O espetáculo “Bzzz…” encenado pelo grupo DIA (Danças, Infâncias e Autismos) será encenado nesta sexta-feira, 20 de dezembro, às 14h, no Teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim, como parte da programação da Mostra das Artes com entrada gratuita.
“Bzzz…” é espetáculo cênico interativo com crianças neurodivergentes em cena elaborando um espaço de composições coletivas com artistas do corpo, conectando linguagens da dança, da música, das artes visuais, sobretudo, com o público. Um espaço com duração de 40 minutos que busca instigar um espaço político de interação entre corpos diversos, estruturando uma atuação com acessibilidade estética para pessoas neurodivergentes.
O trabalho se propõe a acontecer como uma culminância da residência que chamamos de “Dançar entre infâncias e autismos”, em que passamos 3 meses em vínculo constante e intensivo com crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista) levantando materiais, construindo vínculos, desenvolvendo poéticas relacionais com as linguagens da Dança, da Música e das Artes Visuais. Isso acontece a partir da condução de abordagens de composições instantâneas, de compor com o instante, com o que cada corpo, em sua singularidade nos apresenta, nos fazer ver e mover.
A escolha da improvisação como abordagem é por compreender que, em dança, ela se apresenta como um campo que se desdobra de diversas maneiras para a constituição de experiências. Sem contar que o elenco do DIA apresenta uma vasta experiência com essa abordagem. Não se trata de um deixar ir, de um território sem condução, mas de um espaço privilegiado de investigação, pesquisa, descoberta e de desconstrução. Capaz, sobretudo, de acolher de maneira extremamente potente as potencialidades de cada singularidade de pessoas neurodivergentes, imaginando danças que partem dessas corporeidades.
O espetáculo “Bzzz…” acontece com crianças neurodivergentes, convidando públicos, corpos diversos a apreciar, ou mesmo interagir com a cena. Dialogando, inclusive, com infâncias típicas e atípicas. ‘Bzzz…’ se trata de um se colocar entre, um zumbido plural, na constituição de uma coletividade em cena, tendo em vista uma poética relacional e coletiva.
O grupo DIA (Danças, Infâncias e Autismos) é um coletivo que atua de maneira contínua no Centro Cultural Bom Jardim com um projeto que impacta diretamente 12 crianças neuroatípicas, gerando encontros de dança que buscam gerar um espaço de acolhimento e de pulsão criativa junto a essas crianças. O grupo atua também na escola Joana Vasconcelos de Oliveira (Pacatuba-CE), apresentando, no Sobrado da Abolição (Pacatuba-CE), o espetáculo ‘Bzzz…’ dentro da 3ª Bienal Criança neste ano. A residência “Dançar entre infâncias e autismos” já esteve em circulação por Fortaleza, Pacatuba, Itapipoca e Trairi.
FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Jônatas Joca
Direção e orientação Pedagógica: Jônatas Joca
Direção artística: Rosa Primo e Anamaria Fernandes
Intérpretes-criadores: Ana Luiza, Gabriele Dalyla, Jônatas Joca, Larissa Maciel, Luan Nunes, Mayra Gaby, Tyffani Santos, Lucas Linon
Músico: Ruído Preto
Artista visual | Projetoção: Luli Pinheiro
Realização: DIA
Serviço
Espetáculo “Bzzz…”, com o grupo DIA
Data: 20 de dezembro de 2024
Local: Teatro Marcus Miranda - Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400, Granja Lisboa
Horário: 14h
Gratuito
Instagram: @dancasinfanciasautismos
Nenhum comentário:
Postar um comentário