quinta-feira, 28 de julho de 2022

LIVRARIA LEITURA

Advogada Katarina Brazil lança o livro  "Mulheres na Política Brasileira" no dia 4 de agosto
Obra com noite de autógrafos marcada para dia 4 de agosto, às 18h, na livraria Leitura do Shopping Rio Mar, analisa o papel dos partidos políticos na participação das mulheres na política

Mestre em direito constitucional, a advogada Katarina Brazil, vai lançar dia 4 de agosto às 18h, na livraria Leitura do Shopping Rio Mar, a obra "Mulheres na Política Brasileira: Gênero e Democracia Intrapartidária" , fruto de um amadurecimento acadêmico, onde decidiu analisar as causas da sub-representação das mulheres na política. "O livro foi fruto de minha dissertação de Mestrado. Entender e descortinar as causas da baixa presença de mulheres no campo político foi o que me levou ao tema. Afinal, é muito interessante entender porque vigorava no imaginário social,que nós não fomos talhadas para o espaço da política. Enfim, isso me incomodava e, por isso, o tema ganhou espaço na minha vida acadêmica e intelectual, afirmou a advogada para o DIVIRTA-CE.

Especialista nos Direitos das Mulheres, Sócia Fundadora do primeiro escritório para mulheres do Ceará, Katarina representa demandas jurídicas importantes em parceria com o escritório Martins Cardozo, em Brasília. "Decidi analisar o papel dos partidos políticos nessa questão, assim como me aprofundei nas teorias feministas, entendendo que elas trazem clareza sob a nossa condição, já que fomos historicamente excluídas dos espaços de poder, como a política. Mais Mulheres na política implica em afirmação de nossos direitos. É preciso lembrar que o início da luta feminista esteve muito engajada na busca do Direito à Cidadania. Então ter mais mulheres na politica, na minha visão, implica em equilíbrio das relações de poder entre homens e mulheres, mãos-maiores índices de Igualdade de gênero, reforço na efetivação de nossos direitos fundamentais, avanço democráticos em um País", pontua a autora. O livro "Mulheres na Política Brasileira" traz reflexões importantes sobre as desigualdades de gênero na política, porque se propõe a formular propostas emancipatórias mais agressivas, que possam contribuir para aumentar a democracia intrapartidária e incrementar a participação das mulheres nesses espaços. 

Questionada se seria favorável às cotas para mulheres nos cargos públicos, a advogada respondeu ao DIVIRTA-CE: "Não só favorável às cotas de candidaturas que já existem no Brasil, desde os anos 90. Mas, para além delas, defendo uma legislação mais agressiva, como a reserva de cadeiras ou outras que possam combinar a alternância de gênero nas listas partidárias, como acontece na Argentina e em outros países da América Latina", afirmou.

SERVIÇO
Mulheres na Política Brasileira
Lançamento do livro da advogada Katarina Brazil 
Quando  - 04 de agosto
Onde - livraria leitura Rio Mar papicu 
Horário - 18h

Nenhum comentário: