sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TEATRO CEARENSE

Espetáculo "Re-talho" estreia no Theatro José de Alencar

Peça aborda a linha entre a vida e a morte da juventude periférica das grandes cidades e é resultado da montagem final dos alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT)

Quem são esses jovens que “desaparecem” nas periferias das grandes cidades? Quem são essa mães que passam pela maior dor que uma pessoa pode ter, que é a de perder um filho? O espetáculo Re-talho fala da marca histórica dos corpos, principalmente, negros e periféricos expostos à violência estrutural, ao racismo institucional e à indiferença burocrática.

Para os alunos do CPBT do turno da noite o tema é uma urgência que precisa ser discutida e combatida. “Tentamos segregar, vigiar com grandes torres, monitorar e exterminar as pessoas que não se encaixam num modelo higienizado de grande cidade e isso tem que ser dito e esse modelo rechaçado”, avaliam.

Para Neidinha Castelo Branco, professora do CPBT/Noite e diretora de Re-talho, a história de Cida, Bárbara e Antônio é a história de tantas famílias que precisam lutar diariamente para manter a dignidade, a esperança e a vida. “Como fortalecer esse vínculo tão necessário quando se está tentando sobreviver num mundo que nos exige cada vez mais horas de trabalho e a posse de mais e mais bens para conseguirmos nos sentir incluídos?”, questiona.

A peça se passa numa periferia de Fortaleza e conta um período da vida de Cida, uma mulher que luta para criar os dois filhos contra as adversidades, o preconceito, o julgamento e as cobranças de uma sociedade que olha para as pessoas de forma diferente conforme a cor da sua pele, a localização geográfica de sua casa e os recursos financeiros que dispõem. As brincadeiras de criança permeiam a narrativa e lembram que a juventude exterminada é a mesma que ainda solta arraia, pula corda e brinca, insistindo numa rua que não deveria representar ameaça.

A montagem é coletiva e foi construída pela turma do CPBT/Noite que reúne 38 pessoas. Eles atuam na dramaturgia, produção, sonoplastia, figurinos, maquiagem e interpretação.

SERVIÇO
Re-talho
Thatro José de Alencar
Dia 24 às 19h
Dias 25 e 26 às 17h e 19h
Ingressos: 10 reais a inteira e 5 a meia.

Nenhum comentário: