domingo, 4 de maio de 2014

ENTREVISTAS

Ana Carolina, que fala sobre adoção, violência contra gays e os 15 anos de carreira

Cantora respondeu as perguntas do DIVIRTA-CE, e estará em Fortaleza no próximo dia 9 de maio, na casa de shows Musique, para apresentação da turnê “#AC

Ana Carolina está de volta a Fortaleza com #AC, seu novo show, baseado em seu mais recente álbum de inéditas. A concepção do espetáculo é da própria cantora, com direção de Monique Gardenberg, que volta a trabalhar com Ana depois de tê-la dirigido no show “Dois Quartos” e nos DVDs “Estampado” e “9 + 1”. Depois das apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, a turnê #AC estará nos dias 09 e 10 de maio, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, respectivamente. A aprtesentação na capital cearense acontecerá na casa de shows Musique.
“#AC”, o show, conta com inserções de vídeos que tiveram a edição e direção da cantora e filmagens de Monique Gardenberg, especialmente criados para o espetáculo. Para o tango eletrônico “Mais forte”, por exemplo, Monique trouxe da Argentina uma dupla de renomados dançarinos de tango, Ollantay Rojas e Lisandro Eberle, e uma filmagem da dupla passa nos telões do show. A sonoridade também ganhou nova roupagem, com diversas interferências de beats, samplers, scratchs e vinhetas, além de instrumentos tecnológicos. O set list mistura canções de #AC com versões novas de antigos sucessos de todas as fases dos 15 anos de carreira de Ana. Além disso, o novo show conta com três novidades: “Fire”, de Bruce Springsteen; uma versão bem humorada para “Periguete”, de MC Papo, como mashup com “Você não vale nada”, hit de Calcinha Preta, composto por Dorgival Dantas; e uma nova versão de “Coração Selvagem” de Belchior.
No palco, Ana está acompanhada de uma banda formada por Pedro Baby, na guitarra, Edu Krieger, no baixo, Carlos Trilha, nos teclados, e Leo Reis, na bateria e percussão, além do DJ Mikael Mutti, que já trabalhou com John Legend e Stevie Wonder. “Agora quero comemorar meus 15 anos de carreira ao lado do público. Espero ver todo mundo no show”, afirmopu a cantora em entrevista ao Jornal O Estado. Ela respondeu as perguntas por email enviadas pelo editor adjunto de cultura Felipe Palhano, se esquivou de algumas e abriu a intimidade em outras, falando sobre adoção e violência contra gays.
No setlist do show em Fortaleza estarão grandes sucessos e novidades como “Você Não Sabe”, “Para Rua me Levar”, “Uma Louca Tempestade”, “Combustível”, “Un Sueño Abajo El Agua”, “Dez Minutos”, “Mais Forte”, “Coração Selvagem”, “Problemas”, “Quem de Nós Dois”, ”iPhone”, “Cabide”, “Garganta”, dentre outras músicas.  #AC – O Disco“#AC” é o sexto disco de inéditas da carreira de Ana Carolina e foi o primeiro álbum disponibilizado por um artista nacional através de streaming no iTunes. Nas lojas, “#AC” chegou em junho com doze canções. O trabalho tem parcerias da cantora com nomes como Guinga, (“Leveza de Valsa”, que ganhou um clipe dirigido pela própria artista), Edu Krieger, Chiara Civello, Antonio Villeroy, o italiano Bungaro, Rodrigo Pitta, Moreno Veloso e Carlos Rennó. Produzido por Alê Siqueira e Ana Carolina, “#AC” foi uma incursão da cantora em temas e sonoridade contemporânea – o álbum traz grooves e scratchs comandados pelo badalado DJ Cia, dividindo os créditos com um time de instrumentistas de primeira linha da música nacional. Além disso, traz participações do cantor e compositor Chico Buarque, que está presente na faixa “Resposta da Rita”, de Guinga (em “Leveza de Valsa”) e da italiana Chiara Civello (“Um Sueño Bajo El Agua”).

Confira a entrevista do Blog Divirta-CE com a cantora Ana Carolina.

DIVIRTA-CE - Depois de um bom tempo você retorna ao Ceará para mostrar a turnê de seu último disco “AC” em Fortaleza. Nesta nova turnê você deixa um pouco de lado as baladas românticas e adota um som mais groovy, mais dançante, assim como no novo disco?
ANA CAROLINA - É uma mistura, o show tem as baladas também. Um dos pontos altos é quando canto "Coração Selvagem" do Belchior- o pessoal adora! Também tem "Eu sei que vou te amar", que eu não poderia deixar de fora. Mas é também um show alegre, pra cima e tem um certo quê de celebração dos meus 15 anos de carreira. Diria que o show mais completo e equilibrado nesse sentido. Ele tem agradado aos que gostam de uma "balada" e os que gostam da "balada".

DIVIRTA-CE- Como é sua relação com os fãs cearenses?
ANA CAROLINA- Gosto do humor e do respeito com que eles tratam a música. São festivos no momento de festa e sentimentais nos momentos mais românticos. Sinto muito carinho do público cearense.

DIVIRTA-CE- Depois de muitos hits, sua voz entrou na abertura de uma novela da Globo, “Em Família”, com a música “Eu sei que vou te amar”. Em entrevista a Ana Maria Braga você disse que se emociona toda a vez que canta essa música. A emoção que você usa seria uma das “chaves” do seu sucesso? Quais outras músicas do seu repertório te emocionam até hoje, quando você canta ao vivo?
ANA CAROLINA- Nossa, acho que tenho uma relação emocional com todas elas, obviamente as que são mais românticas acabam nos tocando de uma forma diferente. "Eu sei que vou te amar" é uma velha companheira. Lembro de tirar ela no violão pela primeira vez quando ainda estava aprendendo a tocar, depois a cantei em bares e hoje ela levou a minha voz para a abertura da novela. Tom e Vinicius são mestres e me tocam profundamente.  A emoção é parte da conexão com o público, quando canto eu olho quem assiste e tento me colocar no lugar deles, é justamente a emoção que nos une em um show.  São tantas emoções, gosto muito quando canto composições de outros como "Força estranha" do Caetano ou "Coração Selvagem" do Belchior: ali misturo a intérprete com a ouvinte, que um dia foi tocada pela canção e ainda se emociona ao cantar para o público.

DIVIRTA-CE - Há alguns meses você foi “atacada” por uma fã que te “agarrou” no palco. Tem medo desses fãs mais “fervorosos”? Qual situação mais inusitada ou curiosa que você já passou em apresentações ao vivo e nunca mais esqueceu?
ANA CAROLINA - Não fui atacada (risos), fomos todos vítimas da tal "emoção" que a música desperta. Às vezes fazemos loucuras por amor mesmo e quando percebemos, já fizemos. Esse foi o caso, a menina subiu para me dar um abraço e sem querer me derrubou. Era "Eu sei que vou te amar". No dia seguinte colocaram barricadas no show, mas eu mesma preferia estar mais perto do público, tocá-los..  Em Salvador, na Concha acústica do Teatro Castro Alves, onde o palco fica no nível do chão, o público na arquibancada era enorme, foi uma loucura, parecia uma tsunami de fãs vindo em minha direção, uma reação em cadeia.  Tivemos que parar o show. Depois eu voltei e pedi para seguirmos numa boa, seguiram e deu tudo certo.

DIVIRTA-CE- Mesmo com sua postura discreta, sem querer “levantar bandeiras”, você nunca deixou de se posicionar em relação a liberdade sexual que todos deveriam ter, e sempre foi admirada e respeitada por isso. Qual a sua opinião em relação aos casos de violência contra homossexuais que acontecem constantemente no Brasil? Você é a favor de um lei que condene pessoas nesses casos de homofobia e preconceito?
ANA CAROLINA - Sou a favor da humanidade parar com o uso da violência contra homossexuais ou qualquer indivíduo, estamos em um mundo em que pais jogam filhos pelas janelas, amigos se esfaqueiam por conta de resultado do futebol. É inadmissível ainda estarmos discutindo o uso de violência gratuita contra seres de bem. Sou a favor da liberdade e o bom uso dela, sou a favor de um mundo livre, sem preconceito, sem julgamentos quanto a opção sexual, religiosa, raça e qualquer coisa que seja motivo de um ser humano atentar contra a vida do outro. Temos que respeitar as diferenças.

DIVIRTA-CE - Em algumas entrevistas você comentou o interesse de ter filhos, e em uma delas disse que era essencial para um filho ter um pai (homem). Continua com a mesma opinião? E no caso de adoção por pais homossexuais, é extremamente necessário para essa criança ter uma mãe? Ainda sonha ter filhos? Pensa em adotar?
ANA CAROLINA - Meu pai faleceu quando eu tinha dois meses de idade, cresci sem um pai e estou aqui para contar: é possível crescer sem a figura materna ou paterna, mas eu digo que uma criança deve ter um lar estruturado e amor, ter pais ou mães dedicados ao seu desenvolvimento.  Tenho uma irmã que tem duas filhas adotivas e vejo que também seja possível formar uma família sem laços genéticos. A maternidade chegará na hora certa, está em meus planos.

DIVIRTA-CE - Além de ser consagrada como cantora, você é prestigiada como compositora pelos maiores artistas da Música Popular Brasileira. O que gosta mais, cantar ou compor? Quais as diferenças e prazeres das duas funções?
ANA CAROLINA - Poderia falar sobre esse assunto por dias, mas gosto das duas coisas e não me furto de cantar canções de artistas que admiro mas, para mim, compor é parte do meu trabalho, da minha forma de expressão e acho muito bom poder cantar o que componho.  Neste último trabalho além de compor e cantar, decidi criar, dirigir e editar os videoclipes de algumas canções e gostei bastante da experiência, pois assim o público além de ouvir uma composição minha, pode ver como a interpreto de maneira visual. Quando estou em meu quarto ou no estúdio com o violão para compor uma canção, a cantora e a compositora são uma coisa só e assim me sinto mais inteira, mais completa. Gosto também de interpretar canções de outros, mas é bom assinar um trabalho e poder cantá-lo.

DIVIRTA-CE-  Em ano de eleições e Copa do Mundo, o que você espera do Brasil em 2014?
ANA CAROLINA - Ordem e progresso.

DIVIRTA-CE- Pretende lançar um novo disco ou DVD este ano?
ANA CAROLINA - Este ano irei viajar com o show #AC, que em algum momento vai ser registrado, mas já tenho ideias para mais dois discos, na hora certa eles aparecerão. Agora quero comemorar meus 15 anos de carreira ao lado do público. Espero ver todo mundo no show.

SERVIÇO
Show Ana Carolina #AC
Dia 9 de maio de 2014, às 22h.
Local: Musique - Av. Washington Soares, 6257
Ingressos: Pista R$42,00, Frontstage R$ 62,00, Camarote R$ 100,00
Vendas: Salão de Beleza Absolut (Rua Nunes Valente, 145) ou Online
Informações: 85 3230-1917
Classificação etária: 18 anos

Nenhum comentário: