sexta-feira, 7 de outubro de 2022

YOUTUBE

Luxo da Aldeia celebra 15 anos e reencontro após 2 anos em razão da pandemia em webdoc dirigido por Gustavo Portela

Há 15 anos, Luxo da Aldeia fazia sua primeira apresentação. Foi no Benfica, na R. Waldery Uchôa, ao lado do Cantinho Acadêmico. Desde então, já ocupou diversos espaços da cidade, como a rua em frente ao saudoso Bar do Chaguinha, o Mercado dos Pinhões, a Praia de Iracema e a icônica Praça do Ferreira, sempre trazendo à tona a importância do espaço público e a democratização do Carnaval. E como forma de comemorar esse marco, o bloco lançou nesta quarta-feira, o webdoc Tantos Carnavais Depois. O projeto, contemplado na chamada pública Nº 002/2021 – Edital de Cultura Tradicional Popular (Nº 7627), da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), também traz o registro musical que celebra o reencontro do Luxo da Aldeia após mais de dois anos em razão da Covid-19.

Dirigido por Gustavo Portela, o webdoc conta com depoimentos de membros do Luxo da Aldeia: Mateus Perdigão (voz e guitarra), Bruno Perdigão (voz e guitarra baiana), João Paulo Martins (voz) e Tiago Porto (percussão), além de Marcus Vinicius de Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal, que fazem parte da organização do Bloco. Todos buscam fazer um resgate da trajetória do grupo, a partir de suas perspectivas pessoais, e expectativas para o retorno após esse período longe dos palcos por conta da pandemia. Curiosidades e fatos marcantes também estão presentes no registro audiovisual, que será lançado nesta quarta-feira, dia 05, nas redes sociais do Luxo da Aldeia.

“Queríamos contar a nossa história e trazer para o público um pouco do que passamos para chegarmos até aqui, contextualizando com o que vivemos e sentimos durante a pandemia. O webdoc é uma forma não só de celebrar os 15 anos, mas de mostrar a alegria de retornar após esse período sombrio em que ainda estamos vivendo. Entendemos que o Carnaval também é luta, e os nossos fãs estão com a gente, durante todo esse tempo, nessa corrente de resistência”, explica Mateus Perdigão.

Apesar de a primeira apresentação ter ocorrido em 2007, a ideia do Luxo da Aldeia veio um ano antes, quando Marcus Vinícius Oliveira, o Marvioli, incentivou os filhos Bruno e Mateus a criarem um bloco que tivesse em seu DNA a valorização da música e dos compositores cearenses. O trabalho de pesquisa realizado pelos integrantes culminou na criação de um repertório notabilizado por frevos, marchas, sambas e maracatus, exaltando as diversas vertentes do Carnaval local. Isso propiciou uma maior interação com outros artistas e blocos, fazendo com que o Luxo dividisse o palco com nomes como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, bloco Camaleões do Vila, Maracatu Solar, dentre outros.

Para Bruno Perdigão, o webdoc é uma oportunidade do público saber melhor sobre a relação de seus integrantes com a história do Luxo da Aldeia, uma vez que o bloco é marcado pela pluralidade. “Tem gente que está na organização desde o início e outros tantos que foram chegando ao longo dos anos, seja pela afinidade com o Carnaval, caso do Roberto Félix, que atualmente mora no Canadá, ou por outras questões mais práticas, como a Bebel Medal, que está na produção desde 2017 e vem com a gente nessa trajetória. É muito bacana porque os depoimentos têm um norte em comum, que é o Carnaval, mas com particularidades que de certa forma convergem e são fundamentais para a narrativa da nossa história”, destaca.

Já no registro musical do webdoc “Tantos Carnavais Depois”, o público pode conferir as inéditas canções Marcha do Desencontro (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão) e O Meu Juízo (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), além de outras já conhecidas como Serpentina (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), Ó, Linda Fortaleza (Marcus Dias e Mateus Perdigão), Um Sol Pra Cada Um (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), Cara de Pau (Joaquim Ernesto e Newton Fortaleza) e Chorando e Cantando (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo). “A apresentação musical foi gravada sem público, na casa da Elaine Brito, produtora cultural e pessoa fundamental para a nossa história. No entanto, ela contou com toda a energia e vontade de fazer o melhor carnaval do mundo em 2023, com todos presentes, despencando e transbordando felicidade”, ressalta o vocalista João Paulo Martins.

Acessibilidade e educação

Ainda dentro do Edital de Cultura Tradicional Popular, que culminou no webdoc, o Bloco realizou o seminário “O Carnaval no centro da cidade: mudanças e permanência no local da festa em Fortaleza”, ministrado pelo percussionista Tiago Porto, que também é historiador, aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Felício Lopes, realizado no dia 05 de setembro de 2022. O encontro teve como objetivo apresentar o Bloco Luxo da Aldeia e a sua relação com a cidade aos mais jovens, além de destacar a importância da democratização da festa e da sua relevância histórica e cultural. “Ainda dentro dessa perspectiva, fizemos questão de colocar neste material audiovisual legenda e também tradução em libras, que foi feita pelo intérprete Samuel de Araújo Mateus, para que mais pessoas conheçam o Luxo da Aldeia e entendam a relevância do nosso Carnaval”, destaca Tiago.

FICHA TÉCNICA

Direção, edição e finalização: Gustavo Portela

Câmeras: João Paulo, Bárbara Raposo e Plínio Câmara

Gravação, mixagem e masterização: Airton Montezuma

Auxiliar de Gravação, mixagem e masterização: Edson Sancho

Sonorização: Sandro Levi

Auxiliares de sonorização: Gabriel Marques e Antônio Marcos

Locação e buffet: Elaine Brito

Roadie: Corujito

Libras: Samuel de Araújo Mateus

Banda:

Mateus Perdigão – voz e guitarra

Bruno Perdigão – voz e guitarra baiana

João Paulo Martins – voz

Tiago Porto – percussão

Rodrigo Ildefonso – baixo

André Gomes – Bateria

Thales Catunda – Percussão

Bloco Luxo da Aldeia: Mateus Perdigão, Bruno Perdigão, João Paulo Martins, Tiago Porto, Marcus Vinicius Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal

Projeto apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor

SERVIÇO

Webdoc Tantos Carnavais Depois - contemplado na chamada pública Nº 002/2021 – Edital de Cultura Tradicional Popular (Nº 7627), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza

Direção: Gustavo Portela

Onde:

Youtube – https://youtu.be/pfOS5kUlPNY

Instagram –@luxodaaldeia – www.instagram.com/luxodaaldeia

Facebook – www.facebook.com/luxodaaldeia

--

Nenhum comentário: