A premiação teve momentos divertidos, emocionantes e polêmicos, além de reconhecer os melhores do cinema e das séries
A 81ª edição do Globo de Ouro aconteceu na noite de domingo (7), em Los Angeles, e consagrou o filme “Barbie” e a série “Succession” como os grandes vencedores da noite, com nove prêmios cada. A cerimônia, que voltou a ser televisionada após um ano de boicote, foi apresentada pelo comediante Jo Koy, que não agradou muito o público com suas piadas.
Entre os destaques do cinema, o drama “Oppenheimer”, sobre o cientista que liderou o projeto da bomba atômica, levou cinco estatuetas, incluindo melhor filme de drama, melhor direção para Christopher Nolan e melhor ator de drama para Cillian Murphy. O filme “Assassinos da lua das flores”, baseado no livro homônimo de David Grann, que conta a história real de uma série de assassinatos de índios Osage nos anos 1920, ganhou quatro prêmios, entre eles melhor atriz de drama para Lily Gladstone e melhor roteiro para Eric Roth e Martin Scorsese.
A comédia “Pobres criaturas”, dirigida por Yorgos Lanthimos, que narra as desventuras de uma família aristocrática inglesa no século 18, também se destacou, levando três troféus, incluindo melhor filme de comédia ou musical, melhor atriz de comédia ou musical para Emma Stone e melhor ator coadjuvante para Willem Dafoe. Outro filme que chamou a atenção foi “Barbie”, uma adaptação do famoso brinquedo, que surpreendeu pela qualidade e pelo humor, ganhando os prêmios de melhor atriz coadjuvante para Meryl Streep, melhor canção original para “I’m a Barbie Girl” e melhor trilha sonora para Alexandre Desplat.
No campo das séries, a grande vencedora foi “Succession”, que retrata a disputa pelo poder em uma família dona de um império midiático. A produção da HBO levou nove prêmios, incluindo melhor série de drama, melhor ator de drama para Brian Cox, melhor atriz de drama para Sarah Snook, melhor ator coadjuvante para Kieran Culkin e melhor atriz coadjuvante para J. Smith-Cameron. Outra série que se sobressaiu foi “The Bear”, uma comédia de animação sobre um urso que vive em um mundo pós-apocalíptico, que ganhou três prêmios, entre eles melhor série de comédia ou musical e melhor ator de comédia ou musical para Andy Samberg.
A cerimônia também teve momentos divertidos, como quando Cillian Murphy subiu ao palco com batom no nariz, resultado de um beijo de sua esposa, Yvonne McGuinness, ou quando Daniel Kaluuya, Hailee Steinfeld e Shameik Moore fizeram uma esquete ironizando os executivos de estúdio, em referência à greve dos roteiristas de 2023. Também houve momentos emocionantes, como quando Annette Bening dedicou seu prêmio de melhor atriz em filme para TV ou streaming por “Nyad” ao seu marido, Warren Beatty, que faleceu em 2023, ou quando Greta Gerwig e Noah Baumbach agradeceram um ao outro pelo apoio na criação do roteiro de “Barbie”.
Por outro lado, a premiação também teve momentos polêmicos, como quando Taylor Swift ficou visivelmente irritada com uma piada de Jo Koy sobre seu namorado, Joe Alwyn, ou quando a repórter Keltie Knight perdeu a pedra de diamante do anel que usava enquanto apresentava o Globo de Ouro no canal E! Entertainment Television e pediu ajuda para encontrar a pedra preciosa.
O Globo de Ouro 2024 foi a primeira edição da tradicional premiação desde que o evento foi comprado pela parceria entre a Eldridge Industries e a Dick Clark Productions por um preço não divulgado em junho. Os novos donos anunciaram o fim da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, organização que realizava o prêmio e que existia há 80 anos. Nos últimos anos, a entidade esteve no centro de uma série de escândalos, entre eles acusações de falta de diversidade entre seus membros.
Aqui está a lista dos vencedores em algumas das principais categorias:
Melhor Filme - Drama: Oppenheimer
Melhor Filme - Comédia/Musical: Os Rejeitados
Melhor Atriz em Filme - Drama: Carey Mulligan por “Maestro”
Melhor Ator em Filme - Drama: Cillian Murphy por “Oppenheimer”
Melhor Atriz em Filme - Comédia/Musical: Emma Stone por “Pobres Criaturas”
Melhor Ator em Filme - Comédia/Musical: Joaquin Phoenix por “Beau tem Medo”
Melhor Direção: Christopher Nolan por “Oppenheimer”
Melhor Roteiro: Christopher Nolan por “Oppenheimer”
Melhor Série de Drama: Succession
Melhor Série de Comédia/Musical: The Bear
Melhor Atriz em Série de Drama: Sarah Snook por “Succession”
Melhor Ator em Série de Drama: Kieran Culkin por “Succession”
Melhor Atriz em Série de Comédia/Musical: Abby Elliott por “The Bear”
Melhor Ator em Série de Comédia/Musical: James Marsden por “Jury Duty”
Nenhum comentário:
Postar um comentário