segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Bece divulga programação de janeiro

Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará promove uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. A programação gratuita inclui lançamentos de livros, atividades infantis, ciclos formativos, homenagens e muito mais. Confira abaixo alguns destaques do mês de janeiro na Bece, espaço integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Férias na Bece: diversão e conhecimento garantidos para crianças e jovens
Além do tradicional Pequenas Grandes Histórias, realizado aos sábados e domingos, sempre às 10h e às 15h, a programação inclui contações de histórias no setor infantil às sextas-feiras, às 16h, e Mediação Lúdica de Leitura nos dias 15, 16, 22 e 23, também às 16h. Aos sábados, às 15h, as apresentações contam com tradução em Libras.
Participam da programação infantil: Rosa Cristina, Trupe Caba de Chegar, Patrícia Veloso e Fernanda Reimberg, Cia Epidemia de Bonecos, Grupo Nós Dois, Grupo Zepelim Arte para Infância, Grupo Bricoleiros, Cia Boca de Cena (PB), Grupo Me Conte, Mel e Luna, e Grupo Jardim das Diferenças.
A programação Cultura Geek na Bece ganha mais uma edição, trazendo oficinas, roda de conversa e encontro de RPG. No dia 11, o ilustrador Daniel Brandão ministrará a oficina “Quadrinhos”, das 13h às 17h; já nos dias 14, 15 e 16, acontecerá a oficina “Construindo personagens de mangá” com a ilustradora Blenda Furtado. Para participar das oficinas, é necessário realizar a inscrição, que pode ser feita através da ficha disponível no site da Bece.
No dia 24, às 15h, a Bece recebe o projeto Café do Zé, do Sobrado Dr. José Lourenço, que traz o tema “Criando super-heróis brasileiros made in Ceará”, com Elinaudo Barbosa. Encerrando a programação, no dia 26, das 13h às 17h, acontecerá mais uma edição do RPG na Bece. 

Lançamentos de Livros
Em janeiro, a Bece segue com a programação de lançamentos de livros. No dia 9, Iris Cavalcante lança a obra Estrangeira na Casa que Habito. Karla Karenina lança o livro Como Dantes no dia 16, e Anna Vinci apresenta As Aventuras de Cricri e Sebas no Mundo do Dinossauro Ubirajara Jubatus no dia 19, em um evento que ocorrerá às 16h.
Já no dia 23, a Bece promove três lançamentos de livros: Sinfonia Italiana - Uma História da Arte na Itália, de Márcio Catunda; Outras Urbanas, de Jorge Ventura; e Crepúsculo de Mim, de Jorge Alfredo Furtado. Encerrando a programação, no dia 30, Cibele Cortez lança Eu Não Quero Falar Sobre Isso. Com exceção do evento do dia 19, todos os lançamentos ocorrem às 18h, no espaço multiuso da biblioteca. 

Baile da Conceição: Bece homenageia às escritoras negras com música, poesia e cultura.
No dia 17 de janeiro, a Bece reúne artistas locais para uma homenagem à vida e à obra da icônica escritora Conceição Evaristo e de outras importantes escritoras negras do Brasil e do mundo. Com atrações como Mais Melanina, Reggae do Passinho, DJ Lolost, Izabela Wégila, Ana Marlene, MC Wagh, Dona Iolanda, Aiane Batista e Edson Júnior, o Baile da Conceição acontecerá na calçada da Bece, a partir das 17h.

Cláudia Leitão: Cultura e Criatividade em Ação
O programa “Relatos Biográficos” homenageia a cearense e gestora cultural Cláudia Sousa Leitão, uma das mais importantes referências em economia criativa no Brasil. Com a participação da homenageada, Camille Girouard (filha), Beatriz Leitão (irmã) e Raquel Gondim (amiga), o evento será realizado no dia 29 de janeiro, a partir das 18h, na Bece. A mediação ficará por conta de Ana Karine Garcia.
Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, a Biblioteca Pública realiza mais um Ciclo Formativo. Intitulado “Vidas Trans - Arte e Colonização”, a formação acontecerá nos dias 29 e 30, das 19h às 21h, de forma virtual, e contará com duas aulas: “Consequências da colonização para vidas trans e travestis no Brasil”, com Dáry Bezerra e mediação de Labelle Rainbow, e “Travestilidades e o Direito à Memória”, com Sol Alves e mediação de Stefany Mendes.
As aulas que compõem o Ciclo trarão reflexões importantes, instigando a pensar sobre a interseção entre arte, as consequências da colonização e o contexto de marginalização ainda presentes na vida de pessoas trans e travestis na contemporaneidade. As inscrições podem ser feitas pelo site da Bece.
A programação completa está disponível no site da Biblioteca Pública Estadual do Ceará: https://bece.cultura.ce.gov.br/

SERVIÇO
Bece: Programação Cultural de Janeiro 
Diversos dias e horários
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)

Nenhum comentário: