sexta-feira, 24 de agosto de 2018

ANIVERSÁRIO

Porto Iracema das Artes celebra quinto ano com noite de shows 
Criado em 29 de agosto de 2013, o Porto Iracema já é referência na formação de artistas e na difusão de arte produzida no Ceará. Show comemorativo terá cinco atrações musicais

Voltado para um público prioritariamente advindo da rede pública e com idade entre 16 e 29 anos, o Porto Iracema das Artes já alcançou mais de 50 mil pessoas nas mais diversas atividades formativas em artes visuais, cinema, dança, música, teatro e games desde 2013, quando foi inaugurado. Com base em conceitos como trocas e partilhas simbólicas, a Escola, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, já recebeu mais de R$ 17 milhões em investimento e chega aos cinco anos como um dos principais equipamentos de acesso gratuito à formação artística no Ceará. 

Para comemorar os números e as histórias deste período, depois de um mês repleto de atividades em alusão às comemorações do aniversário, o Porto realiza um show com os quatro projetos selecionados no Laboratório de Música deste ano. No próximo dia 29, subirão ao palco os músicos do Cenas de Ópera, Horizonte Aparente, Arquelano: ainda sou ponto e Cabôco Eletrônico. A festa é gratuita e inicia às 19h, na própria Escola, com uma discotecagem do DJ Tudo no encerramento da noite.

Durante todo o mês de agosto, a programação especial de aniversário contou com exibições de filme ao ar livre, performances de teatro e dança, aulas abertas, oficinas, workshops, além de um show com coletivos femininos seguindo o tema que norteia os trabalhos de 2018 na Escola, as “Poéticas do Feminino”.

PROGRAMAÇÃO DA NOITE DE ANIVERSÁRIO
 
A partir das 19h, sobem ao palco Antonio Souza, Giorgi Gelashivili e Liana Fonteles do Cenas de Ópera, com fragmentos de peças operísticas de compositores e períodos históricos variados. Em seguida, os meninos do Horizonte Aparente apresentam as criações de Ayrton Pessoa Bob, com Jônatas Gaudêncio no clarinete e Raí Santorini nos desenhos de luz. 
Durante sua apresentação, Arquelano: ainda sou ponto explora sonoridades minimalistas a partir da poesia oriunda da vivência de Arquelano, jovem negro, costurados em conceitos de um elemento da imagem: o ponto. O grupo é comandado por Benjamin Arquelano (vocal, sintetizadores e programação), com contribuições de Théo Fonseca (guitarras) e Emília Schramm (voz). 

E por fim, encerrando o show dos projetos, Di Freitas, Mestre Expedito e DJ Daniel Lamar se utilizam do repertório da cultura popular em mixagens improvisadas ao vivo com um repertório que aproxima tradição, música erudita e eletrônica no projeto Cabôco Eletrônico. Finalizando a noite, o mineiro Alfredo Bello, o DJ Tudo, anima a pista com suas batidas eletrônicas em uma discotecagem ao vivo. 

SERVIÇO

O que: “Porto Iracema das Artes celebra quinto aniversário com noite de shows na Escola”
Quando: Quarta-feira, 29 de agosto, a partir das 19h
Onde: Palco Cidade da Gente (ao lado da escola: Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)
GRATUITO

Nenhum comentário: