terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Primeira ação de 2025 do projeto Estouro Cultural promove aulão de dança de rua na Praça do Ferreira

A programação que marca a preparação para o Carnaval oferece dança, música e feira livre

Na quinta-feira (27/02), o projeto Estouro Cultural dá início à sua programação de 2025 com um aulão de House Dance na Praça do Ferreira, ministrado por Loly Pop, professor, dançarino e coreógrafo da Cultura Urbana.
Após a apresentação, haverá um MIC ABERTO para o público da praça. Durante o evento, também ocorrerá a Feira ArtLivre, com artesãos em processo de superação de rua. A programação começa às 15h, na entrada do Cineteatro São Luiz, com entrada gratuita.
O Estouro Cultural, projeto de cidadania cultural em parceria com o IDM (Instituto Dragão do Mar), capitaneado pelo Cineteatro São Luiz, segue ampliando sua atuação e já se espalhou por diversos espaços públicos. “É um projeto que já está bem consolidado, mas temos a ideia de ampliar as ações para chegar em mais espaços, mais pessoas e mais parceiros. Para 2025, a gente tem essa proposta de ramificar as ações, instigar os parceiros para se envolverem nessa ideia de participação popular, que é a ideia principal do Estouro Cultural”, explica Diego Parente, gerente de produção do Cineteatro São Luiz.
Movimentos fluidos e energéticos que seguem as batidas da música são as principais características da “House Dance”, uma dança de rua social. Loly Pop, que é especialista neste estilo de dança, também é criador do acessório para ensino em danças, “Step Pop - Tapete de Dança”. O projeto, que contemplará a primeira atividade do Estouro do ano, acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 15h, com um grande aulão de dança. “A gente vai envolver todo mundo que está aqui na Praça do Ferreira, transformando a praça em uma grande sala de aula de dança, feita de maneira coletiva. Vai ser bem divertido”, afirma Parente.
O aulão gratuito tem como objetivo desenvolver uma metodologia autoral aplicada à dança house, abordando conteúdos teórico-práticos que abrangem aspectos técnicos, estéticos, sociais, musicais e corporais da cultura house.
Já a Feira ArtLivre acontecerá durante a ação, com a comercialização de itens feitos por artesãos em superação de rua. A Feira visa não apenas proporcionar uma fonte de renda aos beneficiários, mas também fortalecer a reintegração social e profissional dos participantes.

Projeto Estouro Cultural
O Estouro Cultural promove ações socioculturais e intersetoriais, envolvendo instituições, políticas públicas, entidades e coletivos diversos, voltados para pessoas em situação e superação de rua em Fortaleza. 
O nome do projeto estabelece um forte vínculo com o movimento das pessoas em situação de rua. O termo “estouro” é utilizado para anunciar a chegada de doações nas praças, sendo entoado para chamar a atenção das pessoas para a disponibilidade dos itens doados.
A escolha do nome “Estouro Cultural” foi realizada com a participação ativa da população em situação de rua e das entidades parceiras. O nome representa não apenas a cultura de doação e solidariedade nas praças, mas também o compromisso do projeto com a inclusão e o empoderamento das pessoas que circulam nesses espaços.
O projeto é uma parceria do Cineteatro São Luiz com o Instituto Dragão do Mar, Centro Pop (Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Ponte de Encontro (Funci - Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Movimento Nacional da População em situação de rua (MNPR), Casa da Sopa, Escola Mandacaru, Instituto Juventude e Inovação, O Pequeno Nazareno; Centro de Referência sobre Drogas, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Prefeitura), Rede Cuca, SESC Ceará, Grupo Amor, Consultório de Rua e Pastoral do Povo da Rua.

SERVIÇO:
Estouro Cultural com Loly Pop, Mic Aberto, Feira ArtLivre
Entrada: Gratuita  | Classificação: Livre 
Local: Praça do Ferreira, na calçada do Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Data: 27/02, às 15h

Nenhum comentário: