terça-feira, 25 de abril de 2017

EXPOSIÇÃO 2

"DALÍ: A DIVINA COMÉDIA" APRESENTA GRAVURAS DO MESTRE DO SURREALISMO NA CAIXA CULTURAL

As 100 gravuras expostas representam o diálogo entre as artes visuais de Salvador Dalí e a obra literária de Dante Alighieri 

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 26 de abril a 02 de julho de 2017, a exposição Dalí: A Divina Comédia, que reúne 100 gravuras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, pertencentes a uma coleção privada da Espanha. As obras foram produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, sob encomenda do governo italiano para ilustrar uma edição comemorativa aos 700 anos de nascimento de Dante Alighieri (1265-1321). A abertura será no dia 25/04, às 19h. No dia 26, às 15h, haverá uma visita guiada com o artista plástico Roberto Galvão.

Pintor, escultor e gravurista, o catalão Salvador Dalí (1904-1989) alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizzarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Realizou obras para grandes clássicos da literatura ocidental, com destaque para a série em aquarela onde expõe sua visão sobre a alegoria poética A Divina Comédia, de Alighieri, sendo esta uma de suas criações mais apreciadas.

As imagens ilustram cada canto do poema épico de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

Alguns conjuntos desta obra de 100 gravuras de Dalí foram impressos com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último. Os trabalhos foram apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o "Inferno", em 1962, o "Purgatório" e, em 1964, o "Paraíso".

Para Dante, homem-síntese da Idade Média, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade, que só em Deus se encontravam. Sua obra poética é uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida. Mas esta teria sido escrita na época para reformar moralmente o mundo, que o poeta via imerso em situação pecaminosa; para despertar nos homens a consciência da redenção.

Serviço:

ExposiçãoDalí: A Divina Comédia
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 26 de abril a 02 de julho de 2017 (abertura no dia 25/04, às 19h, para imprensa e convidados)
Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Serviço de manobrista gratuito no dia da abertura

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Nenhum comentário: