Ricardo Guilherme participa de programação na Biblioteca Pública Estadual do Ceará nesta sexta-feira (22)
Com 52 anos de carreira, o ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, jornalista e professor universitário Ricardo Guilherme conta com uma existência atravessada por saberes que fluem por diversas áreas da cultura, expandindo territórios físicos e de expressão.
Um dos criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, Guilherme possui mais de 100 espetáculos em temporadas e apresentações no Brasil, na Europa, África e países das Américas. Tendo ganhado, entre outros prêmios, o de dramaturgia da Unesco, em 1987. Diretor do Centro de Pesquisa em Teatro, em Fortaleza, e formulador da teoria e método Teatro Radical Brasileiro (1988), Ricardo também é especialista em Comunicação Social e Arte-Educação. Foi um dos integrantes do grupo fundador da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária da UFC.
O “Histórias de Quem Lê” de julho será presencial, e a mediação da conversa será feita por Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece.
Protocolo Covid
Ressaltamos que, para entrar na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.722, de 30 de abril de 2022. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.
Serviço
Histórias de Quem Lê convida Ricardo Guilherme
Local: Espaço Multiuso - Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE - Praia de Iracema)
Mais informações no site da Bece: /bece.cultura.ce.gov.br/
Programação Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 24 de julho
HISTÓRIAS DE QUEM LÊ
Este mês, o programa Histórias de Quem Lê recebe na sexta-feira (22), às 18h, o ator, dramaturgo e diretor teatral e uma referência na cena teatral no país, Ricardo Guilherme. Com mediação de Fernanda Meireles, coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece, o encontro propõe uma conversa sobre a trajetória de vida e a relação próxima e afetiva do convidado Ricardo Guilherme com os livros, a palavra escrita e falada e as bibliotecas. A conversa acontecerá no Espaço Multiuso da Bece.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
A contadora de histórias Rebeka Lúcia e o grupo K’os Coletivo se apresentam neste final de semana na Bece. No sábado (23), Rebeka apresenta o espetáculo “Causos e Cascudos”, a partir das 15h. Baseado na publicação “Contos Tradicionais do Brasil”, de Câmara Cascudo, o espetáculo reúne algumas das histórias presentes no livro.
Já no domingo (24), às 10h, o grupo K’os Coletivo apresenta o espetáculo “Casarão dos Livros”. Nessa história, os amigos inseparáveis, Paulinho, Vivi, Arthur e Isaac, descobrem uma cidade misteriosa e embarcam numa aventura dentro de um casarão enorme e cheio de surpresas literárias, jamais vistas. As apresentações são frutos de uma parceria com o Serviço Social do Comércio - Sesc CE e acontecem no Alpendre da Bece.
E mais… Ainda neste final de semana, a criançada pode aproveitar as atividades lúdicas no Setor Infantil com leituras, pintura, colagem, dentre outras atividades no Setor Infantil. A entrada do público é por ordem de chegada, com capacidade para 75 pessoas por vez, entre crianças e adultos. No sábado, acontece às 10h e no domingo, às 15h.
CLUBE DE LEITURA E CLUBE DE ESCUTA
Voltado para o público de leitores mais experientes, o Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje acontece no sábado (23), às 9h30, no Tamarindeiro. Seu público é de pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e partilha de histórias. Nesta edição, o tema será “Memórias”. Cada participante, se possível, deve trazer o livro e ler um trechinho com o grupo, garantindo um encontro dinâmico e acessível para quem chega.
Já no domingo (24), às 16h, acontece o Clube de Escuta "Repare na Letra” com o tema “Pessoal do Ceará", o movimento revelou nomes como Fagner, Belchior, Téti, Rodger Rogério. O disco dessa sessão de escuta será o clássico “Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem” de 1973, de Ednardo e o Pessoal do Ceará. A mediação será da DJ Renatinha Feito a Música, que toca o projeto Longarinas, celebrando o rico contexto musical de Fortaleza nos anos 70 e 80. A atividade acontece no espaço Multiuso.
EXPOSIÇÕES
Galeria Folheada “Dualidades Ambientais: práticas culturais, dinâmicas urbanas e soluções para o amanhã
Local: Setores Atualidades, Coleção Ceará, Obras Gerais e Obras Raras
Galeria Folheada “Literatura para a Diversidade"
Local: Setor Atualidades
Exposição Gilmar de Carvalho e seus Tesouros - Programação Encontro Mestres do Mundo
Local: Setor Coleção Ceará
Data: Até 30 de julho
Horário de Visitação: Terça à sexta: 9h às 20h e Sábado e domingo: 9h às 18h
Nenhum comentário:
Postar um comentário