quinta-feira, 28 de julho de 2022

LITERATURA

Cineasta Nirton Venâncio lança livro de poemas no Espaço Cultural Kraft

Mona Gadelha, Calé Alencar, Parahyba de Medeiros, Charles Wellington e Alan Mendonça estarão no lançamento

“Foram 36 anos dos primeiros versos até a impressão. Uma vida. Um  filho, uma filha.” Assim o cineasta e poeta Nirton Venâncio resume a linha do tempo que ele precisou percorrer para lançar no sábado (30/07) o livro de poesia "Trem da Memória" (Editora Radiadora). O lançamento acontece a partir das 16h, na Kraft Atelier Coletivo.

Segundo o autor, "Trem da Memória” é um livro-poema, ou poema-livro, para ser lido de um fôlego só. Nele o poeta narra sua infância  na cidade Crateús, interior do Ceará, onde nasceu e foi criado em um casarão  centenário por sua avó e tias-avós, costureiras. Logo após o golpe  militar de 64, seus pais foram para Fortaleza e deixaram o menino e  sua irmã aos cuidados dos parentes enquanto se estabilizavam na capital.  

Numa narrativa em que o autor usa a primeira pessoa - o eu-poeta - e  o terceiro pronome - o eu-menino - o livro, permeado de imagens, é  um diálogo entre o adulto que é e a infância que foi, num recorte no  tempo até a adolescência quando passa a morar em Fortaleza. 

Dedicado à casa onde nasceu, o autor ambienta sua memória como  uma volta ao útero de sua existência, ampliando sentidos e  sentimentos à infância de todos nós, seja no sertão, seja na cidade. O  trem, como outro personagem, é o meio que leva o menino ao futuro  na mesma linha que traz o adulto às lembranças. Familiares, costumes,  segredos, religião, fatos históricos, tudo se desenha nas páginas do  livro, sob o olhar de criança que fotografa para o futuro. 

Ainda de acordo com Nirton Venâncio, sem ser saudosista, o livro é memorialista: o passado é a única  certeza. 

O evento de lançamento do livro “Trem da Memória", acontece na sede da Editora Radiadora, localizada no Espaço Cultural Kraft. E contará com as participações especiais de Mona Gadelha, Calé Alencar, Parahyba de Medeiros, Charles Wellington e Alan Mendonça. O livro ficará disponibilizado na sede da editora e no site: www.radiadora.com.br ao custo de R$ 40.

Autor
Nirton Venancio é cineasta, poeta, roteirista, professor de Literatura e Cinema, com Licenciatura Plena em Letras, pela UECE, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. Foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura em Fortaleza, no final da década de 70.

Publicou os livros Roteiro dos Pássaros, Prêmio Filgueira Lima de Poesia 1980, Cumplicidade Poética, 1986, Poesia Viva, coletânea organizada por Ivan Junqueira, 2000, Poesia Provisória, 2019, Trem da Memória, 2022. Premiado em vários concursos nacionais, escreve para revistas e periódicos culturais no Brasil, Portugal e Espanha.

Em cinema, realizou os curtas-metragens Um Cotidiano Perdido no Tempo, com vários prêmios, entre eles o Margarida de Prata da CNBB 1988, Walking on water, realizado para TV HouseTop, Inglaterra, O Último Dia de Sol, premiado em diversos festivais, Dim, 2007, Pessoal do Ceará – Lado A Lado B.

Para mais informações: radiadora@gmail.com
(85)999442220 – whatsapp 

Nenhum comentário: