O Cine Bastiana, projeto que une cinema e conscientização ambiental, retorna com mais uma edição em Iguatu, no centro-sul do Ceará, uma cidade que ainda não conta com salas de cinema. Motivado pela preservação da Lagoa Bastiana, uma Área de Proteção Ambiental (APA) ameaçada pelo crescimento urbano desordenado e pela poluição, a iniciativa busca valorizar as riquezas naturais da região e tornar o cinema acessível a todos. Toda a programação é gratuita, com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), e parcerias com o Cine Alicerce e a ADESCE.
As exibições acontecem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. No sábado (30), às 9h30, será exibido o filme Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry (classificação: livre). O longa dirigido pela cineasta cearense conta a história de Cosme e Maria, que, acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, fazem uma viagem cheia de aventuras e de descobertas. Já às 18h, o público poderá assistir ao clássico O Auto da Compadecida, de Guel Arraes (classificação: 12 anos). A mesma programação será repetida no domingo, nos mesmos horários.
Além das sessões de cinema, o Cine Bastiana traz ações formativas com a atriz e roteirista Georgina Castro. Ela, inclusive, também integra o filme Pequenos Guerreiros, destaque da programação desta edição. No sábado, das 13h às 17h, acontece o segundo módulo do workshop de Interpretação para o Audiovisual (classificação: 14 anos). No domingo, no mesmo horário, será realizado o workshop de Escrita para o Audiovisual, com classificação para interessados a partir de 14 anos.
Com uma programação que integra cultura, meio ambiente e sustentabilidade, o Cine Bastiana segue até maio de 2025, levando a sétima arte e a conscientização ambiental a uma região rica em história e biodiversidade, mas carente de acesso a equipamentos culturais. Desde o início de suas atividades, o projeto já exibiu 13 filmes, entre longas e curtas, alcançando um público médio de 500 pessoas nos meses de setembro e outubro, entre crianças, jovens e adultos. Além das exibições, as formações promovidas pelo projeto impactaram diretamente 46 participantes, impactando diretamente os artistas locais e fazedores de cultura. Vale destacar que todas as sessões são acessíveis com recursos de audiodescrição, legendagem para surdos e ensurdecidos e libras.
Serviço:
Cine Bastiana – Edição de novembro
Quando: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024
Onde: Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, Iguatu-CE
Acesso: Gratuito
Programação de Filmes:
Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry (classificação: livre)
Sábado e domingo, às 9h30
O Auto da Compadecida, de Guel Arraes (classificação: 12 anos)
Sábado e domingo, às 18h
Ações Formativas:
Workshop de Interpretação para o Audiovisual (segundo módulo)
Facilitadora: Georgina Castro
Sábado, 30 de novembro, das 13h às 17h
Classificação: 14 anos
Workshop de Escrita para o Audiovisual
Facilitadora: Georgina Castro
Domingo, 1º de dezembro, das 13h às 17h
Classificação: 14 anos
Mais informações: @cinebastiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário