segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PELO INTERIOR

FESTIVAL DE TEATRO DE ACOPIARA APRESENTA AS PEÇAS SELECIONADAS PARA A EDIÇÃO DE 2018

Volta em cena o Festival de Teatro de Acopiara – FETAC, que chega a sua 26ª edição, com data marcada para acontecer, entre os dias 18 e 25 de agosto, com ocupação em praças, teatro e escolas do município de Acopiara-CE.  Nesta edição, dentre os 142 inscritos, foram selecionados oito obras das cidades de Crato, Fortaleza, Iguatu, Quixeré e Maracanaú.

As obras escolhidas são: “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”, do MANADA Teatro (Fortaleza); “Cabaré da Desgraça”, de As 10 Graças de Palhaçada (Fortaleza); “Cardinal”, do Coletivo Atuantes em Cena (Crato); “Criaturas de Papel”, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (Fortaleza); “Geração Trianon”, do Instituto Teatro Público (Fortaleza); “Imaginário Criador”, da Trupe Motim de Teatro (Quixeré); “Miau!”, do Cangaias Coletivo Teatral (Maracanaú) e “Preta Bigode Bar”, da Companhia Ortaet de Teatro (Iguatu).

Suplentes
Também foram selecionados mais quatro obras como suplentes, caso alguma companhia não consiga se apresentar em um dos dias de programação: “Os Miseráveis: O óleo da Máquina”, do Grupo Formosura de Teatro (Fortaleza); “O Inspetor Geral”, do Engenharia Cênica (Juazeiro do Norte); “Marlene – Dissecação do Corpo do Espetáculo”, do No barraco da Constância tem! (Fortaleza) e “Bom é o que Acaba Bem”, do Grupo Garajal (Maracanaú).

Curadores
A curadoria teve a participação da atriz, diretora teatral e cientista social Vanéssia Gomes. A artista é a fundadora do Grupo Teatro de Caretas, além de articuladora da Rede Brasileira de Arte de Rua, multiplicadora do método do Teatro do Oprimido e pesquisadora de manifestações tradicionais populares. Quem divide a curadoria com ela é o artista, produtor, pesquisador e professor Gyl Giffony. Ele é graduado em Artes Cênicas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Direito, pela Universidade de Fortaleza - Unifor, Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio e Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Além das apresentações de espetáculos teatrais, o FETAC é um projeto que incentiva a formação de plateia e contribui diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do Ceará valorizando as produções de artistas de vários municípios do estado, sendo o único do gênero que é voltado 100% para a produção artística cearense.

Nenhum comentário: