quarta-feira, 30 de março de 2022

ENTREVISTA: LUIZ FELIPE PONDÉ

"O otimismo virou uma falsa virtude cívica"
Espanto que deu início à filosofia é tema do novo livro de Luiz Felipe Pondé, que concedeu entrevista para o blog DIVIRTA-CE

O espanto diante de uma natureza imensa e complexa e o desencanto diante do indecifrável universo são dois fatores que deram início à filosofia na Grécia antiga. De lá para cá, a humanidade encontrou poucas respostas e ainda busca entender o sentido da própria existência. É com base nesse conflito que o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé acaba de lançar sua mais nova obra, "A filosofia e o mundo contemporâneo: meditações entre o espanto e o desencanto", publicada pela Editora Nacional. 
Segundo Pondé, a obra propõe o exercício de pensar sem ter respostas prontas. “Essa é uma boa metáfora para este livro. Este ângulo é tanto uma condenação a você ficar na condição de um náufrago quanto entender que todo filósofo é um náufrago quanto às certezas que o senso comum tem”, explica o autor.
Luiz Felipe Pondé é doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv. Autor de inúmeros livros, atua como diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), comentarista do Jornal da Cultura e colunista da Folha de S.Paulo. Pondé concedeu entrevista ao Jornal O ESTADO falando sobre o livro, carreira, política, refletindo sobre o Brasil, o mundo e a humanidade. Confiram. 

DIVIRTA-CE - Seu novo livro reúne reflexões sobre desapego, liberalismo, saúde mental, envelhecimento e morte. Como esses assuntos ficaram ligados a história da filosofia neste seu lançamento? Da onde veio a ideia para a nova obra?
LUIZ FELIPE PONDÉ - Essas questões não estão unidas numa síntese única. Por exemplo, o desapego é um tema recorrente na filosofia. Desapegar de bens materiais, desapegar de si mesmo. Liberalismo transita por política, economia. Saúde mental tem a ver com felicidade, sofrimento, assim como envelhecimento e morte. Não são temas ligados uns aos outros. A ideia do livro veio de uma conversa com uma colega da PUC, se a filosofia surgiu do espanto ou do desencanto, que é uma controvérsia sempre na história da filosofia. Quando se fala que a filosofia veio do desencanto até gera um mal estar grande em muitos filósofos.

DIVIRTA-CE - Segundo o release de "A filosofia e o mundo contemporâneo", o livro propõe o exercício de pensar sem ter respostas prontas. Para você, os brasileiros pensam mais em quê atualmente? E o que é necessário para o Brasil "pensar melhor", além de uma educação mais digna e eficiente para todos?
LUIZ FERNANDO PONDÉ - O que é preciso para uma educação mais digna? Isso aí nem 150 mil doutorados resolve. Para começar os professores da rede pública deveriam ganhar muito melhor. Sei lá, uns dez mil reais de piso salarial. E isso não vai acontecer. Isso é um tipo de discussão que acaba sendo uma enorme encheção de linguiça para candidatos políticos falarem bem durante a eleição. A educação necessita que professores ganhem muito bem para atrair muita gente entusiasmada, interessada, e muito dinheiro que tornasse a estrutura toda melhor. O que os brasileiros mais pensam hoje em dia? Em poder comer, em ter comida em casa. Daqui a pouco, muitos vão pensar em eleição. Fora a pandemia, que agora perde força, os brasileiros estão preocupados em ter o que comer. Os brasileiros não tem culpa de não pensar em algo filosófico, mais denso. Primeiro porque não tem repertório, e também porque sem comer, fica difícil pensar em outra coisa.
DIVIRTA-CE - Dos livros que lançou, qual você mais tem orgulho? E a obra que você menos gosta da sua carreira literária?
LUIZ FELIPE PONDÉ - Não sei. Não tem nenhum livro que eu mais me orgulhe. Claro que tem livros que, em algum momento, foram mais significativos para mim ou não. Tem uns livros mais acadêmicos, duros, tem outros para um público mais aberto. Não tem nenhum livro que me orgulhe mais que outros.

DIVIRTA-CE - Seus comentários no "Jornal da Cultura" e em outros veículos de comunicação que você contribui são consideradas pessimistas e muitos identificam que você carrega fortes influências do Friedrich Nietzsche. Se o filósofo alemão vivesse hoje em dia, quais reflexões ele teria, na sua opinião? Você acha que os brasileiros confundem pessimismo com a sua visão realista da vida? Como crítico feroz do governo atual, qualquer presidente que entre no lugar de Jair Bolsonaro seria positivo?
LUIZ FELIPE PONDÉ - O que o Nietzsche falaria? Essas coisas são difíceis, porque são anacrônicas. Nietzsche era alemão, vivia no século 19. Mas tenho minhas suspeitas que ele olharia para o ressentimento, que, para ele, era um contrato social em cima da mediocridade, da inveja do outro. Um contrato social em cima do medo. Com a dificuldade de lidar com a falta de sentido na vida ou a inexistência de Deus. Ele estaria muito atento sobre essa questão do ressentimento. Com relação ao Bolsonaro, se pode piorar, uma das coisas que eu acho esse governo uma catástrofe, é que ele irá devolver a administração para as mãos do PT, que é uma gangue. Isso é muito ruim, a gente sabe como é o PT. Um dos problemas do PT é que ele tem a benção de todos os "inteligentinhos" do Brasil, todo mundo acha fofo. Basta ver todas as manifestações que os artistas fazem. Este governo é tão catastrófico, que no seu portfólio de lixos, está justamente o fato de enfrentarmos uma eleição, voltarmos algumas casas para trás com o Bolsonaro, e agora retrocedemos ainda mais por achar que o PT é solução para o país. Todo mundo sabe que o Partido dos Trabalhadores é uma gangue muito bem organizada. Sei que muitos me consideram pessimista. Do ponto de vista da filosofia, me veem perto de Nietzsche, Schopenhauer, uma percepção um tanto trágica, mas não me vejo como pessimista. Eu acho que existe hoje uma tendência à mentira geral. Todo mundo quer agradar, todo mundo quer engajar seguidores, todos querem patrocinador, todo mundo quer aparecer. O otimismo virou uma falsa virtude cívica. Eu não tenho obrigação de agradar ninguém quando eu falo de qualquer assunto. Essa coisa de dizer que sou pessimista é o que chamamos de "sendo comum" uma coisa banal. Na realidade essa discussão é um pouco mais densa, essa história que sou pessimista é em relação a maioria dos intelectuais que querem agradar o público e eu não estou nem aí para agradar ninguém.
DIVIRTA-CE - Você iniciou a carreira acadêmica cursando medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, mas não concluiu o curso. Por que desistiu? O que você aprendeu com a pandemia de Covid 19? A humanidade irá tirar alguma lição do sofrimento causado por essa doença?
LUIZ FELIPE PONDÉ - Eu não fui nenhum pouco pessimista quando falei da pandemia. Eu fiz o curso da Federal da Bahia até o quinto ano. Tive dúvidas durante o curso todo. Não tanto por não gostar das disciplinas, mas quando comecei a ver o dia a dia do médico, percebi que não queria aquilo, não queria trabalhar em hospital. Eu sempre gostei e vim de uma família de médicos que são apaixonados por humanas, inclusive meu próprio filho. Acabei indo para a filosofia porque eu queria discutir questões que tem a ver com as ciências humanas. O que eu aprendi com a pandemia? Primeiro aprendi que a gente nunca deve achar que epidemias virais não acontecerão. Depois aprendi que nunca devemos subestimar as características políticas e a politização de eventos, a priore, não políticos, como a pandemia. Aprendi que devemos prestar atenção no passado, como no caso da gripe espanhola, que teria ajudado a muita gente perceber o que estava acontecendo no seu dia a dia, apesar de sermos bastante ignorantes em relação a História. Percebi de forma muito clara os elementos extra racionais que atuam na ciência e nos cientistas. A pandemia virou um negócio, uma commodity. Se a humanidade irá tirar alguma lição disso tudo? Provavelmente não, né? Não tirou de nenhuma outra pandemia ou epidemia, por que iria tirar dessa? Essa ideia que apareceu no começou do Covid 19 acho que é um narcisismo contemporâneo, de sempre acharmos que a história começou com a gente. Aprendemos a fazer vacina mais rápido, mas do ponto de vista moral, não aprendemos nada. Veja aí, está todo mundo indiferente com o que acontece na África. E continua sendo assim. Toda essa história de que as pessoas estão melhores, isso é marketing barato.
DIVIRTA-CE - Você chegou a afirmar que "sem hipocrisia não há civilização" e "precisamos da falta de caráter como cimento da vida coletiva". Esse pensamento continua latente? A evolução humana é uma utopia, porque da mesma forma que existe um progresso da tecnologia, o ser humano regride em algum aspecto?
LUIZ FELIPE PONDÉ - A civilização precisa de hipocrisia, uma certa dose de mentira, fingimento. Ninguém suporta uma verdade social contínua. A falta de caráter acaba servindo como cimento social. Em negócios, acordos políticos, o convívio com vizinho, você às vezes tem que soltar uma mentira, ou se juntar com um e ir contra o outro. A evolução tecnológica existe, não tem o que discutir, e a evolução humana moral não tem nada a ver com isso. Tivemos inclusive inúmeros exemplos que o avanço técnico existe graças a violência em guerras. A espécie continua a mesma. Agora que ela regrida de alguma forma, não acho. Penso que se o capitalismo quebrasse e gerasse muita pobreza, aí a gente voltava para a pré história, pro neolítico, os homens voltavam a se matar e as mulheres a morrer de parto. Mantendo-se uma mínima ordem e uma certa condição material, não acho que a gente regrida. A gente está regredindo para quem acha que nós evoluímos. Como eu nunca achei isso, então não penso que estamos regredindo.

POR FELIPE PALHANO

terça-feira, 29 de março de 2022

ROMÃ

Duo Groove e Khrystal fazem show próximo domingo no Cineteatro São Luiz

Os artistas sobem ao palco no domingo (03), com composições próprias do disco homônimo e músicas de seus repertórios de vida

Um encontro solar e de resistência a tudo vivido nos últimos anos, um passeio pela música nordestina e africana no vasto repertório de dois amigos. O show “ROMÔ marca a parceria dos amigos de longa data, Sérgio Groove e Khrystal. Os músicos se apresentam dia 03 de abril, às 18h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Khrystal e Groove construíram suas carreiras com anos de trajetória e participação nos trabalhos um do outro. Em 2019, eles se encontram para começar a comporem juntos em parceria, surgindo o Dueto Groove & Khrystal, que teve seu primeiro encontro em Fortaleza, no palco do Centro Cultural BNB, em janeiro de 2020. Nesse início, o repertório era baseado nas memórias afetivas deles. De Gonzaga à Djavan, o duo experimentou sonoridades além da soma das experiências com a música. As apresentações seguiram-se pela Casa Grande em Nova Olinda/CE, no CCBNB Crato/PB e CCBNB Juazeiro do Norte/CE, e no Espaço Sarau no Estúdio, em Natal/RN.

Mesmo com a imposição da reclusão social trazida pela pandemia do Covid-19 que surgiu logo após esse encontro, os músicos não deixaram de criar. As composições continuaram surgindo de forma remota, resultando na concepção do projeto ROMÃ, com músicas autorais compostas pela dupla, falando de temas tão atuais e importantes. Atualmente, o volume I do projeto está em gravação com o apoio do Edital Economia Criativa 2021 do Sebrae/RN, trazendo cinco temas inéditos e as participações especiais do percussionista Ramon Gabriel, o sanfoneiro Mestrinho e a cantora Roberta Sá. A previsão de lançamento para esse novo trabalho é novembro de 2021.

ROMÃ

O show Romã é resultado do lançamento do EP homônimo que divulga cinco temas inéditos compostos pelo Duo Groove e Khrystal e que conta com as participações especiais do Sanfoneiro Mestrinho e da cantora e conterrânea Roberta Sá. O show ao vivo abre o leque do roteiro e a dupla soma às canções do EP os sons referenciais de suas vidas, passeando pela música nordestina e africana, resultando em encontro solar e resistente, apesar de tudo. Disponível nas plataformas digitais.

SERVIÇO

Show | Duo Groove e Khrystal - Romã

Data: 03.04.2022 | Horário: 18h

Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) | Classificação Indicativa: Livre 

Horários da bilheteria: de terça a sexta (a partir de 04/01)– 9h30 às 18h e sábado - 9h30 às 17h | Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/72102 

Local: Cineteatro São Luiz - Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)

Contato: Assessoria de comunicação (Monique Linhares) - 85 986594762

4 DÉCADAS DE MUITA HISTÓRIA

Diretoria do Iguatemi reúne a imprensa para anunciar as novidades da celebração de 40 anos de história em Fortaleza

Entre as novidades, o Shopping passará a se chamar Iguatemi Bosque, a volta do Festival I Music, novas lojas e uma festa especial no próximo sábado

A diretoria do Iguatemi Fortaleza reuniu nesta terça, 29, a imprensa e convidados para anunciar as novidades do empreendimento. Consagrado como um dos primeiros shoppings de Fortaleza, o Iguatemi celebra, em 2022, 40 anos de atuação com ações comemorativas e inovações. Em sua nova fase, o empreendimento anuncia o investimento de R$ 33 milhões de reais em ações para aprimorar a arquitetura e infraestrutura do shopping para proporcionar uma experiência ainda mais completa aos clientes. As projeções para 2022 incluem ainda a expectativa de vendas totais de R$ 1,7 bilhões de reais, com crescimento de 18% em relação a 2021. Outra novidade é que, alinhado com os demais empreendimentos do Grupo JCC, o Shopping Iguatemi incorpora "Bosque" ao seu nome.

Novas operações

De acordo com o superintendente Wellington Oliveira, mais de 45 novas operações devem ser inauguradas durante o ano todo. Com isso, a expectativa é de, até dezembro, o empreendimento ter 97% de área locada.

“Chegamos aos 40 anos de fundação do shopping Iguatemi Fortaleza ocupando uma posição de destaque no varejo cearense e nacional. Essa história foi construída com muito empenho de todos: empreendedores, dirigentes, lojistas, colaboradores e, principalmente, com os milhares de cearenses que nos visitam diariamente. Será um ano inteiramente voltado para ações e novidades para todos”, reforça Wellington.

Hoje, o empreendimento possui mais de 400 operações, com diversas lojas-âncoras e megalojas. Ainda este ano, estão previstos lançamentos de novos estabelecimentos, como as lojas Adidas Originals, Amaro, Nike, Nespresso, Uza Shoes, Brooksfield Donna, Brava Wine e T Store (empreendimento exclusivo da marca Tramontina) e outras em fase final de negociação. Recentemente, o Shopping incorporou a The Waffle King, Greenish, Casa do Cidadão e Supermercado Guará.

Programação comemorativa

No próximo sábado (2), data que marca a inauguração do Shopping, ações especiais como uma chuva de 15 mil balões e bolo gigante vão encantar os clientes do mall.

Neste ano, o Iguatemi Fortaleza será responsável pela realização de grandes eventos, como I’Music, principal festival de música nacional da cidade. No próximo sábado (2), as programações e venda de ingressos dos shows musicais, sediados no Iguatemi, serão disponibilizadas ao público.

“O festival será um grande marco de comemoração dessas quatro décadas.  Agora, com a redução das medidas restritivas, como a liberação de eventos, estamos prontos para ter um adicional em nosso fluxo de clientes e estamos preparando eventos inéditos para toda a família”, pontua.

Tendo a responsabilidade corporativa como um dos pilares, a Loja do Bem, braço social do Shopping Iguatemi recebe no dia 12 de abril, a segunda edição da exposição "Render-CE". A mostra dá protagonismo ao trabalho de artesãos cearenses e é realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

O Shopping Iguatemi já recebeu, em 2022, eventos como a temporada do Museu das Ilusões, uma atração para toda a família que mostra princípios da física de forma criativa e interativa; a exposição de Orcs, com intervenções gigantes de criaturas dos filmes de aventura e a mostra “O Que Não Nos Disseram”, exaltando o protagonismo de mulheres vítimas de violência.

Crescimento

Inaugurado em abril de 1982, o empreendimento se fortaleceu como um marco do varejo cearense. Hoje, seu entorno é reconhecido por ser uma das áreas mais valorizadas e de fácil acesso da cidade. As transformações, inovações e o envolvimento com a capital são  alguns dos principais marcos das quatro décadas de história.

Após o avanço da vacinação e controle da pandemia, o Shopping espera um aumento de 15% no fluxo de clientes com relação ao ano anterior. “Em janeiro de 2022, o comércio foi muito impactado pela terceira onda da pandemia, situação que, com as vacinas, está sendo superada. Agora, estamos preparados para ter um adicional na nossa frequência de clientes, com profissionais preparados para oferecer conforto a todos”, reforça.

Conhecido por ser uma porta de entrada de marcas nacionais e internacionais, o Shopping Iguatemi Fortaleza oferece diversos serviços nos segmentos de moda, tecnologia, cultura, gastronomia, lazer, decoração, beleza e outros, proporcionando aos clientes inúmeras soluções em um único lugar.

Parque de mídias

Em parceria com a Eletromidia, o Iguatemi terá o maior parque de mídias do país, contando com destaques em telas externas e internas para divulgação de eventos e operações do shopping. “Esse é mais um exemplo de pioneirismo e de que estamos sempre alinhados com a tecnologia e as novas formas de nos comunicar com o público”, destaca o superintendente.

CERVEJA

Xand Avião é o novo garoto propaganda da Brahma
Cantor é anunciado como novo embaixador da marca Brahma Duplo Malte. A confirmação foi feita na rede social do artista e promete novidades em breve

O cantor Xand Avião anunciou, nesta sexta-feira (25), em suas redes sociais, que é o novo comandante da Bramosidade. A parceria com Brahma Duplo Malte foi divulgada por Xand como sua “nova dupla”. 
As especulações sobre a formação de uma possível nova dupla ganharam destaque no início da semana, após o artista soltar um spoiler sobre uma possível novidade em sua carreira. Sites de notícias do mundo das celebridades repercutiram e o assunto provocou alvoroço entre os fãs. O forrozeiro brindou, com grande festa em Fortaleza, os 40 anos de idade e 20 anos de carreira.
A Brahma aposta no cantor como novo comandante da Brahmosidade por sua popularidade no Nordeste, autenticidade e animação – três ingredientes que unem os dois nomes, segundo o Head de marketing regional da Ambev, Arnaldo Garcia.
“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria com Xand. Ele é um verdadeiro comandante da Brahmosidade por ser um dos artistas mais atuantes na cena musical e por se comunicar bem com a cerveja mais tradicional do Brasil. Estamos cheios de planos para ele, que vamos revelar nos próximos dias”, adiantou Arnaldo .
Nesta sexta-feira, Brahma e Xand liberou um cupom de desconto no Zé Delivery para os fãs dele poderem brindar essa nova parceria juntos.
O Zé Delivery é o maior especialista na entrega de bebidas por todo o país. O serviço (disponível pelo site ou app) está presente em todos os estados e em mais de 300 cidades, se diferenciando por fazer entregas rápidas de bebidas já geladas e a preço de mercado - tudo isso sem que o consumidor precise sair de casa.

DICAS DE LEITURA

Cinco livros para o Mês da Mulher 
Pelo terceiro ano consecutivo, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita a mulher mais admirada do Brasil na edição da pesquisa do Instituto Qualibest, recentemente divulgada. A sua fotobiografia é uma das dicas de leitura para o Mês da Mulher, da Livraria Senac Ceará, que durante o mês de março está com preços promocionais em diversas publicações das Editoras Senac e das Edições Sesc, abordando temáticas do universo feminino.  
Veja essa e outras dicas da gerente da Editora Senac Ceará, Denise de Castro: 

Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico – Fernanda Montenegro 
Escrita e organizada pela própria atriz, a obra reúne imagens que contam a trajetória pessoal e profissional de Fernanda Montenegro, que se mistura à memória da dramaturgia nacional. Além de uma seleção de fotos inéditas de seu acervo pessoal e outras que registram cenas memoráveis ao lado de grandes nomes como Paulo Autran, Sérgio Britto e Nathalia Timberg – muitas acompanhadas de legendas com suas impressões –, o leitor terá contato com documentos emblemáticos, artigos e depoimentos de escritores, diretores, críticos de arte, atores e amigos. Há ainda seções especiais dedicadas às premiações recebidas ao longo da carreira e uma comovente homenagem a Fernando Torres, seu companheiro de trabalho e vida. 

Mulheres negras do Brasil – Schuma Schumaher 
Esta edição condensada da história das mulheres negras brasileiras preenche uma lacuna na formação dos estudantes de Ensino Médio. O livro explica a contribuição das mulheres negras na formação da identidade nacional. Ocultadas pela historiografia oficial, as mulheres negras têm aqui a evidência que merecem e que os estudiosos contemporâneos confirmam: elas foram, sim, protagonistas na construção do país. A participação no movimento negro no Brasil nas últimas décadas e a atuação na vida cultural são exemplos das lutas que as mulheres negras continuam travando para ocupar seu lugar digno na sociedade. 

Moda sob Medida: guia prático de moda para a vida real – Danielle Ferraz e Penha Moraes 
A jornalista e consultora de moda Danielle Ferraz e a jornalista Penha Moraes discutem detalhes importantes e muito práticos do que é estar na moda a partir do reconhecimento e da aceitação do próprio corpo e estilo. Afinal, é preciso considerar que a roupa que nos veste não só nos cobre, mas nos revela. A essência do livro é a de colaborar para que todas possam, diante de tantas escolhas e por meio da linguagem da moda, revelar quem é pelas roupas que usa. Neste lançamento do Senac São Paulo, ilustrado com fotos de moda com mulheres comuns, que não desfilam nas passarelas do mundo fashion, mas que estão perfeitamente inseridas no mundo da moda, a leitora encontra dicas preciosas de como se vestir, de como valorizar o que é, e que contribuem, ainda, para uma consciência de consumo responsável, mais sustentável e inteligente - o que certamente influencia nossos hábitos de consumo. 

Os segredos de Alice no país das maravilhas: uma viagem através do corpo feminino - hormônios, menstruação e autoconhecimento – Bia Fioretti 
Os segredos de Alice é um livro sobre educação menstrual. Alice te convida a desmistificar a menstruação, a puberdade, os ciclos femininos, ajudando também a entender a pobreza menstrual e a combatê-la através da informação. Os segredos são revelados para estimular a autoconfiança da leitora em uma jornada de autoconhecimento sobre a fisiologia feminina, de uma forma lúdica e envolvente. O livro, diferente de tudo o que você já viu, traz as alterações da puberdade, a primeira menstruação, a ação dos hormônios nas emoções, dicas de alimentação e muito mais. Sua ludicidade pode facilitar uma aproximação entre adultos e adolescentes, facilitando o entendimento de sua segurança e favorecendo bem-estar físico e emocional. A autora, Bia Fioretti, que é designer e doutora em saúde pública, já tinha colocado essa formação eclética a serviço de outra publicação voltada ao público feminino, quando criou a Caderneta da gestante, do SUS. Agora, neste lançamento da Editora Senac São Paulo, Bia traz informação científica em linguagem fácil e totalmente integrada a ilustrações assinadas por ela mesma. Personagens como o Coelho Branco, o Gato Risonho, o Chapeleiro Maluco e a tirana Rainha de Copas desmistificam o país das maravilhas para quaisquer pessoas que menstruam e ovulam, e que buscam estar conectadas consigo mesmas. Depois de descobrir esses segredos, você vai se surpreender consigo mesma! 

Beauvoir Presente - Julia Kristeva 
Nesta obra, Julia Kristeva se debruça sobre a atualidade da escritora, filósofa e ativista francesa Simone de Beauvoir, que marcou a metade do século XX com a publicação de "O segundo sexo", um tratado sobre a condição das mulheres no período. Segundo Kristeva, o pensamento de Beauvoir corresponde a uma “revolução antropológica” e, por isso, ainda encontra ecos e desdobramentos tão contundentes nos fundamentos que circundam o multifacetado movimento feminista. Abordando tópicos como sexualidade, política, maternidade, feminismo, psicanálise e, principalmente, liberdade, Kristeva faz uma leitura pessoal de Beauvoir e revela possibilidades para apreender o feminino hoje. 

SERVIÇO   
LIVRARIA SENAC CEARÁ   
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, de 8h às 20h   
Endereço: Senac Reference – Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota 
Whatsapp: 85 99230.9956  
Site: https://www.livrariasenacceara.com.br/ 

domingo, 27 de março de 2022

NOVELA

Primeiro capítulo de Pantanal terá 1h30 de duração e promete ser o grande lançamento da Globo em 2022
Alanis Guillen será Juma Marruá em Pantanal, no lugar de Cristiana Oliveira que fez a personagem na Manchete
O primeiro capítulo de Pantanal será exibido no dia 28 de março e terá 1h30 de duração. O remake chega às telas da Globo trinta e dois anos depois de se tornar um fenômeno na extinta TV Manchete e alavancar a audiência da emissora como nunca antes. 
Pantanal estreia nesta segunda, 28 de março, às 21h30, horário de Brasília. O capítulo deve ficar no ar até às 23h – na segunda-feira, o folhetim será exibido como se fosse um longa-metragem e terá apenas um intervalo comercial, de acordo com o Notícias da TV.
O texto original, de Benedito Ruy Barbosa, foi atualizado pelo neto dele, Bruno Luperi. Porém, voltarão a aparecer na telinha personagens icônicos como Juma, Zé Leôncio, Velho do Rio, Guta e Jove, entre tantos outros.
A Globo escalou novos atores para os papéis, mas alguns atores da primeira versão estarão também neste remake. É o caso de Marcos Palmeira, que viveu o personagem Tadeu em 1990 e agora volta como Zé Leôncio na segunda fase da trama (na primeira, ele será vivido por Renato Góes).
A história principal de "Pantanal" gira em torno de José Leôncio, um fazendeiro filho de Joventino, que ao lado do pai chega naquelas terras após comprar uma fazenda. Na juventude, Leôncio chega a viajar para o Rio, onde se apaixona por Madeleine, com quem tem um filho. A garota filha de família rica, até se muda para o Pantanal com Leôncio, porém não se adapta à vida no meio do nada e retorna à cidade grande.
No meio disso, Leôncio se envolve com Filó, uma prostituta, e tem um filho com ela também, Tadeu. Paralelamente, Joventino some em uma caçada e é dado como morto. "Pantanal" então pula 20 anos no tempo e Jove, filho de Madeleine, resolve ir atrás do pai, Leôncio, que se casou com Filó.
Classificado como afeminado, Jove passa a ser ridicularizado pelos demais peões, contudo se apaixona por Juma Marruá. Pai de Jove e Tadeu, Leôncio é surpreendido ainda pela chegada de José Lucas de Nada, seu outro filho, com uma prostituta. Ao mesmo tempo, o fazendeiro tenta encontrar o Velho do Rio, um espírito que protege a região e é seu próprio pai.
A história abriga ainda outras tramas paralelas como a de Tenório, o marido machista casado com Maria "Bruaca" e pai de Guta. Tenório é o grande vilão da trama e chega, no original, a decepar o órgão genital de Alcides, o peão que se envolve com Maria.
A aposta na caracterização e no figurino é alta e complementar à área de tecnologia, que tem nesta releitura de Pantanal, entre seus principais objetivos trazer realismo à trama, já que a natureza é um dos pontos fortes desta história.
E ainda reforçar a mística que envolve a relação dos personagens e animais, como é o caso do Velho do Rio (Osmar Prado); e de Maria (Juliana Paes) e Juma Marruá (Alanis Guillen). Eles se transformam ou não em bichos? O mistério continua, mesmo após 30 anos. 
A produção diferencia-se, ainda, pela aplicação de tecnologias inovadoras. Um exemplo é o primeiro episódio, que foi produzido em 8K e que terá transmissão em 8K pelo Globoplay, inaugurando a utilização desse formato em novelas. 
Além disso, o primeiro capítulo será transmitido – também pelo Globoplay – em Dolby Atmos, tecnologia de áudio que busca garantir maior nível de imersão ao espectador. 
A iniciativa da transmissão nesta qualidade de imagem abre portas para que a tecnologia seja amplamente utilizada no futuro – à medida que os televisores com capacidade de leitura do 8K passem a ter penetração nos domicílios brasileiros. 
A resolução é uma evolução em relação ao 4K, representando uma qualidade de imagem quatro vezes superior. As siglas indicam a quantidade de pixels disponíveis na tela. Enquanto o 4K apresenta 3.840 x 2.160 pixels, o 8K reúne até 7.680 x 4.320.
Como o primeiro capítulo de ‘Pantanal’ ficará disponível no streaming, a solução se torna atemporal, com potencial de impactar o público a longo prazo. Diferente da versão da Manchete, a Globo irá filmar animais reais e também irão aparecer animais feitos em computação gráfica.
A Globo já liberou o resumo do episódio que marca o início da trama adaptada por Bruno Luperi. A história começa com o protagonista José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) ainda criança. As cenas mostram Joventino (Irandhir Santos), seu pai, o ensinando a ser um peão.
Há uma passagem de tempo. José Leôncio chega ao Pantanal com sua comitiva e Joventino decide ficar e comprar suas terras. Pai e filho caçam juntos marruás para a fazenda, nome dado aos touros que se separam do rebanho e fogem para as matas.
Um deles derruba o peão Anacleto (Romeu Benedicto) e foge. Joventino sai para pegar o marruá fugido e José Leôncio vai atrás do pai. Enquanto isso, Anacleto tenta convencer os peões a se revoltarem contra o patrão.
José Leôncio enlaça o touro, mas seu pai o solta. O pai do protagonista então sai sozinho à caça do touro. Anacleto exige que José Leôncio pague a ele e aos outros peões. Joventino volta com uma boiada de marruás e todos o admiram.

sexta-feira, 25 de março de 2022

FESTIVAL LOLLAPALOOZA

Doja Cat, Pablo Vittar, Strokes e Miley Cirus estarão no Lolla Brasil 2022, que começa hoje
Veja as atrações desse ano, como e onde assistir e os horários dos shows que serão transmitidos 
Um dos maiores festivais do mundo, o Lollapalooza, com vários dias de shows, começa hoje sua edição brasileira. O evento atrai grandes nomes da música nacional e internacional. O Lollapalooza 2022 acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O Grupo Globo divulgou os horários de transmissão do Lollapalooza Brasil 2022, entre outros detalhes. O festival acontece de sexta-feira (25) a domingo (27), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A cobertura abrange não apenas o que acontece nos palcos (pela TV, via Multishow e Bis, e pela internet, via G1 – gratuito – e Globoplay), como também os bastidores no YouTube e site. Conteúdos exclusivos serão produzidos também para plataformas digitais.
O Multishow focará sua transmissão nos palcos 1 (Budweiser) e 2 (Onix), enquanto o Bis priorizará os palcos 3 (Adidas) e 4 (Perry’s by Doritos). Marcos Mion, Didi Wagner, Titi Muller, Dede Teicher, Thais Barja, Xan Ravelli, Guilherme Guedes, Laura Vicente, China e Kenya Sade estão envolvidos para comandar a exibição. A programação completa está disponível abaixo.
Marcos Mion, aliás, também apresentará os melhores momentos de cada dia do festival na TV Globo. A transmissão no canal aberto vai ao ar na sexta, 25, após o ‘Conversa com Bial’; no sábado, 26, na sequência do ‘Altas Horas’; e no domingo, 27, após o ‘Domingo Maior’. No sábado seguinte, dia 02 de abril, a TV Globo transmitirá ainda um especial com os melhores momentos de todo o festival, logo após o ‘Supercine’.

Quem vai no Lollapalooza 2022?
Confira a programação completa do festival, que costuma atrair cerca de 200 mil pessoas por dia e já tem a maioria dos ingressos esgotados.

Sexta-feira – 25 de março
The Strokes
Doja Cat
Pabllo Vittar
Machine Gun Kelly
Alan Walker
Marina
Chris Lake
Jack Harlow
LP
Turnstile
Caribou
The Wombats
Ashnikko
Matuê
070 Shake
Jetlag
VINNE
Jxdn
Beowülf
Detonautas
Edgar
Meca
Barja

Sábado – 26 de março
Miley Cyrus
A$AP Rocky
Alok
A Day To Remember
Alexisonfire
Alessia Cara
Deorro
Emicida
Remi Wolf
Silva
Jão
Boombox Cartel
Chemical Surf
Terno Rei
DJ Marky
Victor Lou
Clarice Falcão
Jup do Bairro
MC Tha
Lamparina
Ashibah
Fatnotronic
WC no Beat and Kevin o Chris + Haikaiss + PK + Felp 22 + MC TH + Hyperanhas

Domingo – 27 de março
Foo Fighters
Martin Garrix
Alesso
Jane’s Addiction
Black Pumas
Kaytranada
IDLES
Kehlani
Goldfish
Gloria Groove
Djonga
Cat Dealers
Rashid
Fresno
Marina Sena
Planta & Raiz
Lagum
Evokings
Fancy Inc
MALIFOO
Menores Atos
FractaLL x Rocksted

Quais shows serão transmitidos
25 de março, sexta-feira
Multishow
Matuê – 14:45 – 15:30
The Wombats – 15:35 – 16:35
Pabllo Vittar – 16:40 – 17:40
Marina – 17:45 – 18:45
Machine Gun Kelly – 18:50 – 20:05
Doja Cat – 20:10 – 21:10
The Strokes – 21:15 – 22:45

Bis
Turnstile – 14:45 – 15:30
VINNE – 15:40 – 16:35
LP – 16:40 – 17:40
070 Shake – 18:00 – 18:45
Caribou – 18:50 – 19:50
Ashnikko – 19:00 – 20:00
Jack Harlow – 21:15 – 22:15
Alan Walker – 21:30 – 22:30

26 de março, sábado
Multishow
Silva – 14:45 – 15:45
Jão – 15:50 – 16:50
Two Feet – 16:55 – 17:55
Emicida – 19:05 – 20:05
A$AP Rocky – 20:10 – 21:25
Miley Cyrus – 21:30 – 23:00

Bis
Jup do Bairro – 14:45 – 15:45
Chemical Surf – 15:15 – 16:15
DJ Marky – 16:30 – 17:30
Remi Wolf – 17:30 – 17:45
Boombox Cartel – 17:45 – 18:45
WC No Beat and Kevin o Chris + Haikaiss + PK + Felp 22 + MC TH + Hyperanhas – 19:00 – 20:00
Alessia Cara – 20:05 – 20:15
Deorro – 20:15 – 21:15
Alok – 21:30 – 22:50

27 de março, domingo
Multishow
Fresno – 14:50 – 15:50
Marina Sena – 15:55 – 16:55
Black Pumas – 17:00 – 18:00
The Libertines – 18:05 – 19:05
Martin Garrix – 19:10 – 20:25
Foo Fighters – 20:30 – 22:30

Bis
Fancy Inc – 15:00 – 15:45
IDLES – 15:55 – 16:55
Goldfish – 17:15 – 18:15
Djonga – 18:05 – 19:05
Kaytranada – 18:30 – 19:30
Gloria Groove – 20:00 – 21:00
Kehlani – 21:00 – 21:25
Alesso – 21:25 – 22:15

quinta-feira, 24 de março de 2022

SOLIDARIEDADE, ARTE E ESPORTE

Com projeto de inclusão digital e arte, BCAD oferece cursos gratuitos de dança contemporânea, balé classico, teatro e karatê
A ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações, com sede no bairro Bela Vista, precisa do apoio de todos para levar cursos de arte, cultura e esporte para jovens em situação de risco

Uma ONG que tira jovens da criminalidade e violência, em áreas de risco na capital cearense. Precisamos falar do BCAD - Bailarinos de Cristo Amor e Doações, que oferece cursos ligados ao esporte, cultura e arte gratuitos e conta com a contribuição de todos para continuar seu trabalho. Com sua sede própria, no bairro da Bela Vista, o BCAD trabalha na construção de uma nova realidade, para que crianças, adolescentes e jovens não parem de sonhar com uma vida mais digna, contudo, muito ainda pode ser feito. 
Promover a Inclusão social de crianças e adolescentes no bairro de Bela Vista, através de diversas atividades gratuitas na perspectiva da construção da cidadania tendo a arte como foco de intervenção integral. Depois de um período fechada, a ONG voltou a funcionar e oferecer cursos. O BCAD utiliza a dança, teatro e canto também como aliados para alertar crianças, adolescentes, familiares e as comunidades do entorno, sobre as vulnerabilidades a que estão expostos, utilizando novas tecnologias de comunicação para a montagem de esquetes de teatro e dança em teatros, praças e escolas públicas da periferia da cidade. Alguns cursos do BCAD estão ainda com inscrições abertas. 
Transformar vidas: é o principal objetivo da diretora do BCAD, Janne Ruth. A instituição Bailarinos de Cristo, Amor e Doações, fundada em 1994, é proponente do FENDAFOR - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que já tem data marcada para acontecer esse ano, em Junho e julho. O BCAD partiu da experiência de trabalho desenvolvido pela Companhia de Dança Jane Ruth, criada em 1985. Instalada no bairro Bela Vista, em Fortaleza, a BCAD beneficiou milhares de crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. Também já foram beneficiados idosos e adultos das 1.100 famílias inscritas no BCAD, através da realização de aulas de alfabetização, de palestras, atividades lúdicas e artesanais, qualificação em corte e costura e outras, entre outras atividades.
“Conheci o BCAD quando tinha 14 anos. A minha tia conheceu o projeto e me inscreveu. Sou morador da Bela Vista e eu sempre me interessei muito por arte”, afirma Alex Silva, bailarino que é uma das revelações do Festival e do BCAD e hoje trabalha com Janne Ruth. "Primeiro espetáculo que fiz se chamava “Milagre”, e logo depois vieram outros como “No Nordeste é Assim”, “Califon”, “Neura”. Minha primeira viagem de avião já foi para a Europa, com “Califon”. Viajei por muitas cidades do Brasil com a BCAD Companhia de Dança como Recife, Natal, Belo Horizonte, Florianópolis, São Luiz, Teresina. No exterior conheci a Espanha, a Suíça, Colômbia”, afirma. “A sensação de pisar em outros palcos e estar mostrando minha arte e o que sei fazer é inexplicável. Acho que todo bailarino tem um sonho de poder levar o nome da sua cidade para outros lugares e isso me deixa muito feliz”, completa Alex. “Além de ser bailarino da Companhia, tenho uma ótima relação com Janne Ruth. Trabalhar com ela, aprender com Janne diariamente, é muito gratificante. O BCAD, de uma certa forma, mudou minha vida. Se hoje o Alex Silva bailarino existe é por conta do BCAD. Sou extremamente grato pela instituição. Se não fosse o BCAD acredito que nada disso aconteceria”, disse.
A Companhia de Dança do BCAD também já foi premiada em vários estados do Brasil e outros países por seus diversos espetáculos. É uma ONG que merece a atenção e o apoio de todos, veículos de comunicação, políticos, governos, sociedade, para continuar e ampliar esse belo trabalho. 
A segunda parte do projeto "A Comunicação aliada a Arte como Instrumento de Inclusão Social", do BCAD, deu início às atividades da ONG esse ano, e oferece cursos gratuitos de inclusão digital, teatro, dança contemporânea, balé clássico e karatê. O projeto é apoiado pelo Comdica - Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, com doações das empresas Marquise e M. Dias Branco, além do apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Mecenas e a Enel Companhia de Energia.
O Grupo Marquise, uma das maiores empresas da construção civil do Ceará, está apoiando a causa da ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações. Em 2018 foi captado o valor de R$ 25.000,00 através do FIA, mas só agora o convênio saiu. O motivo, além das burocracias, foi a pandemia que atrapalhou ainda mais a continuidade dos trabalhos gratuitos que o BCAD realiza.

SERVIÇO
BCAD - Bailarinos de Cristo, Amor e Doações
Sede: Rua Paraná, 3 - Bela Vista
Informações: 85 98948-4420 ( Tânia Fonseca) e 85 98890-7977 (coordenadora de projetos e diretora geral Janne Ruth)

ESPECIAL

Entrega da Medalha da Abolição 2020-2022 acontece nesta sexta
Tom Cavalcante, Cid Gomes e Expedito Seleiro estão entre os agraciados

O Governo do Ceará entrega, nesta sexta-feira (25), no Palácio da Abolição, a Medalha da Abolição 2020-2022 para nove personalidades de áreas diversas de atuação vinculadas ao Estado. A comenda será outorgada pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela. A cerimônia de 2022 possui também caráter retroativo aos dois anos anteriores, em virtude da pandemia da covid-19, celebrando, assim, nove agraciados (as).
A principal honraria do Estado será concedida às seguintes personalidades: Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará e titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Espedito Seleiro (Espedito Veloso de Carvalho), artesão e Mestre da Cultura do Ceará; Tom Cavalcante (Antônio José Rodrigues Cavalcante), humorista, ator, apresentador, radialista e dublador; Maria Nailde Pinheiro Nogueira, desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Capacete Elmo, inovação cearense utilizada no tratamento de pacientes com covid-9; Preto Zezé (Francisco José Pereira de Lima), presidente da Central Única das Favelas, empreendedor, produtor cultural e musical; Amandinha (Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo), jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol e eleita oito vezes a melhor do mundo na modalidade; Cid Ferreira Gomes, senador da República, governador do Ceará por oito anos e ex-ministro da Educação; José Ricardo Montenegro Cavalcante, industrial cearense há 34 anos e presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Serviço
Cerimônia de Entrega da Medalha da Abolição 2020-2022
Data: 25/03/2022 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400, Meireles)
Para convidados

TENDÊNCIA

Como a consultoria de imagem e estilo está lidando com a autoaceitação?
Conheça as dicas da cearense Flanry Carvalho

Essas questões andam permeando debates e posicionamentos, por vezes antagônicos, no campo da imagem e estilo pessoal.
Quem se aceita totalmente o tempo todo? Quem disse que é fácil lidar com a  idade, a percepção da própria imagem e questões internas que afetam o jeito  como nos sentimos e nos vemos? É a partir daí que devemos falar sobre a importância da atuação da consultoria de imagem e estilo diante dessa autoaceitação. A consultora de imagem e estilo, Flanry Carvalho, explica sobre a relevância do trabalho de um consultor diante da autoaceitação.” A consultoria de imagem e estilo tem total importância na autoaceitação de mulheres que precisam se aceitar e elevar a autoestima. A consultoria de imagem fornece uma das ferramentas mais importantes que temos nos dias de hoje, que é o autoconhecimento. Esse acompanhamento profissional leva a pessoa a entender e a trabalhar todo esse sentimento de não saber se aceitar, ajudando a cliente a encontrar a verdadeira essência, em mostrar para o mundo realmente quem ela é”, diz a profissional. Considerar o momento de vida da cliente, seus limites e dificuldades, pode fazer diferença na vida dela.
Aceitar-se plenamente? É uma violentação da minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto: meu coração está espantado”. Essa frase de Clarice Lispector, em Um Sopro de Vida, nos leva a refletir sobre os limites, sempre singulares, da autoaceitação. Será que somos capazes de nos aceitar por completo? Muitos não acreditam nisso. O que vale para tudo na vida, incluindo aí nossa aparência, corpo, imagem pessoal. Será que um dia as mulheres vão deixar de exigir tanto de si mesmas e das outras ao seu redor? É preciso entender que nem tudo depende de força de vontade. Saber encarar os próprios limites é saudável e ajuda a lidar bem com nossa saúde mental.
A autoaceitação lançou luz sobre os questionamentos de modelos estéticos.
Movimentos como body positive atestam isso: mulheres do mundo inteiro, todos   os dias, descobrem que não precisam ter um corpo magro e se ajustarem a  padrões de silhueta. São bonitas, saudáveis e esse gostar de si ajuda a disseminar uma nova cultura de beleza e bem-estar com a aparência. Mas nossa cultura continua imersa no ideal de juventude. A mulher é avaliada pela aparência muito mais do que o homem e envelhecer significa estar exposta a todo tipo de avaliação depreciativa.
Até poucos anos atrás, o tema da idade era tão incômodo que atrizes, artistas, cantoras o evitavam ao máximo. Felizmente esse silêncio sobre envelhecer foi sendo rompido: mulheres consideradas modelos de beleza chegaram aos 50, 60 anos. “Acredito que nos dias de hoje as mulheres estão se cuidando cada vez mais comparado aos anos anteriores, aceitando a sua idade com maturidade, sendo feliz por cada ano vivido. Isso é incrível, não ter medo de ser julgada por está envelhecendo em paz, isso é uma grande conquista. A verdade é que as mulheres estão cada vez mais exaustas com esse questionamento, em que muitos apontam que ter rugas, flacidez e ganhar peso, é não ter mais beleza. Por mais doloroso que seja aceitar os cabelos brancos e todos outros sintomas que a mulher possui na menopausa, elas estão se tornando cada dia mais autoconfiante com a idade e dispostas a conquistarem muitos mais do que já conquistaram”, diz a consultora de imagem e estilo. Mais do que dar dicas de antienvelhecimento ou skinkare, muitas delas passaram a falar sobre  inseguranças, dilemas e dificuldades para lidarem com a passagem do tempo.
Ainda temos uma sociedade gordofóbica, não dá para negar, mas cada vez que uma marca coloca na passarela tops plus size, por exemplo, cai um tijolinho de estereótipo, aos poucos, a mulher gorda começa a integrar o casting de desfiles. ”O movimento da diversidade de belezas vem crescendo e as mulheres vem se tornando cada vez mais emponderadas e independentes. Entretanto, uma outra parte ainda tem dificuldade em se aceitar por conta dos “corpos perfeitos “ que costumamos ver nas redes sociais e que muitas vezes possuem edição e efeitos, sem corresponder com a realidade”, relata Flanry Carvaho. Cada pessoa vai lidando com as quebras de padrões de acordo com seu tempo, por isso o nome transição, que envolve processo, descoberta, ressignificação, novos olhares.
 
Sobre a consultora de imagem e estilo, Flanry Carvalho
Flanry Carvalho é cearense e tem 24 anos. Em 2019, resolveu abrir as portas para o mundo de novas oportunidades e conhecimento, e foi na Alemanha que se formou em Moda, Styling e Shooting pela AMD de Berlin. Não se sentindo satisfeita apenas com a ideia de trabalhar como Styling, decidiu que gostaria de se conectar com pessoas e sentimentos, e de alguma forma interferir positivamente na vida delas. Ajudá-las a encontrarem estilo e autoestima nelas próprias. Ensiná-las a perceberem que é mais do que possível, termos uma imagem de sucesso, tanto no campo pessoal como no profissional. Flanry passou pelo o Curso de Consultoria de Imagem e Estilo, com a Dany Couto, no qual tem como foco principal a “Psicologia positiva no sentir e no vestir”. A consultora é especialista em coloração pessoal pela Studio Immagine, também formada em Consultoria de Imagem, na Alemanha, pela Corporate Color em Dusseldorf. Já teve participação em cursos voltados para a Consultoria de Imagem Avançada e cursos de consultoria de imagem para também atender o público masculino.

LEVEL LIVE MUSIC

Killer Queen, tocando músicas do Queen, participa de show "Gigantes do Rock" ao lado da Caco de Vidro, cover do Pink Floyd
Trazendo o melhor tributo do Queen do Brasil e buscando sempre passar toda a emoção do som da banda britânica, a Killer Queen participa do "Show Gigantes do Rock" neste domingo  (27), ao lado da Caco de Vidro, cover do Pink Floyd. O encontro aconteceu, a partir das 16 horas, no Level Live Music, na Boate Level.
A Killer Queen tem como objetivo transmitir todas as características que dão o clima de show do próprio Queen.
Timbres, alta tecnologia de som, visual e indumentária similar aos integrantes originais e 
muita interatividade com o público fazem o espetáculo ficar completo.
A Killer Queen – Queen Cover é formada por cinco integrantes: Ítalo Arruda (vocal), Davi Lobo
(guitarra, violão e voz), Johnny Rossas (contrabaixo e voz), Felipe Valentim (bateria e voz) e Alexandre Pinheiro (teclados e voz). Cada um traz consigo anos de estudo e amor pela música e em especial à banda britânica.
O repertório abrange todas as épocas e hits como "Love of My Life", "Under Pressure" e "I 
Want to Break Free", “Radio Ga Ga” e músicas da carreira solo de Freddie Mercury readaptada ao Queen, como “I Was Born to Love You”, assim como, futuras canções em parcerias, como será o caso de "How Can I Go On", com Freddie Mercury e Montserrat Caballé e outras que nunca foram executadas ao vivo, como “Innuendo”.

HOLLYWOOD

OSCAR 2022 ACONTECE NO PRÓXIMO DOMINGO, COM TRANSMISSÃO DA GLOBOPLAY E TNT
Saiba onde assistir os filmes indicados; Oscar 2022 retira 8 categorias da transmissão ao vivo; Brasil tem um representante entre os indicados

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março de 2022 e será apresentada pela atriz Tracee Ellis Ross, junto do comediante Leslie Jordan. No entanto, como noticiou o Entertainment Weekly, oito categorias serão entregues aos vencedores antes da transmissão do evento na TV e não serão disponibilizadas ao vivo ao público.
As categorias em questão são: Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Cabelo e Maquiagem, Direção de Arte, Curta-Metragem em Animação e Curta-Metragem em Live-Action.
A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terá apresentação de Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.
O Globoplay vai transmitir com exclusividade no streaming a cerimônia do Oscar 2022. A transmissão será gratuita, para todos os usuários logados, sem necessidade de assinatura.
Desta vez, a equipe de apresentadores e comentaristas terá Maria Beltrão, da GloboNews; Marcelo Adnet; Fábio Porchat, do GNT; e Dira Paes.
Na TV paga, o evento terá transmissão dos canais TNT e TNT Séries.

Veja os destaques do Oscar 2022:
O filme "Ataque dos cães" lidera a lista com doze indicações;

A diretora do filme mais indicado, Jane Campion, se tornou a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção da história do Oscar;

O segundo filme mais indicado foi "Duna", que concorre em dez categorias;
Em terceiro lugar ficaram "Belfast" e "Amor, sublime amor", com sete indicações cada um;

"Flee" se tornou o primeiro filme da história a ser indicado a melhor documentário, melhor filme internacional e melhor animação no mesmo ano;

Beyoncé e Billie Eilish estão entre as intérpretes das concorrentes ao Oscar de Canção Original;

O brasileiro Pedro Kos foi indicado com o documentário de curta metragem "Onde Eu Moro".


ONDE ASSISTIR OS FILMES INDICADOS AO OSCAR 2022

Melhor Filme
“Belfast” (nos cinemas)
“Ataque dos Cães” (Netflix)
“King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
“Licorice Pizza” (nos cinemas)
“Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)
“CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
“Não Olhe Para Cima” (Netflix)
“Amor, Sublime Amor” (Disney Plus)
“Drive My Car” (Cinema do Dragão)
“O Beco do Pesadelo” (Star Plus)

Melhor Ator
Will Smith — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
Benedict Cumberbatch — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Andrew Garfield — “Tick, Tick… Boom!” (Netflix)
Denzel Washington — “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus)
Javier Bardem — “Being the Ricardos” (Prime Video)

Melhor Atriz
Nicole Kidman — “Being the Ricardos” (Prime Video)
Jessica Chastain — “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia)
Olivia Colman — “A Filha Perdida” (Netflix)
Penélope Cruz — “Mães Paralelas” (Netflix)
Kristen Stewart — “Spencer” (Globoplay para alugar)

Melhor Direção
Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas)
Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas)
Ryûsuke Hamaguchi — “Drive My Car” (sem previsão de estreia)
Steven Spielberg — “Amor, Sublime Amor” (Disney Plus)

Melhor Ator Coadjuvante
Kodi Smit-McPhee — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Troy Kotsur — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
Ciarán Hinds — “Belfast” (nos cinemas em 10/03)
J.K. Simmons — “Being the Ricardos” (Prime Video)
Jesse Plemons — “Ataque dos Cães” (Netflix)

Melhor Atriz Coadjuvante
Ariana DeBose — “Amor, Sublime Amor” (nos cinemas)
Kirsten Dunst — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Aunjanue Ellis — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
Judi Dench — “Belfast” (nos cinemas)
Jessie Buckley — “A Filha Perdida” (Netflix)

Melhor Roteiro Adaptado
Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Sian Heder — “CODA – No Ritmo do Coração” (Prime Video, Google Play, Apple TV Plus, Looke)
Maggie Gyllenhaal — “A Filha Perdida” (Netflix)
Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe — “Drive My Car” (Cinema do Dragão)
Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth — “Duna” (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)

Melhor Roteiro Original
Kenneth Branagh — “Belfast” (nos cinemas)
Adam McKay — “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (nos cinemas)
Zach Baylin — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
Eskil Vogt e Joachim Trier — “A Pior Pessoa do Mundo” (sem previsão de estreia)

Melhor Animação
“Encanto” (Disney Plus)
“Os Mitchell contra as Máquinas” (Netflix, Google Play, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes)
“Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
“Luca” (Disney Plus)
“Raya e o Último Dragão” (Disney Plus)

"MORBIUS" ESTREIA DIA 31 DE MARÇO NOS CINEMAS

Jared Leto explica o que o fez aceitar o papel do doutor Michael Morbius
Um dos personagens mais fascinantes da Marvel chega às telas. O vencedor do Oscar® Jared Leto se transforma no enigmático anti-herói, Michael Morbius. Com uma rara doença no sangue, e determinado a salvar outras pessoas com esse mesmo destino, Dr. Morbius tenta uma aposta extrema. O que antes parecia um grande sucesso se revelou como uma solução pior que a doença. 
“Morbius”, filme do enigmático anti-herói da Marvel, chega aos cinemas dia 31 de março. Estrelando  Doutor Michael Morbius, o vencedor do Oscar de Melhor Ator Jared Leto conta o que o levou a aceitar o personagem: “Eu me sinto atraído por papéis onde há uma oportunidade de transformação – transformação física, mas também mental, emocional, qualquer coisa”, conta.  
A direção é de Daniel Espinosa (“Vida”) e o roteiro é de Matt Sazama e Burk Sharpless. O elenco é composto por Jared Leto, Matt Smith, Adria Arjona, Jared Harris, Al Madrigal e Tyrese Gibson.  


CINEMA DE ARTE

Cinema do Dragão exibe filme que premiou o japonês Kiyoshi Kurosawa como melhor diretor no Festival de Cinema de Veneza a partir desta quinta (24)

Além da estreia de 'A Mulher de um Espião', seguem em cartaz o indicado ao Oscar 'Drive my Car' e o premiado 'A Mulher que Fugiu'

     O Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz, na sua 399ª cine-semana, a partir desta quinta-feira (24), a estreia de 'A Mulher de um Espião', novo filme do premiado diretor japonês Kiyoshi Kurosawa. Em uma semana com destaque para o cinema asiático, a programação mantém em cartaz o indicado ao Oscar 2022 'Drive My Car', de Ryusuke Hamagughi, e 'A Mulher que Fugiu', de Hong Sang-soo, ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim 2020. Os ingressos custam R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria física do Cinema e no site Ingresso.Com (www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

     O acesso à programação presencial do Cinema do Dragão permanece condicionado à apresentação do passaporte sanitário completo para maiores de 12 anos e de documento de identificação com foto, além do uso de máscara, cuidados alinhados aos protocolos de biossegurança orientados pelo Governo do Ceará, por meio do decreto estadual em vigência.

Estreia presencial

Com seu novo filme, Kiyoshi Kurosawa venceu o Leão de Prata de melhor diretor no Festival de Cinema de Veneza de 2020. Em 'A Mulher de um Espião', o diretor japonês, em geral mais conhecido por narrativas de terror, aborda os horrores da guerra em um  thriller romântico e épico. O filme começa na noite anterior ao início da Segunda Guerra Mundial, em uma cidade na zona rural do Japão e narra a jornada do comerciante local, Yusaku Fukuhara, e da sua esposa, Satoko. Diante de desconfianças e das turbulências do período, Yusaku e Satoko conseguirão seguir fiéis ao seu amor e aos sonhos de um futuro juntos? Esta é a pergunta que o thriller convida os espectadores a acompanharem. O filme está sendo distribuído no Brasil pela Zeta Filmes.

Acessibilidade

     O Cinema do Dragão dispõe do recurso "Cine Assista", uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de LIBRAS, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.

Sessões virtuais

     Na sala da plataforma Cinema Virtual, o Cinema do Dragão apresenta, também a partir de quinta (24),  'Hudson - Os Altos e Baixos da Vida', de Sean Daniel Cunningham, e 'Encontros e Desencantos', de Fanni Metelius. 

     'Hudson - Os Altos e Baixos da Vida' é uma comédia dramática norte-americana vencedora de 10 prêmios internacionais, que conta a história de um homem recluso e tímido que parte em uma jornada transformadora com seu primo após a morte de sua mãe. 

     Já 'Encontros e Desencantos' é um drama sueco que traz uma visão moderna sobre relacionamento, intimidade e sexualidade. Bem avaliado pela crítica, o longa é escrito, dirigido e atuado por Fanni Metelius, ascendente estrela do cinema da Suécia, premiada no Riviera International Film Festival. 

      Também estão disponíveis no Cinema Virtual 'Amor Proibido', 'Um Jantar Quase Perfeito', 'O Tempero da Vida', 'Noite Sombria', 'Uma Chance para o Sucesso', 'Efeitos Colaterais de um Casamento', 'A Verdade Sobre o Caso Deventer', 'A Pequena Indomável' e 'O Pintor de Sonhos'. Os títulos 'O Jogo Místico', 'Na Linha de Frente', 'Entre Irmãos' e 'A Bravura de Molly' estão em sua última semana de cartaz, com o preço promocional de apenas R$ 19,90.

     Para assistir aos filmes, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas em até três dispositivos.


PROGRAMAÇÃO

Sala Física

A MULHER DE UM ESPIÃO (Japão - 2020) - Estreia
Direção: Kiyoshi Kurosawa // 115 minutos // DCP 2K // 14 anos // Zeta Filmes
Sinopse: O ano é 1940 em Kobe, a noite anterior ao início da Segunda Guerra Mundial. O comerciante local, Yusaku Fukuhara, sente que as coisas estão caminhando em uma direção perturbadora. Ele deixa sua esposa Satoko para trás e viaja para a Manchúria. Lá, ele coincidentemente testemunhou um ato bárbaro e está determinado a trazê-lo à luz. Enquanto isso, Satoko é procurada por seu amigo de infância e policial militar, Taiji Tsumori. Ele diz a ela que uma mulher que seu marido trouxe da Manchúria morreu. Satoko é dilacerado pelo ciúme e confronta Yusaku. Mas quando ela descobre as verdadeiras intenções de Yusaku, ela faz o impensável para garantir sua segurança e felicidade. Passado em uma época turbulenta e dilacerada pela guerra, que destino poderia esperar Satoko e Yusaku? Um thriller romântico dirigido pelo gênio Kiyoshi Kurosawa.
24/03: 19h30
25/03: 19h30
26/03: 19h30
27/03: 19h30
29/03: 19h30
30/03: 19h30

DRIVE MY CAR (Japão - 2021) - 2ª Semana
Direção: Ruysuke Hamaguchi // 179 minutos / DCP 2K // 18 anos // Mubi + O2 pictures
Sinopse: Em Drive My Car, adaptado de um conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima). Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas perguntas sem respostas de seu relacionamento com ela e arrependimento de nunca conseguir compreendê-la completamente. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900. Lá, ele conhece e tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem chauffeur, com quem tem que deixar o carro. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.
24/03: 16h10
25/03: 16h10
26/03: 16h10
27/03: 16h10
29/03: 16h10
30/03: 16h10

A MULHER QUE FUGIU (Coreia do Sul - 2021) - 3ª Semana
Direção: Hong Sang-soo // 77 minutos // DCP 2K // 10 anos // Pandora Filmes
Sinopse: Enquanto o marido está em viagem de negócios, Gamhee (Min-hee Kim) encontra três amigas nos arredores de Seul. Elas mantêm uma conversa amigável, como sempre, mas existem diferentes correntes fluindo independentemente uma da outra, acima e abaixo da superfície.
24/03: 14h30
25/03: 14h30
26/03: 14h30
27/03: 14h30
29/03: 14h30
30/03: 14h30

Estreias da Sala Virtual

Consulte o menu completo em Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br)

EM BREVE

PAJEÚ (de Pedro Diógenes) - 31/03

Serviço: Programação #399 do Cinema do Dragão
Período: De 24 a 30 de março de 2022
Ingressos para a sala 2 do Cinema do Dragão: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), à venda na Bilheteria do Cinema do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa.
Ingressos para a sala do Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual: a partir de 19,90 no site www.cinemavirtual.com.br. O acesso pode ser feito em até 72 horas e compartilhado simultaneamente em até 3 dispositivos. Menu de filmes também disponível para assinantes da plataforma NOW.

ESTREIA DE HOJE NOS CINEMAS

"AMBULÂNCIA: UM DIA DE CRIME" ESTREIA HOJE (24) NO UCI CINEMAS E OUTRAS SALAS DE TODO O BRASIL

Longa do diretor e produtor Michael Bay é estrelado por Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Mateen II e Eiza González

Ambulância: Um Dia de Crime, novo thriller alucinante do diretor e produtor Michael Bay estreia nos cinemas brasileiros hoje, 24 de março. O longa conta a história do condecorado veterano Will Sharp (Yahya Abdul-Mateen II, vencedor do Emmy, “A Lenda de Candyman”, “Matrix Resurrections”), que, desesperado por dinheiro para pagar as contas médicas do tratamento de sua esposa, pede ajuda à única pessoa a quem ele jamais deveria ter recorrido - seu irmão adotivo Danny (Jake Gyllenhaal, indicado ao Oscar, “Zodíaco”, “Homem-Aranha: Longe de Casa”).

Para se preparar para seu papel no longa, Eiza González contou com a colaboração da enfermeira e paramédica consultora Dannie Wurtz, que não apenas treinou González sobre a precisão e os detalhes do atendimento a um paciente crítico em uma ambulância em movimento, mas também inspirou González com sua paixão e compromisso. “Ela manteve essa faísca e esse amor pelo que faz. Isso trouxe muito para Cam e realmente me ajudou a moldá-la como personagem”, conta Eiza González.

Buscando conectar o longa com a realidade local, a Universal Pictures promoveu uma sessão de pré-estreia fechada de Ambulância: Um Dia de Crime para convidados e equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências). Mais de 50 profissionais assistiram ao longa em primeira mão e saíram emocionados da sessão.

Ambulância: Um Dia de Crime estreia hoje nos cinemas brasileiros. Para mais informações sobre a programação do filme, consulte os cinemas de sua cidade.

Link para o trailer:  

https://www.youtube.com/watch?v=6Y7TTeV08zk

Sobre o filme:

Em um único dia nas ruas de Los Angeles, três vidas vão mudar para sempre.

O condecorado veterano Will Sharp desesperado por dinheiro para pagar as contas médicas do tratamento de sua esposa, pede ajuda à única pessoa a quem ele jamais deveria ter recorrido - seu irmão adotivo Danny. Um criminoso carismático, Danny faz uma contraproposta a Will - participar do participar do maior assalto a banco na história de Los Angeles: US$ 32 milhões. Com a vida da esposa em jogo, Will não pode dizer não.

Mas quando tudo dá errado na fuga, os irmãos, desesperados, sequestram uma ambulância com um policial ferido lutando para continuar respirando e a eficiente socorrista Cam Thompson (Eiza González, de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw, Em Ritmo de Fuga) a bordo. Em uma perseguição policial a toda velocidade e que nunca para, Will e Danny precisam escapar, manter seus reféns vivos e, de alguma forma, tentar não se matarem – ao mesmo tempo em que executam a fuga mais insana que Los Angeles já viu.

Ambulância: Um Dia de Crime é produzido por Michael Bay e Bradley J. Fischer (Zodíaco, Ilha do Medo), da New Republic Pictures; James Vanderbilt (Zodíaco, Pânico 5) e William Sherak (Casamento Sangrento, Pânico), do Projeto X; e o indicado ao Oscar, Ian Bryce (franquia Transformers, O Resgate do Soldado Ryan).

O roteiro é de Chris Fedak (séries Prodigal Son, Chuck), baseado na história original e no roteiro do thriller dinamarquês Ambulancen, de 2005, de Laurits Munch-Petersen e Lars Andreas Pedersen.

CINEMA DE GRAÇA

Circuito Popular de Cinema aproxima a sétima arte da população do interior do Ceará

Com sessões ao ar livre, o circuito conta com seis filmes brasileiros, dentre eles, os premiados longas-metragens “Pacarrete” de Allan Deberton e “O Outro lado do paraíso" (foto) de André Ristum

Moradores de oito cidades do interior do Ceará terão uma mostra de cinema bem próxima de suas casas. De 26 de março a 21 de abril, a Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) vai transformar praças em uma grande sala de cinema ao ar livre, através do projeto Circuito Popular de Cinema - Edição Nordeste Ceará. A programação acontecerá em Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). A realização do Circuito no Ceará é viabilizada por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará). O acesso é gratuito e livre para todas as idades.

Em cada cidade, a sessão terá início às 19h e a exibição será de seis filmes brasileiros. A programação conta com três produções do Ceará. São dois curtas-metragens “Fluxos” e “Maria da Glória”, do cineasta Diego Akel e o longa-metragem premiado “Pacarrete”, de Allan Deberton, vencedor em várias categorias, dentre elas a de Melhor Filme, no 47º Festival de Cinema de Gramado e no 12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2019.

Há também produções do Sudeste e Centro-Oeste do país. O público vai conferir os curtas-metragens “Meu nome é Maalum” e “Tainá e a Chuva”, da cineasta Luísa Copetti, do Rio de Janeiro. E mais, “O outro lado do paraíso", longa-metragem do cineasta André Ristum, do Distrito Federal, premiado no circuito de festivais nacionais e internacionais, entre os quais, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), Festival de Cinema de Gramado (2014); Festival Latino-Americano de Trieste (Itália, 2014) e Festival Latino-Americano da Catalunha (Barcelona, Espanha, 2014).

Circuito Popular de Cinema - Edição Nordeste Ceará tem a intenção de aproximar os moradores de cidades do interior da ampla, rica e diversificada produção cinematográfica brasileira, com sessões que ampliarão as experiências de crianças, jovens, adultos e idosos com o cinema. Ele se insere dentro de uma política de democratização e acesso aos conteúdos audiovisuais. “Por mais que seja uma linguagem hoje presente no YouTube, em várias ferramentas acessíveis, a arte cinematográfica ainda é muito restrita”, diz Mardônio Barros, coordenador do Circuito no Ceará, que destaca, entre as vantagens desta iniciativa, a aproximação da experiência do cinema de maneira lúdica e esteticamente interessante.  

Para o Deputado José Airton (PT), que viabilizou a realização do projeto no Estado por meio de Emenda Parlamentar individual, iniciativas como esta são extremamente necessárias para a formação do cidadão brasileiro. “A cultura, em todas as suas linguagens, é fundamental para o crescimento de uma sociedade. O circuito tem esse papel de promover a cultura, de levar produções nacionais para a população de cidades que em sua maioria não tem sala de cinema”, comenta. 

Circuito Popular de Cinema - Edição Nordeste Ceará é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Prefeitura de Campos Sales, Prefeitura de Jaguaruana, Prefeitura de Icapuí, Prefeitura de Ipaumirim, Prefeitura de Apuiarés, Prefeitura de Salitre, Prefeitura de Santana do Cariri e Prefeitura de Maracanaú.

PROGRAMAÇÃO NAS CIDADES

1º DIA:

Meu nome é Maalum (curta-metragem)

Fluxos (curta-metragem)

Pacarrete (longa-metragem)

2º DIA:

Tainá e a Chuva (curta-metragem)

Maria da Glória (curta-metragem)

O outro lado do paraíso (longa-metragem)


SINOPSE DOS FILMES

MEU NOME É MAALUM

Diretora: Luísa Copetti. Duração: 8 min. RJ/Brasil, 2021, Livre

Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasceu e cresceu em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Quando ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê, com a ajuda da sua família descobre o significado e a tristeza se transforma em orgulho da sua ancestralidade.

Elenco (vozes): Layza Griot, Flavio Bauraqui e Roberta Rodrigues

 

FLUXOS

Diretor: Diego Akel. Duração: 2min. CE/Brasil, 2014, Livre

Sinopse: Um ensaio sobre os fluxos constantes da vida, um autorretrato do seu próprio processo, um improviso sobre Bach, uma investigação em massa de modelar.

Música: "Gigue" (Partita 3 - 7 - BWV 827), por Johann Sebastian Bach, interpretada por Gianluca Luisi.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=5N6B7a__7vc 

 

PACARRETE
Diretor: Allan Deberton. Duração: 97 min. CE/Brasil, 2019, Livre

Sinopse: Uma bailarina incomum vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa.

Elenco: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel, Samya de Lavor, Débora Ingrid, Edneia Tutti Quinto e Rodger Rogério.

Trailer: https://vimeo.com/330310499/721b6b494d


TAINÁ E A CHUVA

Diretora:  Luísa Copetti. Duração: 6 min. RJ/Brasil, 2021, Livre

Sinopse: Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Mas hoje está chovendo e os animais estão todos recolhidos.

Elenco (vozes): Alice Crisci, Caio Guarnieri, Yuri Chesman e Laura Chasseraux


MARIA DA GLÓRIA

Diretor: Diego Akel. Duração: 2 min. CE/Brasil, 2012, Livre

Sinopse: Uma visão gráfica da Alameda Maria da Glória, na cidade de Fortaleza.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=fuNOT5gctRs


O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Diretor: André Ristum. Duração: 101 min. DF/Brasil, 2014, Livre

Sinopse: Nando, 12 anos, narra as aventuras do pai, Antônio, um idealista sonhador que sai do interior de Minas para Brasília, a recém-inaugurada capital do Brasil, ainda com obras em andamento. Embalado pela agitação política do período e pelas reformas prometidas pelo então presidente João Goulart, Antônio se depara com a militância política e a agitação dos trabalhadores. Nando começa uma nova vida, novos amigos e uma nova paixão. Chega o golpe militar. Os sonhos se tornam pesadelo.

Elenco: Eduardo Moscovis, Davi Galdeano, Simone Iliescu, Camila Márdila, Jonas Bloch.

Trailer:  https://vimeo.com/180230381 


SERVIÇO

Circuito Popular de Cinema - Edição Nordeste Ceará: Exibição de seis filmes brasileiros, sempre às 19h, em praça de Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). Informações: https://aacic.com.br. Redes Sociais: @amigoscult

FESTIVAL DE TEATRO

Mostra CPBT: Quarta edição acontece de 30 de março a 2 de abril, no Palco Principal do Theatro José de Alencar
A programação, sempre com duas sessões diárias, reúne exibição do filme “Entrelace” e apresentação dos espetáculos “Co.VIL” (foto), “Maréa” e “Toró”
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe nos dias 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril, no Palco Principal, a quarta edição da Mostra CPBT, realizada pelo Curso Princípios Básicos de Teatro. Com duas sessões diárias - às 16h e 19h - os ingressos estarão à venda na bilheteria, na hora, a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e alunos do CPBT).
Na abertura, haverá a exibição do filme “Entrelace”, conclusão das turmas 2020-2021 do CPBT, com direção conjunta dos três professores. Para a realização do mesmo, as turmas - por conta da pandemia - foram unificadas a partir de uma proposta temática que teve como objetivo estabelecer um elo estético e poético entre os três turnos, construindo elementos dramatúrgicos que deram forma e verossimilhança aos roteiros que foram propostos e elaborados pelos alunos, com mediação dos professores e profissionais convidados.
Na sequência da programação, a IV Mostra CPBT terá como destaques a apresentação presencial das montagens dos alunos do ano de 2019. São elas: “Co.VIL” (Turma Manhã - professora Juliana Veras), “Maréa” (Turma Tarde - professor Joca Andrade) e “Toró” (Turma Noite - professora Neidinha Castelo Branco). Saiba mais sobre as produções:

Sinopse do filme
Composto de nove histórias, “Entrelace” revela em sua poética situações em que as personagens vêem suas vidas alteradas abruptamente mediante o contexto de pandemia. Não bastasse a luta diária pela sobrevivência, eis que a presença indiscreta da morte passa a ser um desafio assustador. O medo do invisível perigo viral enclausurou as personagens, o que as fez refletir e tomar decisões revelando aspectos de suas personalidades até então veladas. Classificação: 14 anos

Sinopse dos espetáculos
Co.VIL - Em um bairro periférico de uma cidade apocalíptica, a vida e a esperança resistem. O lugar serve como descarga para o lixo proveniente do bairro central: uma bolha artificial de riqueza e consumo em meio a um mar de lixo e miséria. Ali, na sua sala de jantar, uma família celebra o natal. Classificação: 14 anos

Maréa - O que fazer quando uma família só tem uma manga para comer? À beira de um rio, uma comunidade centenária está ameaçada de ser expulsa de suas terras. Poderosos da mídia com seus discursos atraentes decidem higienizar o local.  O que une a comunidade ribeirinha é a sua resistência e o respeito à natureza, transmitido de geração em geração pelo mito de Maréa, protetora de todos os seres. Classificação: 12 anos

Toró - Quando as sábias de uma cidade desaparecem, a chuva abandona os céus. O rio, que antes atravessava a região, perde seu curso e morre. A seca traz consigo a inusitada proposta da instalação de um grande monumento na cidade, que promete trazer a água de volta por meio de um sacrifício que coloca em questão os valores da comunidade. Incansavelmente levados a uma desertificação de si, como é possível lembrar que esses moradores também são correnteza? Toró, assim, é uma alegoria da luta pela sobrevivência da ancestralidade, do poder do coletivo e da relação íntima com a natureza frente aos mecanismos de controle promovidos por forças que atuam contra as vidas que não convêm. Classificação: 12 anos

Sobre o CPBT
Criado em 1991, o Curso Princípios Básicos de Teatro é realizado pelo TJA em parceria com a Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação do Ceará. Completou, agora em 2021, 30 anos ininterruptos de atividades gratuitas, visando acolher jovens e adultos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais. Ao longo desses anos, recebeu mais de 9 mil alunos e revelou talentos de renome nacional e local, montou cerca de 65 espetáculos de conclusão e formou mais de 1.200 estudantes, sendo considerado o mais importante curso de Iniciação Teatral de Fortaleza e do Ceará.

SERVIÇO
IV Mostra CPBT - Montagens 2019
Quando: de 30 de março a 2 de abril, em duas sessões: 16h e 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Ingressos (no dia): R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e alunos do CPBT)
Outras info: (85) 3101-2583 / 3101-2586
* Obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (três doses para pessoas com 18 anos ou mais), acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto

PROGRAMAÇÃO
• 30/03 (qua): exibição do filme “Entrelace”
• 31/03 (qui): apresentação do espetáculo “Co.VIL”
• 1º/04 (sex): apresentação do espetáculo “Maréa”
• 2/04 (sab): apresentação do espetáculo “Toró”
Obs: após a primeira sessão, haverá bate-papo com a equipe de cada espetáculo