segunda-feira, 7 de março de 2022

FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Aleksei Abib ministra oficina de roteiro na Escola Porto Iracema das Artes
As inscrições para a formação “Um DNA de roteiro: beats e escaleta” começam neste sábado, 5 de março. As aulas ocorrem em formato virtual pela plataforma Zoom

Entre os dias 5 e 9 de março o Laboratório Cena 15 – Cinema, da Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para a oficina “Um DNA de roteiro: beats e escaleta”, com Aleksei Abib. Serão ofertadas 30 vagas para a atividade que ocorre em formato virtual por meio da plataforma Zoom. Para se inscrever, clique AQUI. A divulgação dos selecionados será feita dia 18 de março no site da Escola.

As aulas, ministradas pelo diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país, Aleksei Abib, ocorrerão do dia 21 a 25 de março, das 9h às 12h. De acordo com Manoela Ziggiatti, coordenadora do Laboratório de Cinema, esta oficina é uma oportunidade de aprender a lidar com técnicas de construção de narrativas fílmicas de maneira mais consciente. “Aleksei Abib é um roteirista com muita experiência no campo da formação e desenvolveu uma maneira própria de abordar aspectos estruturantes dos filmes, absolutamente prática, com ferramentas de aplicação, para preparar o trabalho de quem está escrevendo um roteiro”, explica.

A proposta da oficina é trabalhar uma visão microscópica da estrutura do roteiro, perpassando por tópicos como as linhas dramáticas principais e secundárias da roteirização; suas respectivas funções na história e impacto na estrutura; o ponto de vista narrativo; beat sheet e escaleta; os principais paradigmas estruturais e suas diferenças e pontos de contato.

Sobre o professor

Aleksei Abib

É diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Foi script-doctor de filmes como “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); do blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; entre outros. Foi líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, e atualmente é um dos consultores de roteiro para o Núcleo Hamaca, junto ao diretor Marcelo Gomes e a atriz ícone do cinema novo, Helena Ignez. Foi também consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, e instrutor de roteiros para a equipe de jornalismo da Rede Globo, e do programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. Foi ainda um dos três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019 e é professor convidado da EICTV, Cuba, desde 2017, e CHAVÓN, na República Dominicana, desde 2019.

Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra “A Hora dos Ruminantes”, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo (recém contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020), escreve o seu primeiro romance, “O TEMPLO”, premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020), e desenvolve o projeto “Uma Luta de Classe”, sua estreia na direção de longa- metragem de ficção.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Inscrições para oficina “Um DNA de roteiro: beats e escaleta” com Aleksei Abib

Quando: entre os dias 5 e 9 de março, neste link

Período da formação: 21 a 25 de março

Onde: Plataforma Zoom

Gratuito


PROGRAMAÇÃO MENSAL
EVENTOS FORMATIVOS
ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES 
MARÇO 2022 

05 de Março | Sábado
[TEATRO] Palestra ritual “Entre peles, ossos e sangue: a memória escavada no som do tambor”
com Sanara Rocha – tutora do projeto “Incêndios da Alma: sobre mulheres devotas de si”, do Laboratório de Teatro 2021
17h > Terreiro Arte e Tradição – Sítio Santo Antônio, em Barbalha (CE) > Gratuito
Mais informações: https://portoiracemadasartes.org.br/porto-iracema-das-artes-promove-palestra-ritual-com-sanara-rocha-em-barbalha/

11 de Março | Sexta-feira
[MÚSICA] Música Eletrônica e Cultura Indígena | Plânctons – Formação em Música Eletrônica
com Nelson D
16h > Auditório da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público

16 de Março | Quarta-feira
[CINEMA] Exibição e debate sobre o curta-metragem “Chão de Fábrica”
Com Nina Kopko, Lis Paim e mediação de Pedro Azevedo
18h > Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) > Gratuito

17 de Março | Quinta-feira
[CINEMA] Partilhas e bate-papo com roteiristas do Lab Cena 15 (2021)
Com Barbara Matias, Jamal Kayry, Diogo Leite e Hell Ravani. Mediação de Manoela Ziggiatti e Isaac Pipano
18h > Auditório do Porto Iracema das Artes > Gratuito

21 de Março | Segunda-feira
[ARTES VISUAIS] Apresentação da publicação “Mecunã Kérupi Ané”
Com Byya Kanindé, Junior Pitaguari e Merremii Karão Jaguaribaras
19h > Canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes

21 a 25 de Março | Segunda a sexta-feira
[CINEMA] Oficina “Um DNA de Roteiro: Beats e Escaleta”
Com Aleksei Abib
9h às 12h > Plataforma Zoom > 30 vagas > Inscrições de 05 a 09 de março pelo site da Escola Porto Iracema das Artes

27 de Março | Domingo – Dia Mundial do Teatro
[TEATRO] Conversa sobre a Peça-filme "Desfazenda – me enterrem fora desse lugar"
Com Jhonny Salaberg, mediação de Maíra Abreu Rocha
18h > Live no Instagram da Escola Porto Iracema das Artes>


Nenhum comentário: