Luxo da Aldeia celebra 15 anos e reencontro após 2 anos em razão da pandemia em webdoc dirigido por Gustavo Portela
Dirigido por Gustavo Portela, o webdoc conta com depoimentos de membros do Luxo da Aldeia: Mateus Perdigão (voz e guitarra), Bruno Perdigão (voz e guitarra baiana), João Paulo Martins (voz) e Tiago Porto (percussão), além de Marcus Vinicius de Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal, que fazem parte da organização do Bloco. Todos buscam fazer um resgate da trajetória do grupo, a partir de suas perspectivas pessoais, e expectativas para o retorno após esse período longe dos palcos por conta da pandemia. Curiosidades e fatos marcantes também estão presentes no registro audiovisual, que será lançado nesta quarta-feira, dia 05, nas redes sociais do Luxo da Aldeia.
“Queríamos contar a nossa história e trazer para o público um pouco do que passamos para chegarmos até aqui, contextualizando com o que vivemos e sentimos durante a pandemia. O webdoc é uma forma não só de celebrar os 15 anos, mas de mostrar a alegria de retornar após esse período sombrio em que ainda estamos vivendo. Entendemos que o Carnaval também é luta, e os nossos fãs estão com a gente, durante todo esse tempo, nessa corrente de resistência”, explica Mateus Perdigão.
Apesar de a primeira apresentação ter ocorrido em 2007, a ideia do Luxo da Aldeia veio um ano antes, quando Marcus Vinícius Oliveira, o Marvioli, incentivou os filhos Bruno e Mateus a criarem um bloco que tivesse em seu DNA a valorização da música e dos compositores cearenses. O trabalho de pesquisa realizado pelos integrantes culminou na criação de um repertório notabilizado por frevos, marchas, sambas e maracatus, exaltando as diversas vertentes do Carnaval local. Isso propiciou uma maior interação com outros artistas e blocos, fazendo com que o Luxo dividisse o palco com nomes como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, bloco Camaleões do Vila, Maracatu Solar, dentre outros.
Para Bruno Perdigão, o webdoc é uma oportunidade do público saber melhor sobre a relação de seus integrantes com a história do Luxo da Aldeia, uma vez que o bloco é marcado pela pluralidade. “Tem gente que está na organização desde o início e outros tantos que foram chegando ao longo dos anos, seja pela afinidade com o Carnaval, caso do Roberto Félix, que atualmente mora no Canadá, ou por outras questões mais práticas, como a Bebel Medal, que está na produção desde 2017 e vem com a gente nessa trajetória. É muito bacana porque os depoimentos têm um norte em comum, que é o Carnaval, mas com particularidades que de certa forma convergem e são fundamentais para a narrativa da nossa história”, destaca.
Já no registro musical do webdoc “Tantos Carnavais Depois”, o público pode conferir as inéditas canções Marcha do Desencontro (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão) e O Meu Juízo (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), além de outras já conhecidas como Serpentina (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), Ó, Linda Fortaleza (Marcus Dias e Mateus Perdigão), Um Sol Pra Cada Um (Marcus Dias, Thales Catunda e Bruno Perdigão), Cara de Pau (Joaquim Ernesto e Newton Fortaleza) e Chorando e Cantando (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo). “A apresentação musical foi gravada sem público, na casa da Elaine Brito, produtora cultural e pessoa fundamental para a nossa história. No entanto, ela contou com toda a energia e vontade de fazer o melhor carnaval do mundo em 2023, com todos presentes, despencando e transbordando felicidade”, ressalta o vocalista João Paulo Martins.
Acessibilidade e educação
Ainda dentro do Edital de Cultura Tradicional Popular, que culminou no webdoc, o Bloco realizou o seminário “O Carnaval no centro da cidade: mudanças e permanência no local da festa em Fortaleza”, ministrado pelo percussionista Tiago Porto, que também é historiador, aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Felício Lopes, realizado no dia 05 de setembro de 2022. O encontro teve como objetivo apresentar o Bloco Luxo da Aldeia e a sua relação com a cidade aos mais jovens, além de destacar a importância da democratização da festa e da sua relevância histórica e cultural. “Ainda dentro dessa perspectiva, fizemos questão de colocar neste material audiovisual legenda e também tradução em libras, que foi feita pelo intérprete Samuel de Araújo Mateus, para que mais pessoas conheçam o Luxo da Aldeia e entendam a relevância do nosso Carnaval”, destaca Tiago.
FICHA TÉCNICA
Direção, edição e finalização: Gustavo Portela
Câmeras: João Paulo, Bárbara Raposo e Plínio Câmara
Gravação, mixagem e masterização: Airton Montezuma
Auxiliar de Gravação, mixagem e masterização: Edson Sancho
Sonorização: Sandro Levi
Auxiliares de sonorização: Gabriel Marques e Antônio Marcos
Locação e buffet: Elaine Brito
Roadie: Corujito
Libras: Samuel de Araújo Mateus
Banda:
Mateus Perdigão – voz e guitarra
Bruno Perdigão – voz e guitarra baiana
João Paulo Martins – voz
Tiago Porto – percussão
Rodrigo Ildefonso – baixo
André Gomes – Bateria
Thales Catunda – Percussão
Bloco Luxo da Aldeia: Mateus Perdigão, Bruno Perdigão, João Paulo Martins, Tiago Porto, Marcus Vinicius Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal
Projeto apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor
SERVIÇO
Webdoc Tantos Carnavais Depois - contemplado na chamada pública Nº 002/2021 – Edital de Cultura Tradicional Popular (Nº 7627), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza
Direção: Gustavo Portela
Onde:
Youtube – https://youtu.be/pfOS5kUlPNY
Instagram –@luxodaaldeia – www.instagram.com/luxodaaldeia
Facebook – www.facebook.com/luxodaaldeia
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário