sexta-feira, 11 de março de 2022

SHOW

Luana Fiorentino lança a turnê "Rio - Dançar o Mundo" nesta sexta em Fortaleza
"Rio – Dançar o Mundo" é o primeiro disco de Luana Florentino com canções e poesias autorais, e o nome da turnê que a artista irá fazer pelo Ceará. Ela fará show gratuito nesta sexta, no Centro Dragão do Mar, e também passará por diversas cidades do Cariri. 
Luana, que é cantora e compositora cearense, da cidade de Mombaça, atriz e educadora popular, traz no repertório o mergulho da cultura tradicional nordestina, ressaltando o protagonismo da mulher no forró, que agora em outubro de 2021 foi patrimonializado pela federação, tornando-se ritmo e brinquedo popular tombado como patrimônio da humanidade.
Por meio da poesia, dança, cênica e ritualidades, ela reverencia memórias ancestrais, das brincadeiras e folguedos da cultura popular, visitando os manifestos do patrimônio histórico, entrelaçando sua identidade às transversalidades da nossa cultura.
Respondendo o DIVIRTA-CE, Luana falou do trabalho de composição do álbum e da apresentação: "As composições somam memórias ancestrais, da infância, misturadas as vivências atuais, mas que se reverberam na pandemia, quando crio uma intimidade com a dança e a partir disso, componho a maioria das canções, por isso que estamos construindo um trabalho lindo, por pessoas que acreditam e somam, inclusive quando não temos recurso, para que esse sonho se concretize. Não conseguiria sozinha. É um trabalho coletivo! ", afirmou. Luana ainda comentou sobre as influências de sua formação no show. "Como educadora, trago no enredo o cunho político, necessário para que essa abordagem seja de fato verdadeira, por assim representar ideais de culturas tão diversas, da linguagem tradicional, periférica, da que é também a minha. Por já ter trabalhado e vivenciado esse cotidiano, de que canto, fosse dando aulas, oficinas, vivências, é que falo do meu próprio lugar, compreendendo a importância de evidenciar a grandeza desse sertão".
Luana se coloca como uma mulher negra, sertaneja, lésbica e feminista; o projeto tem como objetivo, disseminar a cultura tradicional, valorizando o cordel e a música brasileira, nos territórios diversos do país, sobretudo pensando em possibilitar intercâmbios de linguagens culturais.  
"Rio – Dançar o Mundo", traz à tona o contexto político em que se norteia a proposta, em especial no que diz respeito às letras das músicas, que tratam da luta do povo sertanejo, dos povos originários, indígenas, negres, quilombolas, agricultores, pescadores e troncos velhos, dos quintais tradicionais; que se preservam em Terreiradas, Bandas Cabaçais, coletivos de côco de praia, cavalo marinho, maracatus, reisado. Fontes inspiradoras para a construção dessa obra, que relaciona suas raízes com o forró e o demais gêneros.
Sobre a mistura de música e poesia, Luana comentou para DIVIRTA-CE: A poética é o que mais impressiona o público, uma vez que, estamos perdendo o costume de nos escutar, de escutar as pessoas, embora que, precisamos disso. Então o "Rio" nos lembra isso, à importância da palavra, da poesia pra se contar a dureza e a esperança do nosso lugar. Uma vez me perguntaram se eu me considerava mais cantora ou mais poeta. Eu acho que só canto, porquê escrevo e é essa verdade que quero trazer em minha música".

Luana Florentino é graduada em Comunicação Social - 
Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio FIC do Ceará, Especialista em 
Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido e Graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).  Como artista cênica, atuou também em espetáculos de teatro, circo/dança e música (Cultura popular Nordestina e ritmos afro brasileiros). Possui experiência como educadora por meio da cultura popular em Territórios Indígenas (Povo Jenipapo Kanindé). É Educadora Popular por meio de Performances, Contação de Histórias e Cenopoesia. Tiradora de loa e batuqueira (Maracatu Solar), Brincante e Zabumbeira (Pifarada Urbana), Brincante da Cultura Popular (danças tradicionais de Coco e Reisado) Idealizadora da Ser'tão.  
Luana também comentou com o Jornal as expectativas de passar por Fortaleza, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Brejo Santo. "O Cariri é um lugar sagrado, pra mim, donde evidencio e aprendo à nossa cultura. É o centro, polo de tudo que é diversidade, território das mestras e mestres da cultura tradicional, os que tanto me ensinam e a quem reverencio em minha obra. Estar nesse lugar, levando o trabalho que fiz também com os aprendizados desse lugar, é uma satisfação e sensação de missão cumprida, ate aqui. É um jeito muito bonito e especial de abrir os caminhos pra Rio desaguar Nordeste acima", completou.


SERVIÇO
"Rio – Dançar o Mundo" com Luana Florentino
Fortaleza: Lançamento
Dia 11 de março:
Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar - 19:30h – Gratuito
Sobre como pegar seu ingresso:
Capacidade: 250 lugares
Retirada de ingressos exclusivamente por meio do site da plataforma Sympla Bileto a partir das 15h do dia 10/03 (quinta-feira) até o limite disponível;
Serão liberados dois ingressos por CPF;
O acesso ao espetáculo será permitido exclusivamente mediante apresentação do código emitido pela Sympla e apresentação do passaporte vacinal acompanhado de documento de identificação e uso de máscara;
Os ingressos serão válidos até 10 minutos antes do início do espetáculo;
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo, às 19h30.

Turné Cariri:
Dia 8 de abril: SESC Juazeiro do Norte
Teatro Patativa do Assaré no SESC Juazeiro do Norte as 19h – 
Capacidade: 200 lugares, ingressos serão distribuidos 1hora antes do show.
1kg de alimento, ou itens de higiene pessoal, a ser doado a uma entidade que acolhe pessoas em situação de rua.

Dia 9 de abril: Fundação Casa Grande em Nova Olinda
Teatro Violeta Arraes – Fundação Casa Grande em Nova Olinda – 18h – Gratuito
Capacidade – 60 lugares (ingressos distribuidos uma hora antes no proprio Teatro;

Dia 10 de abril:
Manhã – Visita ao reisado dos Irmãos com foco nas Guerreiras Santa Madalena
Tarde – Visita ao Terreiro de Mestre Aldenir

Dia 11 de abril – Brejo Santo e Juazeiro do Norte
Brejo Santo: Oficina – Tambô, num corpo brincante com Luana Florentino e  equipe
Teatro Júlio Macedo de 9:00 ás 11:00h
Juazeiro do Norte: Performance “Tambô – Ubuntu” - Praça Padre Cícero com cortejo até o SESC Juazeiro e encontro com um grupo de Tradição – 16:00 as 18:00h (Participarão dessa performance Luana Florentino sua equipe, alguns convidados e traseuntes da Pe Padre Cícero);

A Turné Cariri é uma realização do SESC Juazeiro do Norte, CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte) e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário: