Festival Abstrata reúne videomapping, música e diversas linguagens
A antiga estação ferroviária Professor João Felipe, convertida em equipamento de arte e cultura sob o nome Complexo Cultural Estação das Artes, no centro de Fortaleza, será ressignificada por meio de luzes, tecnologia e arte. Nos dias 5 e 6 de agosto, ocupa o espaço a segunda edição do Abstrata – Festival Internacional de Videomapping. A iniciativa de arte contemporânea promove a exibição de dez obras artísticas nacionais de videomapping, junto a apresentações e performances audiovisuais de oito projetos cearenses. As noites serão embaladas por shows de DJs e VJs, proporcionando uma experiência única na icônica arquitetura da estação.Além do videomapping – prática artística na qual projeções em espaços arquitetônicos convertem prédios e estruturas em elementos narrativos audiovisuais –, o evento reúne programação diversificada e gratuita de shows audiovisuais, obras interativas de videoinstalação e ações educativas, como oficinas e palestras, visando à difusão e à formação de plateias e novos artistas.A primeira edição do festival ocorreu em 2019 em outro espaço cultural caro aos fortalezenses (Teatro São José), ressoou Brasil afora e consolidou-se dentro da rede nacional de eventos e artistas de videomapping, live cinema e VJ art. A segunda edição tem como objetivo potencializar essa rede, fortalecendo trocas e encontros entre cidade, público, artistas e produtores cearenses com personagens e obras de outras realidades.
Os trabalhos expostos, na área de videomapping, serão dos seguintes artistas e grupos: Caio Fazolin (SP), Laura Campestrini (DF), VJ VIGAS (SC), VJs Retinantz (PE), Vitor Grilo (CE), VJ LUV (RJ), Homem Gaiola (MG), Roberta Carvalho (PA), Caio Pena (CE) e Angela Jomara (CE). Também integram a programação compondo mostra de performance audiovisual os artistas e projetos Dronedeus (CE), Ivan Timbó (CE), Água Suja (CE), URO (CE), Eric Barbosa (CE), Vacilant (CE), Wellington Gadelha (CE) e Aterra Flecha (CE). Fecha a imersão artística em ambos os dias a Festa Abstrata, com seleção especial de DJs e VJs locais.
Um dos pontos-chave do Abstrata é explorar, a cada edição, um espaço distinto da cidade de Fortaleza, levando a luz de seus projetores por toda a capital cearense e difundindo diferentes linguagens, além do estímulo ao acesso público às artes. Nesta edição, o objetivo é a criação de um circuito de ações artísticas pela região central da cidade, proporcionando à população a oportunidade de circular e fruir esses espaços de uma maneira nova, por meio da interação com a arte e tecnologia.
O festival Abstrata é resultado da vasta experiência de seu idealizador no campo das artes digitais. Integrante do Coletivo Antiprojeto e fundador da Misteria Mapping, selo da curadoria e realização das duas edições do festival, Valentino Kmentt é um dos pioneiros nas práticas e no desenvolvimento da técnica do videomapping em Fortaleza. O artista multimídia, realizador audiovisual e produtor cultural tem atuado tanto no campo artístico com a criação de obras e videoinstalações, como também no campo comercial em ações publicitárias e cenografia de shows e eventos. Figura presente em festivais nacionais e internacionais como artista e professor, já ministrou cursos nas principais escolas de arte da cidade, além de workshops no interior do Ceará e em outros estados.
O Abstrata – Festival Internacional de Videomapping é uma promoção da Misteria Mapping e conta com o apoio institucional do Complexo Cultural Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Agradecimento especial à Enel e produção executiva da W10 Produções.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades interessado em ocupar, experimentar e – por que não se encantar? – com arte, música e tecnologia. Acesse a seguir o release do evento e imagens de divulgação (fotos: Nicolás Leiva | vídeos: Nigéria Filmes).
Serviço:
II Abstrata – Festival Internacional de Videomapping
Data: 5 e 6 de agosto de 2022
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
Saiba mais nas redes do evento: @festivalabstrata (Instagram) | www.festivalabstrata.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário