du Monde de la musique, 10 de Répertorie, Classica, 5 Étoiles de Goldberg, 4 clés de Télérama. Em janeiro de 2012, ela lançou seu novo solo de gravação Il vero Orfeo - Sonatas para viola da gamba por e inspirado por Arcangelo Corelli.

SERVIÇO
“Solo Música – Friederike Heumann”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 6 de maio de 2014
Horário: 20 horas
Valor do ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações: (85) 3453-2770


Nenhum comentário: